SóProvas


ID
2288659
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Leia o texto abaixo para responder à questão.

A competência do escritor 

    O grande ficcionista russo Anton Tchékhov tinha posições bastante maduras sobre a função essencial de um escritor. Numa das cartas que escreveu a um amigo, dizia, em síntese, que, ao exigirmos do artista uma atitude consciente em relação ao seu trabalho, costumamos confundir dois conceitos: a solução do problema de que ele trata e a colocação correta desse problema, pela qual se esclarecem quais são as questões nele implicadas. Apenas o segundo conceito é obrigatório para o artista. Há nisso alguma semelhança com o julgamento de um tribunal: as partes envolvidas devem colocar as questões corretamente, e que os jurados resolvam, cada um à sua maneira.

    O grande escritor russo formula aqui uma proposição cuja prática exemplar representa-se, entre nós, na obra madura de Machado de Assis. Também este parece adotar a tese de que mais vale formular bem uma questão do que tentar de qualquer modo sua solução. Quem lê os contos e romances maduros de Machado de Assis fica com a sensação de que cabe a ele, como leitor, o juízo de valor final a ser aplicado à forma de pensar e de agir das personagens.

(Juracy Colombo, inédito)

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

    A - Um ponto comum, DE QUE/ DO QUAL fica difícil discordar, entre os dois escritores referidos, são as confluências entre seus modos de avaliar, um problema, a partir de sua mais imediata solução. ( Quem discorda discorda de alguma coisa)

     

    C - Muitos leitores acreditam QUE o importante num escritor é esclarecer suas questões, de vez que a função que lhes cabe é criar uma obra na qual possamos todos reconhecer os problemas e neles se espelhar. ( Quem acredita , acredita em algo e não DE algo)

     

    D - O amigo a quem Tchékhov enviou a carta recebeu com ela uma lição: de que os escritores têm uma função que não pode ser relegada, ou seja, divisar um problema que não pretendem solucionar.  ( Diante da maioria dos pronomes não há crase)

     

    E -  O autor do texto avalia que na obra de Machado de Assis, a exemplo do que ocorre com Tchékhov, o leitor fica pretendido como um parceiro CUJA colaboração no deslindamento de tudo é imprescindível . (Não precisa da preposição De , obrigado colega Alessandra)

     

    Algumas considerações sobre o pronome relativo cujo, cuja, cujos e cujas:

    1. O pronome relativo virá entre substantivos; (sempre que houver um verbo , este repulsará o seu uso)

    2. Transmite a ideia de POSSE;

    3. Não admite ARTIGO (antes e depois);

    4. Concorda com o TERMO POSTERIOR; (Ex: tornaram-se célebres alguns artistas, de cujo nome todos se lembram)

    5. É INSUBSTITUÍVEL.

  • Alternativa "e" tem erro de ortografia na palavra imprecindível. O correto é imprescindível.

  • valeu cassi

     

  • b) As obras retratam a questão problemática = a questão problemática é retratada nas obras => "... caberia a operação, promovida nas obras desses autores, de bem reconhecer e julgar a questão problemática nelas retratada"

  • "Cassi" foi ótimo kkkkkkkkkkkkk.

  • Na minha visão a resposta B está correta pelo seguinte fato:

    Quando os sujeitos estiverem ligados pelas séries correlativas (tanto... como/ assim... como/ não só... mas também etc.) – o que comumente ocorre é o verbo ir para o plural, embora o singular seja aceitável se os núcleos estiverem no singular.

    Exemplos:

    Tanto Erundina quanto Collor perderam as eleições municipais em São Paulo.

    Tanto Erundina quanto Collor perdeu as eleições municipais em São Paulo.

  • Explicação da letra "b"

    "Não só ..... mas também"; "Tanto ...... quanto"; "Não só ..... como"

    = verbo no plural ou concordando com o núcleo mais próximo.
    Exemplo:
    Tanto João como Antônio participarm / participou do evento.

