-
Gabarito Errado:
1. CONCEITO DE LIDERANÇA
O conceito de liderança norteia todos os tópicos relacionados à gestão de pessoas, uma vez que os líderes da organização são fundamentais para a implantação plena de todas as políticas de gestão de pessoas.
Existem diversos conceitos para liderança. Os principais encontrados na literatura convergem para os apresentados a seguir:
“Processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção de um objetivo” (ROUCH & BEHLING, 1984).
“É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando a atingir aos objetivos identificados como sendo para bem comum” (O monge e o executivo. James C. Hunter).
“É o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para realização de um objetivo, em determinada situação” (HERSEY e BLANCHARD).
“É como uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos” (CHIAVENATO, 2006).
“É a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos” (ROBBINS, 2005).
“Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores” (MAXIMIANO, 2007).
Para que uma organização saia vencedora no atual mundo da corrida competitiva, é necessário que possua um atributo básico: a liderança eficiente e adequada.
Observa-se, atualmente, grande dificuldade de encontrar administradores capazes de gerenciar e liderar seus subordinados. Essa falta significa ausência de pessoas capazes de desempenhar papéis de liderança com adequação e eficácia.
Questão de Concurso
(Cespe/Ibama/Técnico Administrativo/2012) Saber ouvir, trabalhar em equipe e compreender as necessidades dos colaboradores são características valorizadas em gestores públicos.
Gabarito: certo. Todas representam características importantes de um líder, e, por consequência, do gestor público.
-
Embora existam múltiplas definições para a liderança, é possível encontrar dois elementos comuns em todas elas: por um lado é um fenômeno de grupo e, por outro, envolve um conjunto de influências interpessoais e recíprocas, exercidas num determinado contexto através de um processo de comunicação humana com vistas à obtenção de determinados objetivo específicos. Assim, a liderança é uma necessidade em todos os grupos e trata-se de uma relação entre indivíduo e grupo. Essa relação existirá se o grupo visualizar neste indivíduo-líder um mediador capaz de satisfazer suas necessidades, prover resultados e atingir metas.
O conceito de liderança é relacionado com a utilização do poder para influenciar o comportamento de outras pessoas. O bom líder deve buscar se comunicar com seus subordinados e guiá-los em direção aos objetivos da organização.
▪ “Processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção de um objetivo”. - (ROUCH & BEHLING, 1984).
▪ “É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando a atingir aos objetivos identificados como sendo para bem comum” - (O monge e o executivo. James C. Hunter).
▪ “É o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para realização de um objetivo, em determinada situação”. - (HERSEY e BLANCHARD).
▪ “É um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. A liderança é exercida como uma influência interpessoal em uma dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.” - (CHIAVENATO, 2006).
▪ “É a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos” - (ROBBINS, 2005).
▪ “Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores”. - (MAXIMIANO, 2007).
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes
-
Gabarito:Certo.
A liderança não depende somente dos traços característicos do líder.
-
Entre as diferentes abordagens de liderança, as teorias situacionais preconizam que o estilo do líder não deve ser algo imutável e sim adaptável às situações que possam ocorrer no contexto organizacional.
A teoria dos traços citado no enunciado, por sua vez, é uma teoria mais antiga e criticada por tentar definir a capacidade de liderar de maneira mais simplista em relação aos traços do líder.
"A liderança ocorre como um fenômeno social e exclusivamente nos grupos sociais. Ela é decorrente dos relacionamentos entre as pessoas em uma determinada estrutura social. Nada tem a ver com os traços pessoais de personalidade do líder." (CHIAVENATO, 2014, pág 126)
Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014.
GABARITO: ERRADO.