SóProvas


ID
2306134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item que se segue, referente à gestão de pessoas nas organizações.

As análises de cargos e de tarefas consistem na identificação dos principais requisitos funcionais e características comportamentais que sustentam a realização das atividades previstas nos postos de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Análise de Cargos e Tarefas não identifica características comportamentais.

    Na análise , é descrito quais as atribuições do cargo, quais as tarefas, suas responsabilidades, quem são seus superiores hierárquicos , quem são seus subordinados ( ... ).

     

  • A análise de cargos, também chamada de especificação de cargos, significa detalhar o que o cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades  e capacidades, para que possa desempenhá-lo adequadamente. 

    Fonte: Andréia Ribas e Cassiano Salim, pág 107.

  •  >>As descrições de cargos relacionam as tarefas, os deveres as responsabilidades do cargo, enquanto as especificações de cargos se preocupam com os requisitos necessários ao ocupante.

    >>O ocupante do cargo deve ter características pessoais compatíveis com as especificações do cargo, enquanto o papel a desempenhar, será o conteúdo do cargo registrado na descrição.

    ERRADO.

  • Descrição de cargos – é o processo que em suma, visa enumerar o conjunto de tarefas, atribuições e funções realizadas pelo colaborador em determinado cargo. Seria representar por escrito o que se realiza no dia a dia.

    Descrever um cargo, é também evidenciá-lo no organograma da organização, definindo sua posição e a quem deve prestar responsabilidade, ou seja, quem é seu supervisor. É também relacionar as tarefas, os deveres e responsabilidades do cargo.

    Análise de Cargos - enquanto a descrição de cargos se preocupa com o conteúdo, que faz, quando faz, como faz e por que faz, a análise estuda e determina os requisitos qualitativos para desempenhar a função, ou seja, as responsabilidades envolvidas, o grau de instrução, a capacidade de desenvolvimento. Ela se concentra em quatro requisitos: Mentais, fisícos, de responsábilidade e condições de trabalho.

    Descrever e analisar cargos é também o caminho para se definir a remuneração do colaborador, pois à partir dele temos o conhecimento do que está sendo realizado, como deve ser realizado e quem deve realizar, assim sendo, avalia-se um justo valor para tais exercícios, levando em consideração sempre o grau de complexidade, conhecimento exigido e ambiente de trabalho.

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/descricao-e-analise-de-cargos/45686/

  • Gab. ERRADO

     

    Trata-se de DESCRIÇÃO DE CARGOS

     

    Análise de Cargos: Estuda e determina os requisitos qualitativos para desempenhar a função - responsabilidades e condições de trabalho. (Foca os requisitos que um cadidato deve ter para ocupar o cargo)

     

    Descrição de Cargos: Se preocupa com o conteúdo (O que faz, quando faz, como faz e por que faz) - (Foca o conteúdo do cargo)

     

    #DeusnoControle

  • Descrição e Análise de Cargos

     

    Segundo PONTES, (2001, p. 41)  É a função, o agregado de tarefas atribuídas a cada indivíduo na organização. 

    Segundo CHIAVENATO (2000, p. 11)  A análise de um cargo e sua descrição são formas de ajudar na contratação de empregados dentro do perfil desejado, atendendo às necessidades das atividades que o empregador deseja. 

    Segundo PASCHOAL (1998, p. 13)  Administração de Cargos e Salários é uma especialização dentro da função Recursos Humana que, por sua vez, é uma especialização dentro da administração. 

    Devido à divisão do trabalho e à consequente especialização funcional, as necessidades básicas de recursos humanos para a organização - seja em quantidade, seja em qualidade - são estabelecidas através de um esquema de descrição e especificação de cargos. As descrições de cargos relacionam as tarefas, os deveres as responsabilidades do cargo, enquanto as especificações de cargos se preocupam com os requisitos necessários ao ocupante.

    Assim, os cargos são preenchidos de acordo com essas descrições e especificações. 

    O ocupante do cargo deve ter características pessoais compatíveis com as especificações do cargo, enquanto o papel a desempenhar, será o conteúdo do cargo registrado na descrição. 

    Geralmente, a descrição do cargo relata impessoalmente o conteúdo do cargo, enquanto as especificações do cargo fornecem a percepção da organização a respeito das qualificações humanas desejáveis para o trabalho, expressas em termos de educação, experiência, iniciativa etc. 

