SóProvas


ID
2305405
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para que se possa obter os melhores resultados, a organização precisa de colaboradores motivados para a realização do seu trabalho, sendo a motivação o combustível para a boa produtividade da empresa. Uma das teorias de motivação indica que cada pessoa tende a comparar aquilo que lhe é oferecido como recompensa pelo seu desempenho com aquilo que foi oferecido a pessoas semelhantes a ela. Ou seja, coloca ênfase na percepção pessoal do indivíduo sobre a razoabilidade ou justiça relativa na sua relação laboral com a organização.
A Teoria descrita é a

Alternativas
Comentários
  • As teorias de motivação também já foram subdivididas com base na época em que surgiram. Antigas: Teoria X e Y; Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas e Teoria dos Dois Fatores (bifatorial). Modernas: Teoria das Necessidades de McClelland; Teoria da Fixação de Metas; Teoria do Reforço; Teoria da Equidade; Teoria da Expectativa; Teoria da Autoeficácia etc.

     

    Teoria da equidade, Adams
    Afirma que as pessoas são motivadas a alcançar uma condição de igualdade ou justiça nas relações com outras pessoas e com as organizações. De acordo com ele, os funcionários que se encontram em situação de desigualdade experimentam insatisfação e tensão emocional que eles procurarão reduzir. A teo­ria especifica condições sob as quais a desigualdade ocorrerá, condições essas que os funcionários deverão reduzir. Acredita-se que, quando uma pessoa avalia o resultado do próprio trabalho, qualquer diferença percebida em relação ao dos outros é um estado de consciência motivador.

     

    RIBAS (2014)

  • Teoria da Equidade refere-se a uma percepção de um tratamento igual perante um comportamento ou uma ação na presença de uma determinada situação similar. Esta percepção de comportamento é determinante para o julgamento de um indivíduo para que possa estabelecer um grau de igualdade sobre suas ações em comparação com a ação de outros indivíduos

  • A) A teoria da expectativa ou também chamada de teoria da expectância é uma ampla teoria da motivação desenvolvido primeiramente por Victor Vroom, sobretudo foi ampliada por Porter e Lawler em 1968 e complementada por várias outras teorias.
      b) Na administração, a teoria dos dois fatores de Herzberg é a teoria proposta por Frederick Herzberg que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. O objetivo era entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho.
      c) O que é a Hierarquia de Necessidades de Maslow (Pirâmide de Maslow)? A Hierarquia deNecessidades de Maslow, ou Pirâmide de Maslow, é uma teoria sobre as motivações humanas. Abraham Maslow acreditava que toda ação humana é motivada por uma ou várias necessidades 
      d) Teoria da Equidade é a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos, demonstrando harmonia e equilíbrio. Geralmente 
      e) A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento (behavioral sciences approach), o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores (Teorias Clássica, das Relações Humanas e da Burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo. 

     

     

  • Gabarito: D

    a) Teoria da Expectativa/Victor Vroom= receber algum retorno com o conhecimento adquirido
    b) Teoria dos Dois Fatores/Frederick Herzberg. = fatores motivacionais e fatores higiênicos 
    c) Teoria da Hierarquia das Necessidades/Maslow = entre 5 necessidades uma tem que ser satisfeita para passar para a seguinte
    d) Teoria da Equidade/J. Stacy Adams = receber tratamento adequado de acordo com o valor de cada funcionário.  
    e) Teoria Comportamental/ Herbert Alexander Simon = estimulo resposta