SóProvas


ID
2301715
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O ambiente geral que envolve as organizações é mutável e dinâmico, exigindo delas uma elevada capacidade de adaptação como condição básica de sobrevivência. Na mudança organizacional, conforme modelo apresentado por Kurt Lewin, o denominado recongelamento corresponde

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

     

    O processo de mudança, segundo Kurt Lewin constitui um processo composto de três etapas:

    DESCONGELAMENTO: significa a fase inicial da mudança, na qual as velhas práticas e ideias são abandonadas e desaprendidas. É a percepção
    da necessidade de mudança; redução da força de valores, atitudes e comportamentos.
    MUDANÇA: é a etapa em que as novas ideias e práticas são experimentadas e aprendidas. Novos valores, atitudes e comportamentos são adquiridos.
    RECONGELAMENTO: é a etapa final em que as novas ideias e práticas são incorporadas definitivamente no comportamento. Integração/ estabilização das mudanças efetuadas. É o processo por meio do qual um comportamento recentemente adquirido se integra, como comportamento padronizado, na personalidade do indivíduo e/ou nas suas relações emotivas relevantes. 

     

    FONTE: Gestão de Pessoas para concursos - Ribas.

  • GABARITO: A.

    A eficiência da organização está intrinsecamente relacionada à capacidade de sobreviver, de se adaptar, de manter sua estrutura e tornar-se independente da função particular que preenche. Em suma, da sua capacidade de mudança.

    Uma das formas de se visualizar esse processo de mudança dentro das organizações é o modelo sequencial de Kurt Lewin. Esse sistema explica que os padrões comportamentais devem ser descongelados antes de serem alterados, para depois serem novamente congelados. 

    Assim, nesse sistema, a introdução de mudanças nas organizações é estruturada em três passos: DESCONGELAMENTOMUDANÇA e RECONGELAMENTO.

     

    Na primeira fase (DESCONGELAMENTO), é preciso confrontar o sistema atual, refletindo e discutindo seus pontos fracos e discrepâncias. O objetivo é quebrar os velhos paradigmas, inadequados para a realidade atual.

     

    O segundo passo (MUDANÇA) é a introdução da mudança propriamente dita, impondo um novo paradigma. O foco nessa fase deve ser o estabelecimento de novos valores, atitudes e comportamentos, que ocorrerá em duas fases: identificação (reconhecimento dos novos paradigmas) e internalização (assimilação e aceitação dos novos valores).

     

    O terceiro passo (RECONGELAMENTO) tem por objetivo consolidar a mudança, de tal forma que os colaboradores percebam os benefícios que o novo modelo traz para a organização e para os indivíduos. Essa fase também ocorre em duas fases: o apoio, suporte realizado a partir de recompensas, que mantém a mudança, e o reforço positivo, prática proveitosa que torna a mudança bem sucedida.

     

    FONTE: Professor Adriel Sá