SóProvas


ID
2304727
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere as seguintes características relativas ao modelo de Metas de Inflação, que ganhou força na década de 1990, como novo mecanismo de preservação do valor da moeda pelos governos:


I. Anúncio público da meta quantitativa para a inflação.

II. Definição da meta quantitativa de emissão de moeda.

III. Anúncio público da taxa de juros de longo prazo, considerada como taxa natural.

IV. Definição do índice de preços a ser utilizado.


Está correto o que consta em 

Alternativas
Comentários
  • I. Perfeito! A meta para a inflação é uma informação pública e anunciada com anos de antecedência, exatamente porque se quer que os agentes confiem que a autoridade perseguirá e atingirá a meta.

    II. Não há meta para a emissão de moeda, há meta para a inflação. A emissão é justamente um instrumento que deve ser dosado para que se alcance a meta para a inflação.

    III. Nada a ver! Por vários motivos! 1) não há anúncio público da taxa de juros de longo prazo; 2) mesmo que houvesse, não existe uma taxa de juros natural de longo prazo; 3) a taxa de juros controlada pelo BC é de curto prazo (no Brasil, é a SELIC).

    IV. Perfeito! Isso é fundamental: se se está definindo uma meta para a inflação, é preciso definir previamente qual é o índice utilizado para medir essa inflação. No Brasil, é o IPCA.

    Resposta: D

  • No caso do item III, então, mesmo que falássemos em "juro longo", no caso da expectativa para a Selic futura, isso não descaracterizaria o caráter curto-prazista da Selic?