SóProvas


ID
2300905
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Utilize o Texto II para responder a questão.

Texto II
Maria chorando ao telefone

  O telefone toca aqui em casa, atendo, uma voz de mulher estranhíssima pergunta por mim, e antes que eu tome providências para dizer que é minha irmã que fala, ela me diz: é você mesma. O jeito foi eu ficar sendo eu própria. Mas... ela chorava? Ou o quê? Pois a voz era claramente de choro contido. “Porque você escreveu dizendo que não ia mais escrever romances.” “Não se preocupe, meu bem, talvez eu escreva mais uns dois ou três, mas é preciso saber parar. Que é que você já leu de mim?“ “Quase tudo, só falta A cidade sitiada e A legião estrangeira.” “Não chore, venha buscar aqui os dois livros.” “Não vou não, vou comprar.” ”Você está bobeando, eu estou oferecendo de graça dois livros autografados e mais um cafezinho ou um uísque.” [...]
(LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999)

No trecho “Você está bobeando”, percebe-se que, com o emprego do pronome de tratamento, a autora consegue

Alternativas
Comentários
  • A autora se dirige a sua irmã.

  • A autora não está conversando com a irmã, a Clarice - que é a autora - pensou em se passar pela irmã para que não precisasse dar continuidade à conversa. Poranto, ela se dirige à interlocutara com a qual mantém a conversa telefônica, mas não à irmã.

  • Resposta: letra B

     

    O interlocutor é específico quando o grupo na qual um texto é direcionado tem um perfil específico, ou seja, compartilham as mesmas características (idade, classe econômica, escolaridade, sexo, etc.). Com base nisso, o autor decidirá que tipo de informação e quais recursos lingüísticos deverá abordar no texto para atingir o interlocutor, que no caso é específico.

     

    “Porque você escreveu dizendo que não ia mais escrever romances.” 

    De acordo com o texto, o perfil específico do interlocutor é de pessoas que leem livros de romances. 

  • Sinceramente essa questão tem que vigiar na maionese pra responder.

  • Trata-se de um diálogo ao telefone, de modo que foi direcionado para o interlocutor, não para qualquer pessoa. 

  • Gab: B

    #PMSE

  • A autora se dirige à sua irmã, a qual já havia lido vários de seus livros, não todos. A irmã aconvida para dar os livros de graça a ela e ela se recusa.

    "Esta bobeando" já que os livros serão doados. Por outro lado a "bebada" queria pagar pelo livro.