SóProvas


ID
2306104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de aspectos de planejamento nas organizações, julgue o item subsequente.

O pressuposto central do balanced scorecard é a relação de causa e efeito hipotetizada entre suas dimensões, objetivos e ações para que haja retorno de valor ao acionista ou aos stakeholders.

Alternativas
Comentários
  • Traduzindo a assertiva: O principal motivo do BSC é a sua capacidade de gerar resultados que agreguem valor aos acionistas e demais stakeholders (clientes, fornecedores, empregados). 

     

    Pois bem, sabe-se que o BSC contém 4 perspectivas (Financeira, Cliente, Processos internos, Perspectivas de aprendizado e crescimento), cada uma dessas perspectivas envolve a geração de valor para uma área específica. 

  • Umas das críticas do BSC é que as suas relações de causa e efeito são muito vagas. Não entendi!

  • Perspectivas no BSC - Fonte Wikipedia

    O BSC decompõe a estratégia de uma maneira lógica, baseando-se em relações de causa e efeito, vetores de desempenho e relação com fatores financeiros.

    É decomposto em objetivos, indicadores, metas e iniciativas, nas quatro dimensões de negócio:

    Financeira;

    Clientes;

    Processos internos;

    Aprendizado e crescimento.

     

     

    O Mapa Estratégico


    Busca estabelecer uma relação de causa e efeito que conecta os resultados desejados com os seus vetores, e impulsionadores, ou temas - que podem levar ao resultado pretendido. Estas relações buscam tornar claros os vínculos mais significativos das relações estabelecidas entre os objetos centrais localizados em cada perspectiva do BSC. As relações de causa e efeito podem ser claramente identificadas pelas setas do mapa. 

     

    Neste mapa estratégico, na ordem tradicional, de cima para baixo, seria: perspectiva financeira, clientes, processos internos, e, tendo o elo final do seu processo na perspectiva de aprendizagem e crescimento: ver imagem no link: http://www.isdbrasil.com.br/artigos/img/artigo_excelencia_05.gif

     

  • Kaplan e Norton (2004) ainda ressaltam que a complexidade do gerenciamento das organizações de hoje exige que os gerentes tenham condições de visualizar o desempenho da empresa sob quatro importantes perspectivas:

    Perspectiva financeira (Como parecemos para os acionistas?): Estes indicadores mostram se a implementação e a execução da estratégia da empresa estão contribuindo para a melhoria dos resultados. As metas financeiras típicas se relacionam com a rentabilidade, o crescimento e o valor para os acionistas.

    Perspectivas dos clientes (Como os clientes nos vêem?): O Balanced Scorecard exige que os gerentes traduzam a declaração de missão ampla sobre os serviços aos clientes em indicadores específicos que reflitam os fatores efetivamente importantes para eles. O interesse dos clientes tende a enquadrar-se em quatro categorias: prazo, qualidade, desempenho e serviços, e custo. Para implementar o Balanced Scorecard, as empresas precisam definir metas de prazo, de qualidade e de desempenho e serviços, para depois converter essas metas em indicadores específicos.

    Perspectiva interna da empresa (Em que devemos ser excelentes?): Estes indicadores devem refletir os processos organizacionais que exercem o maior impacto sobre a satisfação do cliente – fatores que, por exemplo, afetam a duração dos ciclos, a qualidade, a habilidade dos empregados e a produtividade. As empresas também devem empenhar-se em identificar e mensurar suas competências essenciais, as tecnologias críticas necessárias a assegurar a liderança de mercado contínua. Além disso, é preciso que definam os processos e competências em que serão excelentes e especifiquem os respectivos indicadores.

    Perspectiva de inovação e aprendizado (Seremos capazes de continuar melhorando e criando valor?): A capacidade da organização de inovar, melhorar e aprender se relaciona diretamente com o valor da empresa. Ou seja, apenas mediante a capacidade de lançar novos produtos, criar mais valor para os clientes e melhorar continuamente a eficiência operacional a empresa será capaz de ingressar em novos mercados e de aumentar suas receitas e margens – em suma, crescer e assim aumentar o valor para os acionistas. Algumas empresas, além dos indicadores de inovação nos produtos e processos, definem também metas de melhorias específicas nos processos existentes.

    Conforme Kaplan e Norton (1997), essas quatro perspectivas, quando olhadas como um todo, permitem uma visão completa da estratégia e “contam a história da estratégia” em uma estrutura claramente compreensível. Estas perspectivas são integradas por relações de causa e efeito. A direção geral de causalidade é no sentido da última perspectiva, inovação e aprendizado, para a primeira, financeira. Ou seja, a capacitação da organização permite melhorar seus processos que, por sua vez, satisfazem mais aos clientes e, por isso, proporcionam melhores resultados financeiros.

