SóProvas


ID
2301661
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos o conjunto de percepções, ícones e símbolos que costuma-se denominar imagem corporativa. Nesse sentido, os autores que estudam o tema sustentam que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

     

     

    Artefato: É nível mais superficial. Relacionado com o que temos contato com uma organização. Ex: produtos, padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem, etc.

     

    Valores: Conceitos vistos como certos ou errados dentro da empresa. Está em um nível consciente e são usados para balizar o comportamento dos seus membros. Ex: histórias, lendas, linguagem e símbolos.

     

    Presupostos Básicos: Verdades inquestionáveis. Muitos são tão arraigados que não mais são discutidos. As fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Ex: histórias, lendas, na linguagem e nos símbolos.

     

     

    Rodrigo Renó.

  • [ERRADO]

     

    a) Não, a cultura possui aspectos formais e informais (Ex: Vestimentas / Ex²: Comportamentos) e, na verdade, a CONTRACULTURA é quando um grupo ou um indivíduo age de encontro à cultura geral dominante, contrário aos costumes;

     

    b) [CERTO]

     

    c) A camada mais profunda são as "Pressuposições Básicas", também chamada de Endocultura. 

     

    d) Conceito de CLIMA

     

    e) Os ritos dissolvem identidades sociais de poder, não necessariamente a Cultura. Ademais, a cultura não é uniforme, considerando a possibilidade de existência de Subcultura e Contracultura.  

  • Gabarito B.

     

    Embora a banca tenha dado como correta a B, pois nenhum autor defende outro nível mais superficial do que os ARTEFATOS, há autores que consideram como o mais profundo, os VALORES.

     

    Veja, por exemplo, cultura organizacional, segundo

     

    Hofstede = SÍMBOLOS, HERÓIS, RITUAIS, VALORES. (Sendo valores a parte invisíve da cultura)

    Maximiniano = ARTEFATOS, TECNOLOGIA, SÍMBOLOS, VALORES. (Sendo valores a parte mais profunda e mais difícil de compreender).

     

    Segundo Hofstede e Maximiniano, a alternativa 'C' também estaria correta.

     

    Sendo assim, avalie cada questão, a banca pode utilizar diversos autores e a resposta correta poderá variar!

  • Artefatos observáveis (+ superficial):

    Caracterizados pela camada mais superficial e visível. São representados pela tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços, disposição física, vestimentas, maneiras como as pessoas se tratam, marca etc.

    Valores (camada intermediária):

    Nem sempre é possível visualizá-los com facilidade, pois representam a camada intermediária da cultura, referem-se aos valores, normas, ideologias, filosofias adotadas e documentadas de uma cultura, etc.

    Pressupostos básico (+ profundo):

    Camada mais profundada cultura. Geralmente não é possível observá-los com facilidade, sendo representados pelo nível mais profundo da cultura, tais como crenças inconscientes, percepções e sentimentos.

    Fonte: Ribas, 2013

  • ARTEFATOS = SUPERFICIAL 
    VALORES = MEIO 
    PRESSUPOSTOS = NÍVEL ÍNTIMO

     

    lembrando que tecnologia também faz parte.

  • Faça um post its disso e nunca erre!!

    ARTEFATOS (Estruturas e processos organizacionais visíveis (mais fáceis de decifrar))

    VALORES COMPARTILHADOS (Filosofias, estratégias e objetivos (justificativas compartilhadas))

    PRESSUPOSTOS BÁSICOS (Crenças inconscientes, percepções, pensamentos e sentimentos (Fontes mais profundas de valores e ações))

    Faça em forma piramidal e decore, isso é uma regra geral, independente do que a questão vá trazer é só associar a essa pirâmide.

    Cristiana Duran (melhor do mundo).