SóProvas


ID
2301667
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A partir dos anos 1990, as ações de treinamento e desenvolvimento deslocam-se da área restrita de recursos humanos, mais preocupada em promover treinamentos específicos para desenvolver habilidades dos empregados, e passam a permear toda a organização com o escopo do desenvolvimento mais amplo e global dos indivíduos sob o nome de educação corporativa. No que concerne, mais especificamente, ao conceito de aprendizagem organizacional, pode-se adotar o(s) modelo(s):

I. behaviorista, onde o foco é o comportamento, que pode ser observado e modificado.

II. cognitivista, que leva em conta, entre outros aspectos, aquisição de conceitos e solução de problemas.

III. estruturalista, que entende que o conhecimento faz parte da própria organização e não do indivíduo. 

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

     

    Modelos de aprendizagem
    Existem diversos modelos de aprendizagem. A seguir, são descritos os principais.

     

    1- Modelo behaviorista
    No modelo behaviorista, o foco é o comportamento, que pode ser observado e modificado. Sua análise está pautada no estudo das relações entre o comportamento, os estímulos e as consequências.

    2- Modelo cognitivista
    É mais abrangente que a teoria behaviorista e procura explicar fenômenos mais complexos, como a aquisição de conceitos e a solução de problemas. Esse modelo considera dados objetivos, comportamentais e subjetivos e considera as crenças e as percepções dos indivíduos como fatores que influam na percepção da realidade. Ambas as vertentes trabalham com representações e levam em conta o processamento de informações pelo indivíduo.

    3- Cinco vias de aprendizagem, segundo Garvin

    4- A quinta disciplina, segundo Peter Senge

    5- A espiral do conhecimento, segundo Nonaka e Takeuchi

     

    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos - Ribas e Salim

  • Segundo Fleury e Fleury (1995), os modelos de aprendizagem individual, no campo teórico, seriam sustentados por duas vertentes: o modelo behavorista e o modelo cognitivista.

     

    O modelo behaviorista tem como foco principal o comportamento, considerado passível de ser observado e mensurado e cuja análise implica o estudo das relações entre eventos estimuladores, respostas, consequências.

     

    O modelo cognitivista é mais abrangente que o behaviorista, procurando explicar fenômenos mais complexos, como a aprendizagem de conceitos e a solução de problemas. Esse modelo considera dados objetivos, comportamentais e subjetivos e considera as crenças e percepções dos indivíduos como fatores que influem na percepção da realidade.

     

    Adriel Sá.

  • ainda bem q eu estudei conhecimntos pedagógicos, caso contrário errraria a questão kk

  • Segundo Fleury e Fleury (1995), os modelos de aprendizagem individual, no campo teórico, seriam sustentados por duas vertentes: o modelo behavorista e o modelo cognitivista. No modelo behaviorista, o foco é o comportamento, que pode ser observado e modificado. Todavia, o modelo cognitivista é mais abrangente que a teoria behaviorista e busca explicar fenômenos mais complexos, como a aquisição de conceitos e a solução de problemas.

     

    Letra A.

  • Behavior = Comportamento, em inglês.

  • A Teoria Estruturalista focaliza o “homem organizacional”, a pessoa que desempenha diferentes papéis em várias organizações.

    O homem moderno, ou seja, o homem organizacional, para ser bem-sucedido em todas as organizações, precisa ter as seguintes características de personalidade:

    - Flexibilidade, em face das constantes mudanças que ocorrem na vida moderna e da diversidade de papéis desempenhados nas organizações.

    - Tolerância às frustrações para evitar o desgaste emocional decorrente do conflito entre necessidades organizacionais e necessidades individuais, cuja mediação é feita através de normas racionais, escritas e exaustivas.

    - Capacidade de adiar as recompensas e poder de compensar o trabalho rotineiro na organização em detrimento de preferências pessoais.

    - Permanente desejo de realização para garantir cooperação e conformidade com as normas organizacionais para obter recompensas sociais e materiais.

    Fonte: https://blog.softwareavaliacao.com.br/teoria-estruturalista/

  • Classificação errada-

    Correta: Gestão de Pessoas: Aprendizagem organizacional.