    AUTORES:Sandra Soares e Igor veloso

  • A relação de causa é o pressuposto central do funcionamento do BSC? Sim.

    Essa relação se dá entre suas dimensões ou perspectivas, objetivos e ações? Sim.

    Tem como finalidade gerar retorno para o acionista e outros stakeholders? Sim (Aqui a questão queria confundir um pouco separando acionistas de stakeholders, mas esse último retirou a restrição do primeiro).

  • Gabarito: Correto.



    Questão perfeita. Vejam essa literauta com exemplos criados por mim pra elucidar de forma bem simples e prática:

     

    " Nas palavras dos seus criadores o balanced scorecard “deve identificar e deixar explícita a sequência de hipóteses sobre as relações de causa e efeito entre as medidas de resultado e os condutores da performance daqueles resultados. Cada medida selecionada para um balanced scorecard deve ser um elemento em uma corrente de relações de causa e efeito, que comunica o significado da estratégia da unidade do negócio para a organização”[i]. O que eles querem dizer com isso professor? Basicamente, que uma medida ou uma perspectiva é um resultado (efeito) e um elemento (causa) ao mesmo tempo. Vamos imaginar de forma prática. Imagine que você compre um livro pela internet e este livro chegue na sua casa antes do prazo. Quando recebido você ficou extremamente satisfeito, certo? Esta satisfação é uma medida da perspectiva de clientes. Agora vamos repensar. A agilidade na entrega do produto, toda essa ótima performance logística, faz parte de uma medida da perspectiva de processos internos, ou seja, os processos logísticos (perspectiva de processos internos) foram a causa da satisfação dos clientes (perspectiva de clientes), e a satisfação dos clientes foi resultado (consequência) da logística. Esquematizando: Processo interno (causa), clientes (resultado). Agora vamos repensar de outra forma, mas usando o mesmo exemplo. Você, ao receber o livro, ficou tão satisfeito com a entrega que resolveu comprar mais dois livros, gerando assim uma maior lucratividade para a empresa de livros. Acho que já repararam né? A perspectiva clientes, que antes era vista como resultado (efeito) agora serve como causa para a perspectiva financeira, já que o aumento da lucratividade teve como causa a satisfação dos clientes. Esta análise sistemática é que deve ser bem compreendida, pois Kaplan e Norton não tinham como interesse criar uma mera coletânea de indicadores, mas sim criar métodos de alinhar as estratégias da empresa com seus objetivos.

     

    [i] KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. estratégia em ação - balanced scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997, p. 31."

     

    Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.

  • CERTO

     

     

    O BSC é uma espécie de ciclo virtuoso que encadeia melhorias nos aspectos chave da organização. Portanto, seu pressuposto central é a causalidade entre as dimensões, que faz "girar a roda", gerando valor para os stakeholders (quem produz e quem consome) e aos investidores

  • Comentário perfeito do Thiago de Luca
  • Acho que vou ter que adquirir o livro do Thiago Lucas
  • Comentário da Ana Carolina bem completo!

  • Características do BSC:

    "TRADUÇÃO DA VISÃO: traduz a estratégia em guias operacionais por meio de suas perspectivas e relações de causa e efeito, criando o mapa estratégico."

     

    Ponto dos Concursos

  • As quatro perspectivas do Balanced Scorecard também podem auxiliar a empresa, conforme Filho (2005) a perspectiva financeira tem a função de mostrar se as escolhas estratégicas que foram implementadas estão gerando um aumento do valor econômico agregado, para que assim possa gerar maior valor de mercado e propiciar um aumento da riqueza dos acionistas e stakeholders.

     

    Fonte: Balanced Scorecard como instrumento do desempenho organizacional / BRUNA ELISA PERECIN e  JÉSSICA SILVA PIAZZ

  • Balanced Score Card (BSC) - de Kaplan e Norton
     * Indicadores balanceados de desempenho
     * 4 principais perspectivas:
            1. Financeira (ou fiduciária, se pública)
            2. do cliente
            3. dos processos internos
            4. da inovação

  • Na visão dos autores, o BSC deveria ser mais do que uma coleção de indicadores críticos. Desta forma, o BSC deve incorporar uma série de relacionamentos de causa e efeito e uma mistura de indicadores de desempenho e os vetores que levam a estes desempenhos.
    Desta forma, uma melhora nos indicadores de aprendizado e crescimento, por exemplo, levaria a uma melhora dos indicadores de processos internos.

    O gabarito é questão certa.

     

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó

  • Balanced Scorecard - ferramenta que FICA pro CRESCIMENTO

    Financeira

    Processos Internos 

    Clientes

    Apredizado

    CRESCIMENTO

     

    O modelo BSC é um instrumento que expõe as estratégicas organizações através de um mapa alinhado aos objetivos e medidas de desempenho. Dessa maneira, este mapa é organizado, conforme mencionado anteriormente, de acordo com quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. 

