SóProvas


ID
2289085
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A temperatura mínima necessária para que os gases desprendidos dos combustíveis entrem em combustão apenas pelo contato com o oxigênio do ar, independentemente de qualquer outra fonte de calor, é denominada ponto de

Alternativas
Comentários
  • O ponto de fulgor é a temperatura mínima na qual a substância (combustível) começam a liberar seus vapores inflamáveis. O ponto de fulgor que álcool etílico é aproximadamente 13 oC, que é um valor baixo (por isso os vapores de álcool se inflamam facilmente). Já o da madeira é 150 oC, necessitando muito calor para gerar essa temperatura, que irá liberar gases.

     

    O ponto de ignição é a temperatura em que o combustível queima, mesmo sem a presença de chama. Esta temperatura esta muito acima dos pontos de fulgor e combustão. Ex: etanol tem ponto de ignição igual a 423oC. 

  • Gab: Letra B

     

    O PONTO DE IGNIÇÃO (ou de autoinflamação) é a temperatura mínima, na qual os gases desprendidos dos combustíveis, entram em combustão apenas pelo contato com o oxigênio do ar, independentemente de qualquer fonte externa de calor.

  • Ponto de fulgor - temperatura minima de queima com a presença de fonte de calor. Se retirar a fonte a chama NÃO se sustenta

    Ponto de Combustão - temperatura minima de queima com a presença de fonte de calor. Se retirar a fonte a chama se sustenta

    Ponto de Ignição - temperatura minima de queima SEM a presença de fonte de calor. Apenas contato com o ar

  • Gabarito : B

    a) PONTO DE FULGOR:

    É a temperatura mínima na qual os elementos combustíveis começam a desprender vapores,

    que podem se incendiar em contato com uma fonte externa de calor. Neste tipo de reação, a

    combustão se interrompe quando se afasta a fonte externa de calor.

     

    b) PONTO DE COMBUSTÃO:

    E a temperatura mínima na qual os gases desprendidos dos elementos combustíveis ao

    tomarem contato com uma fonte externa de calor, entram em combustão e continuam

    queimando ao se afastar da fonte de calor.

     

    c) PONTO DE IGNIÇÃO:

    É a temperatura mínima na qual os gases desprendidos dos combustíveis entram em

    combustão apenas pelo contato com o oxigênio do ar independente de qualquer fonte de calor.

  • A questão exige conhecimento sobre o glossário de termos relacionados a segurança contra incêndio, de acordo com a NBR 13860.

    Existem pelo menos três pontos ou temperaturas importantes para conhecermos sobre o tema muito cobrados em provas:

    • Ponto de Fulgor: "Menor temperatura na qual um combustível emite vapores em quantidade suficiente para formar uma mistura com o ar na região imediatamente acima da sua superfície, capaz de entrar em ignição quando em contato com uma chama, e não mantê-la após a retirada da chama."
    • Ponto de Combustão: "Menor temperatura na qual um combustível emite vapores em quantidade suficiente para formar uma mistura com o ar na região imediatamente acima da sua superfície, capaz de entrar em ignição quando em contato com uma chama, e manter a combustão após a retirada da chama."
    • Temperatura de Ignição: "É aquela em que os gases desprendidos dos combustíveis entram em combustão apenas pelo contato com o oxigênio do ar, independente de qualquer fonte de calor".  (CPN, 2005) ou de acordo com a NBR 13860: "Menor temperatura na qual um combustível emite vapores em quantidade suficiente para formar uma mistura com o ar na região imediatamente acima da sua superfície, capaz de entrar em ignição quando em contato com o ar."

    Em resumo, o ponto de ignição ou temperatura de ignição é aquela capaz de permitir a combustão de forma independente de fonte de calor. Como a questão cobrou esse conceito, o gabarito correto encontra-se na letra "b".

    Bibliografia:

    ABNT NBR 13860/1997 - Glossário de Termos Relacionados com Segurança contra incêndio.

    CPN- Comissão Tripartite Permanente de Negociação do Setor Elétrico no Estado de São Paulo. Manual de treinamento curso básico segurança em instalações e serviços com eletricidade - NR 10. São Paulo. 2004/2005. pág. 234.

    GABARITO: LETRA B