SóProvas


ID
2301697
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento estratégico de uma organização pressupõe, como uma das etapas de grande relevância, o denominado diagnóstico institucional, oportunidade em que, entre outros aspectos, identificam-se os pontos fortes e fracos da organização, o que corresponde

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    O diagnóstico atual/institucional/estratégico define a realidade existente na organização. Nesse momento, busca-se analisar o ambiente interno da organização, com seus pontos fortes e fracos, e o ambiente externo com suas ameaças e oportunidades. O resultado dessa análise servirá de base para a definição dos objetivos e para a escolha das estratégias que deverão ser seguidas para que a organização alcance esses objetivos.
    A finalidade do diagnóstico é identificar os pontos fortes e fracos da organização, e analisar as oportunidades e ameaças com as quais a organização vai ter que lidar no ambiente externo. Nas organizações privadas analisam-se também os clientes, os concorrentes que a empresa terá que enfrentar, os novos produtos e/ou produtos substitutos, e a possível interferência das ações de governo em seu negócio.
    Praticamente todas as organizações utilizam como ferramenta a análise Swot, para construir um mapa situacional, com base na identificação das forças e fraquezas da organização e das oportunidades e ameaças existentes no ambiente.
    Atenção → Para fins de concurso público considera-se que as variáveis internas (pontos fortes e fracos) são controláveis, e que as variáveis externas (ameaças e oportunidades) não podem ser controladas pela empresa.
    Análise interna
    A análise interna é restrita, controlável e identifica os pontos fortes e os pontos fracos da organização. Consiste na análise do estoque de conhecimentos e de sua validade atual. Identifica com clareza quais as práticas atuais da organização, e o seu modo de fazer.
    Pontos fortes são competências, fatores ou características positivas que a organização possui e que favorecem o cumprimento de sua missão, devendo ser considerados na elaboração das estratégias. Pessoal qualificado também é considerado um ponto forte da organização.

    Pontos fracos são as deficiências, fatores ou características negativas que se encontram presentes na organização e prejudicam o cumprimento de sua missão, devendo ser objeto de programas específicos para eliminá-los ou minimizá-los.

    PALUDO (2013)

  • O planejamento estratégico de uma organização pressupõe, como uma das etapas de grande relevância, o denominado diagnóstico institucional, oportunidade em que, entre outros aspectos, identificam-se os pontos fortes e fracos da organização, o que corresponde 

     

     a) à análise interna, restrita e controlável.  CERTO

     

     b) à análise externa, que aponta as ameaças e oportunidades. ERRADO. Estaria correto se o comando da questão mencionasse as ameças e oportunidades. Lembrando que a o cenário externo de uma organização não é controlável.

     

     c) à visão da organização. ERRADO. Visão é como a Organização se vê no futuro. A visão é a Organização aspirando a algo (o que será alcançado?) ... A visão de uma Organização traduz um conjunto de intenções e aspirações para o futuro, mas não detalha o modo de alcançá-las (isso será feito nas etapas seguintes do Planejamento Estratégico). (Site Administradores)

     

     d) à missão da organização. ERRADOMissão é o propósito, é o motivo da existência de uma Organização. Trata-se de um propósito genérico, mas duradouro, que pretende vigorar por bastante tempo, ainda que possa ser mudado com o passar dos anos. (Site administradores)

     

     e) aos cenários, classificados em otimista ou pessimista. ERRADO.  Cenários (Godet, 1996) “Conjunto formado pela descrição, de forma coerente, de uma situação futura e do encaminhamento dos acontecimentos que permitam passar da situação de origem à situação futura.” (ENAP)

  • Excelente questão! 

  • Análise SWOT

    FORÇAS e FRAQUEZAS, que estão no comando da questão, correspondem à análise interna da organização.

     

  • análise SWOT, também conhecida como análise FOFA ou matriz SWOT, é uma análise pautada no equilíbrio entre o ambiente interno de uma empresa – Forças (Strenghts) e Fraquezas (Weaknesses) – e o ambiente externo – Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). 

  • Strenghts - Forças - Ambiente Interno - Controlável

    Weaknesses - Fraquezas - Ambiente Interno - Controlável

    Opportunities - Oportunidades - Ambiente Externo - Não Controlável

    Threats - Ameaças - Ambiente Externo - Não Controlável

  • RESUMINDO:

     

    1)FORÇA/FRAQUEZA --> ANÁLISE INTERNA = CONTROLÁVEL

     

    2) OPORTUNIDE/AMEAÇA --> ANÁLISE EXTERNA = NÃO CONTROLÁVEL

     

     

    GAB A

  • Rennó (2015) afirma que a construção do planejamento estratégico envolve as seguintes etapas:

     

    1. Definição do negócio

    2. Missão, visão e valores

    3. Análise dos ambientes interno e externo

    4. Formulação da estratégia

    5. Implementação e controle dela

     

    A análise dos ambientes é a etapa do diagnóstico, em que se podem utilizar as ferramentas SWOT ou GUT.

    Na ferramenta da matriz SWOT, são consideradas 2 dimensões:

     

    a. Interna, ou do ambiente interno, e com variáveis controláveis: forças e fraquezas 

    b. Externa, ou do ambiente externo, e com variáveis incontroláveis: oportunidades e ameaças

  • Para quem já tem conhecimento do assunto e domina. A resposta está no enunciado da questão quando cita pontos fortes e fracos. 

  • internos: pontos fracos e pontos fortes. Controláveis e restritos.




    externos: ameaças e oportunidades. Não controláveis e irrestritos. Váriáveis inconsequentes. Desmensuráveis. 

  • Análise Interna: forças/ fraquezas (Controláveis e restritos)

    Análise Externa: ameaças/oportunidades (Não controláveis e irrestritos)

  • INstitucional>análise INterna

  • GAB A  

     

     A Análise SWOT (FOFA - forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), sua função principal é possibilitar a escolha de uma estratégia adequada, a partir da avaliação crítica dos ambientes interno e externo da empresa. Permite o cruzamento das forças e fraquezas, e de oportunidades e ameaças, vislumbrando as capacidades da organização para lidar com as oportunidades identificadas, assim como levantar as vulnerabilidades, limitações e desafios que precisam ser vencidos.

     

    Ambiente interno (forças e fraquezas) - restrita e controlável, identifica os pontos fortes e fracos da organização.

    Ambiente externo (oportunidades e ameaças) - ampla, identifica as ameaças e oportunidades.

     

  • O diagnóstico organizacional, de regra é a etapa inicial do planejamento estratégico onde além dos fatores externos (ameaças e oportunidades)tem-se o interno (forças e fraquezas) dentro da ferramenta conhecida como análise SWOT OU FOFA.

    GABARITO: A