-
B) chegam
C) interessarem, lhes
D) Trata-se
E) são estimulados
-
Mara lima, por que o uso do lhes está errado? na alternativa C
-
(A)Embora discussões acaloradas nas redes sociais ocasionalmente causem conflitos entre amigos, muitos creem que devam ser incentivadas, pois estimulam a troca de ideias e a reflexão a respeito de assuntos diversos. ->CORRETA
(B) Alguns usuários de redes sociais afirmam que usam ferramentas para restringir comentários ou, em uma situação mais séria, chegaM até mesmo a bloquear um amigo que, em sua visão(,) está sendo ofensivo.-> ERRADA: Chegar concorda com usuários e falta uma vírgula depois de visão.
(C) Para um número significativo de usuários, a internet estimula as pessoas a se interessarEM apenas pela discussão de um tema que lhe diz respeito ou no qual tenham interesse individual. ->
ERRADA: Verbo dizer fica no singular pois o sujeito concorda com tema.
Acho que aqui é no qual em vez de do qual, pois quem tem interesse, tem interesse em algo. E o verbo ter concorda com pessoas, por isso permanece tenham.(Acho que é isso)
(D) Trata-se apenas das minorias dos usuários, de formas de comunicação, na internet(,) que afirmam ter outra visão política acerca de determinado assunto em função do que leram nas redes sociais.
ERRADA: Verbo transitivo indireto.
(E) Interessa menos o motivo porque as redes sociais se converteram num verdadeiro campo de batalha, enquanto que a razão e o exercício da discussão saudável não SÃO ESTIMULADOS de modo a se ter um legítimo confronto de ideias.
Se houver algo errado, corrijam-me.
-
Tiago duarte não está errado o lhe da C . Um tema lhe diz respeito
-
"Trata-se de" não tem plural!
Tratam-se apenas das minorias dos usuários
-
Lhes está remetendo à pessoas - que lhes dizem respeito.
-
O "porquê" da letra E não seria separado? Ao meu ver exerce a função de Pronome Relativo.
* o motivo por que (...)
* o motivo "pelo qual" (...).
-
Aos que erraram (que nem eu) por achar que o verbo CRER exige preposição EM, segue explicação:
Os verbos acreditar, crer, pensar e sinônimos (ao expressar uma opinião, um julgamento) são VTDs quando seu complemento é uma oração subordinada substantiva objetiva direta
Ex: Penso (VTD) que devo estudar mais (OD).
Fonte: A gramática para Concursos (Fernando Pestana)
-
Também acho que é "por que" na letra E.
-
Bom dia, alguém pode me ajudar. Por que as pessoas não é com crase, se pessoas está no plural?
a internet estimula as pessoas a se interessar ...
-
"Trata-se de" não tem plural!!!
-
Mirian Rosa,
Quem estimula, estimula alguém a alguma coisa.
Estimuar é transitivo direto, por isso não ocorreu crase: a internet estimula as pessoas a se interessar.
-
a)Embora discussões acaloradas nas redes sociais ocasionalmente causem conflitos entre amigos, muitos creem que devam ser incentivadas, pois estimulam a troca de ideias e a reflexão a respeito de assuntos diversos. GABARITO
Sobre a letra D:
Com o sentido de ser, dizer respeito a ou consistir em, a forma correta é trata-se. Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3.ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.
Exemplos:
Trata-se de assuntos constrangedores.
Trata-se de confusões de pessoas desocupadas.
Não se trata de esconder a verdade. Trata-se de questões pessoais.
Na construção trata-se de, o verbo tratar atua como verbo transitivo indireto, com regência da preposição de, e a partícula se atua como um índice de indeterminação do sujeito.
Uma vez que a concordância verbal é feita com base no sujeito, é indiferente que o complemento indireto venha no singular ou no plural. Havendo um sujeito indeterminado, a concordância verbal é sempre feita com a 3.ª pessoa do singular.
