SóProvas


ID
2292436
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte.

Pensar o outro

    A expressão “colocar-se no lugar do outro” é antes um clichê da boa conduta que uma prática efetivamente assumida. É mais fácil repetir a fórmula desse pré-requisito para uma discussão consequente do que levar a efeito o que esta implica. Quem, de fato, é capaz de se colocar no lugar do outro para bem discernir um ponto de vista alheio ao seu? Qualquer pessoa que, por exemplo, frequente as redes sociais, sabe que, numa discussão, os argumentos de um contendor não levam em conta a argumentação do outro. Em vez de se contraporem ideias em movimento, batem-se posições já cristalizadas. A rigor, não há propriamente confronto: cada um olha apenas para si mesmo. 

    Há a convicção de que aceitar a razão do outro é perder a própria. Por que não avaliar que o exame dos argumentos alheios pode ser uma forma de fortalecer os nossos? E se os nossos forem de fato mais fracos, por que não abdicar deles, acolher a verdade que está do outro lado e fortalecer-nos com ela? A dinâmica de um debate deve admitir o pensamento crítico, que é, e deve ser sempre, um pensamento disposto à crise. A vida não para de nos mostrar que é com os momentos críticos que mais aprendemos. Colocar-se no lugar do outro inclui a possibilidade de querer ficar nele: por que não admitir que a razão pode estar do outro lado? Negar o outro é condenar-nos à imobilidade – essa irmã gêmea da morte.

(MELLO, Aristides de, inédito)

Quanto ao sentido que constituem no primeiro parágrafo do texto, há uma relação de oposição entre estes dois segmentos:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA D)

    ---------------------------------------------------------

     

    Em vez de se contraporem ideias em movimento (TROCA SALUTAR DE CONHECIMENTOS), batem-se posições já cristalizadas (CONCEPÇÕES IDEOLÓGIAS JÁ FORMADAS E IMUTÁVEIS).

     

     

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não se renda.

     

  • Alternativa D.

    A única que aparece um conector de contraste, oposição: em vez de, ao invés de, etc.

    [...] Em vez de se contraporem ideias em movimento, batem-se posições já cristalizadas.[...]

    Em vez disso, ocorre aquilo. (oposição, contraste).

  • Alternativa D - CORRETA.

    Como contrapor ideias em movimento com opiniões já formadas, cristalizadas? Gera um sentido de oposição, que é o que a questão está pedindo.

  • A FCC só colocou o trecho a ser analisado pra induzir ao erro. No começo da frase da alternativa 'D', tem lá um 'Em vez de' que te leva a resposta certa.

  • Letra (d)

     

    Bom comentário de Saga de Gêmeos..mas eu resolvi na seguinte lógica:

     

    De todas as alternativas a única que há ideia de oposição ao sentido anterior é a letra (d), porque, se contraporem ideias (Contraporem vem do verbo contrapor. O mesmo que: compararem, confrontarem, ou seja, duas ideias)  / posições já cristalizadas (uma ideia formada).

  • O ideal é retomar ao texto.

     

  • Pisando em ovos nas provas de portuga da éfecece xD