Gabarito: Letra E
PROJEÇÃO (Subjetividade): O avalidador atribui (projeta) ao avaliado qualidades e defeitos que são próprios do avaliador.
TENDÊNCIA CENTRAL: O avaliador não assume valores extremos na avaliação por medo de prejudicar os fracos e assumir responsabilidade pelos excelentes, marcando sempre valores medianos para não se comprometer.
LENIÊNCIA: O avaliador apresenta-se pouco rigoroso na avaliação, atribuindo, geralmente, notas muito altas nos itens avaliados por minimizar os erros do avaliado.
UNILATERALIDADE: O avaliador valoriza aspectos que apenas ele julga importantes, dando maior atenção a esses itens na avalização.
EFEITO HALO (Generalização): Tendência de nivelar o julgamento de uma pessoa pro cima ou por baixo. O avaliador generaliza um aspecto do desempenho, bom ou ruim, e aplica para todos os quesitos.
Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos - Ribas
O erro de “nível o julgamento do avaliado tomando por base um aspecto do desempenho” é denominado de efeito halo ou esteriotipação. Portanto, o gabarito da questão é a alternativa “E”.
Alternativa A. Errado. A projeção consiste em atribuir ao avaliado qualidade e defeitos que são próprios do avaliador.
Alternativa B. Errado. Esse viés ocorre quando o avaliador avalia todos os empregados como medianos. Todas as avaliações concentram-se no ponto médio da escala.
Alternativa C. Errado. Esse viés ocorre quando o avaliador avalia todos os empregados de maneira muito favorável. Todos os empregados são avaliados de maneira muito semelhante e benéfica.
Alternativa D. Errado. Unilateralidade ocorre quando a avaliação de desempenho é feita de maneira isolada por um único avaliador (em geral, o superior imediato).
Gabarito: E