Exemplos:
Trata-se de pedidos internacionais de ajuda.
Precisa-se de trabalhadores responsáveis.
Necessita-se de especialistas no assunto.
Atenção!
Com outros sentidos, o verbo tratar admite conjugação no plural, concordando com o sujeito das orações.
Exemplos:
Meus pais se tratam bem: vão agora de férias pela Europa.
Estas doenças não se tratam com antibióticos.
Tratam-se com formalidade, embora se conheçam há muitos anos.
Trataram-se muito bem na presença das autoridades.
Palavra relacionada: tratar.
Retirado do site: https://duvidas.dicio.com.br/trata-se-ou-tratam-se/
-
Letra A - Correta. (A "queda do circunflexo" no plural em CREEM, DEEM, LEEM E VEEM ...)
-
Análise:
a) C
b) E. Chegam até mesmo a bloquear... Note que o sujeito é: alguns usuários de redes sociais. O sujeito está no plural. O verbo 'chega' deve concordar com o sujeito em número.
c) E. Estimula a se interessarem ... Note que o termo anterior (pessoas) está no plural.
d) E. Quando o verbo 'tratar-se' ter sentido dizer respeito a algo, ele será impessoal e será conjugado na 3ª pessoa do singular. Ex: Trata-se de questões particulares que não posso comentar [diz respeito as questões pessoas]. Trata-se de uma dúvida que ainda não consegui sanar.
e) E. O 'por que' no sentido de 'pelo qual' é escrito como: por que. Ex: Não sei por que ele não veio. Outro erro é quanto a parte 'não é estimulado'. Como temos um sujeito no plural (razão e o exercício da discussão social), essa parte (não é estimulado) deve estar no plural: não são estimulados.
-
B) chegam
C) interessarem, lhes
D) Trata-se
E) são estimulados
-
A questão mobiliza diferentes conhecimentos gramaticais como pontuação, concordância verbal e valor semântico das conjunções.
A) Embora discussões acaloradas nas redes sociais ocasionalmente causem conflitos entre amigos, muitos creem que devam ser incentivadas, pois estimulam a troca de ideias e a reflexão a respeito de assuntos diversos.
Correto. A frase não apresenta nenhum desvio e é compreendida facilmente, o que demonstra clareza.
B) Alguns usuários de redes sociais afirmam que usam ferramentas para restringir comentários ou, em uma situação mais séria, chega até mesmo a bloquear um amigo que, em sua visão está sendo ofensivo.
Incorreto. A frase apresenta alguns desvios. Há, por exemplo, falta de concordância verbal em "chega", que deveria concordar com “alguns usuários". Além disso, o adjunto adverbial “em sua visão" deveria estar isolado por vírgulas.
C) Para um número significativo de usuários, a internet estimula as pessoas a se interessar apenas pela discussão de um tema que lhe dizem respeito ou do qual tenham interesse individual.
Incorreto. Os desvios aqui são relacionados à forma verbal interessar (interessarem) e ao emprego do pronome oblíquo lhe (lhes).
D) Tratam-se apenas das minorias dos usuários, de formas de comunicação, na internet que afirmam ter outra visão política acerca de determinado assunto em função do que leram nas redes sociais.
Incorreto. O verbo tratar com sentido de dizer respeito a algo é transitivo indireto regido pela preposição de. Nesse caso, há uma indeterminação do sujeito e o verbo deve ser conjugado na 3.ª pessoa do singular - trata-se.
E) Interessa menos o motivo porque as redes sociais se converteram num verdadeiro campo de batalha, enquanto que a razão e o exercício da discussão saudável não é estimulado de modo a se ter um legítimo confronto de ideias.
Incorreto. A frase apresenta um desvio em relação à concordância verbal. O correto seria “[...] enquanto que a razão e o exercício da discussão saudável não são estimulados [...]". Além disso, a grafia correta é “por que" com o sentido de “pelo qual".
Gabarito da Professora: Letra A.