    Quando os cargos são projetados e desenhados à revelia do órgão de ARH, na grande maioria das organizações, resta então, saber como foram projetados e desenhados pelos outros órgãos. 

    Em outros termos, é preciso descrever e analisar os cargos para se conhecer seu conteúdo e especificações, para se poder administrar os recursos humanos neles aplicados. Assim, quando o desenho dos cargos já está feito há muito tempo, o problema é conhecê-lo em sua totalidade. A descrição e análise de cargos são o melhor caminho para isso.

     

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/descricao-e-analise-de-cargos/24293

     

    GABARITO, ERRADO.

  • Gente, admito que ainda não consegui achar o erro da questão, mas encontrei uma conceituação que julguei pertinente compartilhar aqui:

     

    DESCRIÇÃO DE CARGOS: O formato comum de uma descrição de cargos inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. Ela é narrativa e expositiva e se preocupa com os aspectos intrínsecos do cargo, isto é, com o seu conteúdo. Feita a descrição, vem a análise de cargos.

     

    ANÁLISE DE CARGOS
    Esta aborda os aspectos extrínsecos do cargo, isto é, quais os requisitos o ocupante deve possuir para desempenhar o cargo.
    Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita a partir da descrição do cargo. 

     

    http://cursosnocd.com.br/recursos-humanos/descricao-e-analise-de-cargos.htm

  • Jesus misericórdia !

    De 20 acertei 2 ... =(

     

  • Força THAILLES.

  • Gabarito: ERRADO.

     

    Vamos lá "abiguinhos", de maneira bem simples dá para entender as diferenças entre ANÁLISE e DESCRIÇÃO de cargos:

     

     

    DESCRIÇÃO DE CARGOS: está relacionada ao cargo em sí. Diz respeito às  responsabilidades do cargo. É referente às TAREFAS

     

    ANÁLISE DE CARGOS: está relacionada ao ocupante do cargo (PESSOA). Diz respeito às habilidades, às capacidades e aos conhecimentos exigidos do indivíduo.

  • análise de tarefas seria descrição do cargo, logo nesse item invalidou a questão.

  • Força Thailles!
    :(

  • Forçaaa Thailles estamos todos juntos nessa jornada!

    Bom estudo pra todos!

  • Ao meu ver, essa é uma questão passível de ser anulada. 

    No base nos comentários, percebe-se que analise do cargo está relacionada com o indivíduo que irá ocupá-lo; quanto descrição do cargo está relacionada com o conteúdo e as tarefas. Ok. 

    Quando a questão diz: "As análises de cargos (indivíduo) e de tarefas (cargo) consistem na identificação dos principais requisitos funcionais (cargo) e características comportamentais (do indivíduo)... torna a questão correta. O examinador relacionou os dois conceitos. 

  • Essa pergunta está com a macaca!

  • CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS ADVÊM DA ANÁLISE DE DESEMPENHO, POR ATRIBUIR A DISCIPLINA COMO ELEMENTO EM ANÁLISE.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • É assim mesmo, Thailles. Depois vc vai pegando o jeito, mas tem que persistir.

  • Para a CESPE, ANÁLISE DE TAREFAS = DESCRIÇÃO/DESENHO DO CARGO.

  • Análise de Cargos - enquanto a descrição de cargos se preocupa com o conteúdo, que faz, quando faz, como faz e por que faz, a análise estuda e determina os requisitos qualitativos para desempenhar a função, ou seja, as responsabilidades envolvidas, o grau de instrução, a capacidade de desenvolvimento. Ela se concentra em quatro requisitos: Mentais, fisícos, de responsábilidade e condições de trabalho.

  • Análise: é uma informação do que o ocupante do cargo faz e os conhecimentos, habilidades e capacidades que ele precisa para desempenhar o cargo adequadamente. A diferença entre descrição do cargo e análise do cargo: descrição do cargo focaliza o conteúdo do cargo (o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz), a análise de cargo procura determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito.

    PROF. WENDELL LÉO, PG. 71

     

    ANÁLISE= TRABALHO PRESENTE PARA UM RESULTADO FUTURO.

  • A "PROFESSORA" não identificou o erro da questão de maneira clara e objetiva. Não reescreveu a questão com a redação correta. Transpareceu não ter domínio do conteúdo por ter CLARAMENTE LIDO a resposta em suas anotações.  

