SóProvas


ID
2292562
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os conceitos de liderança e a forma de aplicá-los vêm se desenvolvendo ao longo dos anos, impactando a maneira de conceber a figura do líder. Nesse contexto, emergem as Teorias de Estilos de Liderança, também chamadas Teorias Comportamentais, nas quais se sustenta que

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

     

    Nas teorias de estilo de liderança, também chamadas de Teorias Comportamentais, o que predomina não são os traços de personalidade, mas, sim, o estilo  de liderança adotado pelo líder, ou seja, o comportamento apresentado por cada líder. O foco ainda é o líder, mas, neste caso, a liderança pode ser aprendida.

     

    Fonte: Andréia Ribas e Cassiano Ramalho Salim.   

  • a) Trata-se da Teoria dos Traços, a qual define traços universais de personalidade, ou seja, inúmeras características que todos os líderes deveriam apresentar e considera que tais características são natas, nascem com o indivíduo. Resumindo, ou você nasce lider ou nunca será. Portanto, alternativa INCORRETA.

     

    b) Trata-se da mesma teoria citada na alternativa anterior. Portanto, alternativa INCORRETA.

     

    c) Trata-se da mesma teoria citada nas alternativas anteriores. Portanto, alternativa INCORRETA.

     

    d) Trata-se da Teoria Situacional ou Contingencial, a qual informa que a liderança é contingencial, ou seja, depende de cada situação e o líder deve adaptar suas características às demandas grupais ou situacionais. O líder deve se comportar de acordo com as necessidades do grupo, a maturidade dos funcionários e as necessidades da produção, entre outros. Portanto, alternativa INCORRETA.

     

    e) Trata-se da Teoria Comportamental, a qual não considera mais as características inatas como predominante pois a ênfase está no comportamento do líder, a liderança pode ser aprendida, e o líder paresenta determinado estilo de liderança. Os estudos sobre esses estilos de liderança consideram duas estruturas, uma orientada para as tarefas e outro centrado no empregado. A estrutura orientada para a tarefa – autoritária ou de iniciação – visa a direção e a produção. O outro, centrado no empregado – democrático ou participativo - apoia as necessidades destes e as necessidades de manutenção do grupo. Portanto, alternativa CORRETA.

     

    Fonte: http://gpparaconcursos.blogspot.com.br/2012/11/as-teorias-da-lideranca.html

  • Comentário

    A – Teoria dos tracos de personalidade

    B - Teoria dos tracos de personalidade

    C - Teoria dos tracos de personalidade

    D – Trata-se da Abordagem Contingencial ou Situacional

    E – CORRETO
     

  • Teoria dos Traços --> Trata-se de uma caracteristica especifica do lider.

    Teoria Contigencial --> Depende do contexto no qual o líder se encontra.

    Teoria Comportamental --> Diz que a pessoa não precisa nascer com a habilidade de ser líder.

     

  • - estilos de liderança/teorias COMPORTAMENTAIS;
    chamadas de teorias comportamentais; o que predomina são os estilos de lideranças adotadas pelos líderes, sendo assim, o comportamento apresentado por cada líder; o foco ainda é o líder, tendo a liderança sendo aprendida.

     

    GAB LETRA E

  • O enunciado está tratando sobre as teorias comportamentais, ou seja, as teorias que estudaram e mapearam os comportamentos dos líderes a fim de identificar qual deles seria o melhor estilo de liderança.

    Alternativa A. Errado. Alternativa construída a partir das ideias da teoria dos traços.

    Alternativa B. Errado. Alternativa construída a partir das ideias da teoria dos traços.

    Alternativa C. Errado. Alternativa construída a partir das ideias da teoria dos traços.

    Alternativa D. Errado. Alternativa construída a partir das ideias das teorias contingenciais (teorias que sugerem que não existe um melhor tipo de liderança. Tudo depende do contexto no qual a liderança é exercida).

    Alternativa E. Certo. As teorias comportamentais rompem com as ideias de que a liderança seria respondida exclusivamente por meio de traços inatos de personalidade. Propõe-se, na verdade, que a liderança é uma decorrência dos comportamentos do líder, os quais podem ser aprendidos e desenvolvidos.

    Gabarito: E

  • Antes de entrarmos nas alternativas, precisamos entender o que é a Teoria dos Traços. Essa Teoria afirma que existem pessoas que nascem com características específicas de um líder. Portanto, essas pessoas deveriam ser líderes por natureza, pois possuem habilidades inatas.

    Por outro lado, as Teorias Comportamentais enfatizam que a liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida, aprendida, a exemplo da Teoria dos Estilos de Liderança de Kurt Lewin. Segundo ele, existem três tipos marcantes de liderança: Liderança Autoritária ou Autocrática ou Diretiva – Estilo de líder orientado para tarefas; centraliza a autoridade, decide e comunica aos subordinados; Liderança Democrática ou Participativa – Líder orientado para pessoas; compartilha sua autoridade com a equipe para a tomada de decisão; Liderança Liberal ou Permissiva ou Laissez Faire – Líder orientado para resultados; delega e descentraliza sua autoridade para a equipe, o líder possui mínima participação no processo decisório; liderança centrada nos liderados.

    Em face do exposto, podemos afirmar que as alternativas A, B e C estão erradas, pois se referem à Teoria dos Traços. A alternativa D está errada, pois se refere à Teoria Situacional de liderança, onde a liderança é produto do ambiente ou da situação vivenciada. Portanto, a alternativa correta é a letra E.


    Gabarito do Professor: Letra E.