  •  A LETRA B ESTA CORRETA POR CAUSA DA REGENCIA DO VERBO CABER

  • Cassiano Messias tem sido o mito nos comentários. "É NÓIX"

  • Segundo minha opinião esta questão deveria ser anulada, segundo a pag. 378, III) Aparecem entre os sujeitos as palavras COMO, MENOS, INCLUSIVE, EXCETO ou as expressões BEM COMO, ASSIM COMO, TANTO QUANTO ou equivalentes= verbo concorda com o primeiro elemento. (Luiz Antonio Sacconi, Nossa Gramatica, Teoria e Pratica). Como na alternativa B o sujeito da frase é OS LEITORES, o verbo da frase deveria estar no plural CABERIAM.  Portanto esta questão está sem resposta.

  •  

    A)Um ponto comum, de que fica difícil discordar, entre os dois escritores referidos, são as confluências entre seus modos de avaliar(a vírgula que aqui estava separaria o verbo do od) um problema, a partir de sua mais imediata solução.

     

     

    B)Tanto aos leitores de Tchékhov como aos de Machado de Assis caberia a operação, promovida nas obras desses autores, de bem reconhecer e julgar a questão problemática nelas retratada. CERTA! ​​

     

    vi alguns colegas comentando que estaria errada a  concordância do TANTO..COMO , pois quando o Tanto..como está com o sujeito o verbo concorda com o primeiro ou fica no plural, ​mas nesse caso o sujeito é a operação . 

     

     

     

     c) Muitos leitores acreditam que/Em que o importante num escritor é esclarecer suas questões, de vez que a função que lhes cabe é criar uma obra na qual possamos todos reconhecer os problemas e neles se espelhar.

     

     

    D)O amigoquem Tchékhov enviou a carta recebeu com ela uma lição: de que os escritores têm uma função que não pode ser relegada, ou seja, divisar um problema que não pretendem solucionar.

     

     

    Como não há palavra subentendida feminina singular antes do quem , não  existe crase .

     

    E)O autor do texto avalia que na obra de Machado de Assis, a exemplo do que ocorre com Tchékhov, o leitor fica pretendido como um parceiro de cuja colaboração no deslindamento de tudo é imprescindível.

     

    Aluno do Pedrosa - AM

     

  • Letra (b)

     

    Quanto a letra (e): O autor do texto avalia que na obra de Machado de Assis, a exemplo do que ocorre com Tchékhov, o leitor fica pretendido como um parceiro de cuja colaboração no deslindamento de tudo é imprecindível

     

    O autor do texto avalia que na obra de Machado de Assis, a exemplo do que ocorre com Tchékhov, o leitor fica pretendido como um parceiro, cuja colaboração no deslindamento de tudo é imprescindível.

  • Engraçado que, ao colocar a alternativa dada como correta(B) na ordem direta, o período carecerá de sentido. Vejam:

    Tanto aos leitores de Tchékhov como aos de Machado de Assis caberia a operação de bem reconhecer e julgar a questão problemática nelas retratada, promovida nas obras desses autores.

    Nelas quem? está retomando quem?

     

  • a) Um ponto comum, de cujo fica difícil discordar, entre os dois escritores referidos, são as confluências entre seus modos de avaliar, um problema, a partir de sua mais imediata solução. (Quem discorda discorda de alguma coisa).

    b) Tanto aos leitores de Tchékhov como aos de Machado de Assis caberia a operação, promovida nas obras desses autores, de bem reconhecer e julgar a questão problemática nelas retratada.

    c) Muitos leitores acreditam de que o importante num escritor é esclarecer suas questões, de vez que a função que lhes cabe é criar uma obra na qual possamos todos reconhecer os problemas e neles se espelhar. (Quem acredita, acredita em algo)

    d) O amigo à quem Tchékhov enviou a carta recebeu com ela uma lição: de que os escritores têm uma função que não pode ser relegada, ou seja, divisar um problema que não pretendem solucionar. (Não há crase)

    e) O autor do texto avalia que na obra de Machado de Assis, a exemplo do que ocorre com Tchékhov, o leitor fica pretendido como um parceiro de cuja colaboração no deslindamento de tudo é imprecindível. (Não precisa da preposição De / imprescindível).

  • Letra B: Tanto aos leitores de Tchékhov como aos de Machado de Assis caberia a operação, promovida nas obras desses autores, de bem reconhecer e julgar a questão problemática nelas retratada.