     

    Segundo Kaplan e Norton (2000), o mapa estratégico do Balanced Scorecard explicita a hipótese da estratégia, e cada indicador se converte em parte integrante de uma cadeia lógica de causa e efeito que conecta os resultados almejados da estratégia. O mapa estratégico descreve o processo de transformação de ativos intangíveis em resultados tangíveis para os clientes e, por conseguinte, em resultados financeiros. Essa ferramenta fornece aos executivos um referencial para a descrição e gerenciamento da estratégia.

     

    fonte: https://blog.luz.vc/como-fazer/mapa-estrategico-bsc/

    fonte: https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/administracao-geral-para-mpu-parte-9

  • O BSC foi proposto por Robert S. Kaplan e David P. Norton em 1992 como um modelo de medição de desempenho ou de gestão estratégica, cuja principal característica é a relação de indicadores financeiros e não-financeiros, explicitando as relações causa-efeito entre seus indicadores de forma sistêmica.

     

    É uma ferramenta que busca integrar e relacionar os elementos, objetivos e perspectivas que geram valor ao longo do tempo e que refletem a própria estratégia da organização. De acordo com Kaplan e Norton (1997), o nome Balanced Scorecard (BSC) reflete o balanço estabelecido entre objetivos de diferentes naturezas:

     

    curto e longo prazo;

    financeiros e não financeiros;

    indicadores lagging e leading; e

    perspectivas de desempenho interno e externo.

     

    Comentário Adriel Sá.

  • Certo

     

    Outra questão ajuda a responder, vejam:

     

    Q110717 Administração Geral   Balanced Scorecard,  Gestão Estratégica

    Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: ABIN Prova: Oficial Técnico de Inteligência – Área de Planejamento Estratégico

     

    Julgue o  item  que se segue, a respeito de qualidade total, reengenharia e balanced scorecard (BSC).

     

    A integração do BSC de uma organização à sua estratégia pode ser alcançada a partir da análise das relações de causa e efeito, dos vetores de desempenho e das relações entre seus fatores financeiros e suas dimensões e medidas.

    Certo.

  • GAB:CERTO

    Pra quem ainda está em dúvida sobre a questão mesmo após os comentários dos colegas,vejam o comentário da professora.

  • Prezados, o BSC também é Causa e Efeito. Acredito que se confundiram com ISHIKAWA.         GABARITO CORRETO 

     

    o Balanced Scorecard analisa de forma bem mais completa a estrutura organizacional e mostra em quatro perspectivas básicas o mapa estratégico de uma organização: perspectiva Financeira, Perspectiva de Clientes, Perspectiva de processos internos e perspectiva de Aprendizado e crescimento, todas interligadas em uma relação causa e efeito.

     

    Vejam um exemplo:

    (CAUSA)  Um conjunto de fatores que resultaram no aumento das vendas.

    em consequência a equipe está vendendo mais. (EFEITO) 

     

     Ilustrado na Figura 4. Kaplan e Norton (1997, p.30)


    (PDF) Relações de Causa e Efeito no Diagrama da Estratégia do Balanced Scorecard. Available from: https://www.researchgate.net/publication/279948710_Relacoes_de_Causa_e_Efeito_no_Diagrama_da_Estrategia_do_Balanced_Scorecard [accessed Sep 28 2018].

     

    Muita Saúde e Paz.  

     

    "Aprecie o que tem, sem se comparar com os demais, e lute por aquilo que deseja.

           Faça por merecer o que tanto quer, e a recompensa será admirável.

  • Esse Neto JQN  só sabe  falar : A professora ja disse ! Aff... kkkkkkkk

  • Nao entendi, " retorno aos acionistas ou stakeholders ?

    Acho que só eu nao consegui interpretar essa questão

  • O pressuposto central do balanced scorecard é a relação de

    causa e efeito hipotetizada entre suas dimensões, objetivos

    e ações para que haja retorno de valor ao acionista ou aos

    stakeholders.

    Sobre essa questão, minha dúvida é a última parte. Não sou assinante, não tenho acesso ao comentário do professor

    se alguém puder me explicar agradeço. Pois no meu entendimento seria para que houvesse retorno ao acionista "e" aos atores envolvidos, e não "ou"

  • O mapa estratégico é um diagrama que ilustra a relação de causa e efeito que existe entre os objetivos estratégicos de uma organização.

    A partir do mapa estratégico consegue-se identificar como o conjunto de objetivo estratégico conduz ao retorno de valor ao acionista (perspectiva financeira).

    Note que o enunciado não está limitando o BSC à perspectiva financeira, o que estaria errado. O enunciado descreve que as relações de causa e efeito demonstram como é criado valor ao acionista e isso, de fato, ocorre por meio do mapa estratégico.

    Gabarito: CERTO