    Não entendi. Quem é sujeito de "promovida"?

  • Sobre a letra "B":

     

     

    O sujeito é "a operação".

  • porque a letra A esta incorreta?

     

  • Pessoal,

    Não tem nada de concordar com o núcleo mais próximo.

    Primeiro porque o verbo "caber" no sentido de "competir uma responsabilidade" é VTI. Por isso "... cabe aos leitores e a Machado..."

    Vc observará que cabe apenas o singular ao colocar a frase na ordem direta. Aliás, observe, em negrito, que há duas trocas na frase.

    .

    Frase na alternativa: "Tanto aos leitores de Tchékhov como aos de Machado de Assis caberia a operação, promovida nas obras desses autores, de bem reconhecer e julgar a questão problemática nelas retratada."

    .

    Ordem direta: A operação (sujeito simples) caberia tanto aos leitores de Tchékhov como aos de Machado de Assis, promovida nas obras desses autores, de bem reconhecer e julgar a questão problemática retratada nelas (nas obras... pois é o único no plural feminio)."

  •  a)  Um ponto comum, de cujo fica difícil discordar, entre os dois escritores referidos, são as confluências entre seus modos de avaliar, um problema, a partir de sua mais imediata solução. (APÓS O CUJO DEVE HAVER SUBSTANTIVO)

     b) Tanto aos leitores de Tchékhov como aos de Machado de Assis caberia a operação, promovida nas obras desses autores, de bem reconhecer e julgar a questão problemática nelas retratada. (CORRETA)

     c) Muitos leitores acreditam de que o importante num escritor é esclarecer suas questões, de vez que a função que lhes cabe é criar uma obra na qual possamos todos reconhecer os problemas e neles se espelhar. (ACREDITA EM ALGO)

     d) O amigo à quem Tchékhov enviou a carta recebeu com ela uma lição: de que os escritores têm uma função que não pode ser relegada, ou seja, divisar um problema que não pretendem solucionar. (OS DOIS PONTOS ESTÁ ERRADO, SEPARA PREPOSIÇÃO)

     e) O autor do texto avalia que na obra de Machado de Assis, a exemplo do que ocorre com Tchékhov, o leitor fica pretendido como um parceiro de cuja colaboração no deslindamento de tudo é imprecindível. (ERRADO: "DE")

  • ATENTE PARA AS CORES: CORRETO ERRADO CORREÇAO SUJEITO e pela verdadeira salada de fruta 

    a)Um ponto comum, DE CUJO fica difícil discordar, entre os dois escritores referidos, são as confluências entre seus modos de avaliar, um problema, a partir de sua mais imediata solução.

     

     

     

     b)Tanto aos leitores de Tchékhov como aos de Machado de Assis caberia a operação, promovida nas obras desses autores, de bem reconhecer e julgar a questão problemática nelas retratada.

     

     

     

     c)Muitos leitores acreditam DE que o importante num escritor é esclarecer suas questões, DE UMA vez que a função que lhes cabe é criar uma obra na qual possamos todos reconhecer os problemas e neles se espelhar.

     

     

     

     d)O amigo A quem Tchékhov enviou a carta recebeu com ela uma lição: de que os escritores têm uma função que não pode ser relegada, ou seja, divisar um problema que não pretendem solucionar.

     

     

     e)O autor do texto avalia que, na obra de Machado de Assis, a exemplo do que ocorre com Tchékhov, o leitor fica pretendido como um parceiro DE cuja colaboração no deslindamento de tudo é imprescindível.

     

    FONTE: Arenildo Santos , Prof. de Português

  • In casu, observa-se que os comentários do Cassiano são os melhores.

    Ademais, parabens meu amigo, na medida em que vc é foda para seu caralho. rs

     

    TMJ

  • Em 20/04/2018, às 16:01:56, você respondeu a opção B.Certa!

    Em 21/01/2017, às 22:16:10, você respondeu a opção D.Errada! 

     

    AVANCE !! AINDA QUE SEJA POR ENTRE LÁGRIMAS  !! 

  • Para fazer essa questão, ative o modo ''olhos de águia''