  • Essa professora é a coisa mais errada que tem nesse site! Pelamoor... já passou da hora né, QConcursos?!

  • "As análises de cargos e de tarefas consistem na identificação dos principais requisitos funcionais" ok

     "e características comportamentais" você não!

    "que sustentam a realização das atividades previstas nos postos de trabalho." ok

    Gabarito -> errada!

  • Tirado do Livro "Recursos Humanos, O capital Humano das Organizações" CHIAVENATO 2009

    Em geral, a análise de cargos concentra-se em quatro áreas de requisitos quase sempre aplicadas em qualquer tipo ou nível de cargo:

    1.Requisitos Mentais

    2. Requisitos Físicos

    3 Responsabilidades Envolvidas

    4Condições de Trabalho

  • As análises de cargos e de tarefas consistem na identificação dos principais requisitos funcionais e características comportamentais que sustentam a realização das atividades previstas nos postos de trabalho. ( o erro está em dizer requisitos funcionais e caracteristicas comportamentias que sustentam a realização das atividades. quando na verdade, a analise de cargos se volta para os requisitos físicos e mentais que a pessoa deve possuir. A analise de cargo não identifica os requisitos funcionais, mas os requisitos fisicos e mentais que a pessoa deve possuir para estar em um determinado cargo.

    Errada.

    A descrição de cargo vem primeiro. Descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como faz, sob quais condições faz e por que faz. A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. Ela define o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faz e por que  faz. 

    A descrição do cargo relaciona de maneira breve as tarefas, os deveres e as responsabilidades do cargo.

    Analisar um cargo siginifica detalhar o que o cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades, para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita a partir da descrição do cargo.

    Enquanto a descrição de cargo focaliza o conteúdo do cargo ( o que ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz), a analise do cargo procura determinar os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito.

    Assim, a análise de cargos preocupa-se com as especificações do cargo em relação ao ocupante que deverá preenchê-lo, analisando os seguintes fatores ,segundo chiavenato: Requisitos mentais, requistos fisicos, responsabilidades, condições de trabalho.

     

    livro GP, Andréa Ribas e Cassiano Salim

  •  

    Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise de cargos procura determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito. E também se se preocupa com as especificações do cargo em relação ao ocupante que deverá preenchê-lo.

     

     

  • As análises de cargos e de tarefas consistem na identificação dos principais requisitos funcionais e características comportamentais que sustentam a realização das atividades previstas nos postos de trabalho.

    Acredito que o erro da questão esteja em dizer que a análise de cargos e análise de tarefas estejam ligados a características comportamentais e a requisitos funcionais. 

    -O requisito funcional representa o quê  algo faz, em termos de tarefas e serviços ( isso está ligado à descrição de cargos)

    -características comportamentais que sustentam a realização das atividades previstas nos postos de trabalho ( isso sim está ligado à análise de cargos)

  • Os dois comentários mais curtidos falam basicamente de coisas diametralmente opostas. O primeiro fala que na análise de cargos, leva-se em consideração as tarefas, o segundo fala que não.

     

    Alguem me explica esse tópico análise e descrição, pois to sofrido nisso.

  • cansado de apanhar dessa disciplina

  • De maneira geral:

    A DESCRIÇÃO do cargo relaciona de maneira breve as tarefas, os deveres e as responsabilidades do cargo.

     

    A ANÁLISE de cargo é feita a partir da descrição do cargo, que significa detalhar o que o cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades.

     

    Embora as duas coisas estejam ligadas, a diferença é que, enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo cargo (o que o coupante faz, quando faz, como faz e porque faz), a análise de cargos procura determinar os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir.

    Livro da Andréia Ribas

     

    O que eu entendi é que Tarefa entra na DESCRIÇÂO e não na ANÁLISE.

     

    Se não for isso alguém nos diga por favor.

  • A descrição é o levantamento dos
    aspectos intrínsecos (conteúdo do cargo, ou seja, as tarefas, atribuições e responsabilidades) e a
    análise é o levantamento dos aspectos extrínsecos (requisitos que o cargo exige de seu ocupante, ou
    seja, os conhecimentos, habilidades, experiência, aptidões, etc.)

    Andréia Ribas

    Ou seja, o erro da questão é afirmar que a identificação dos principais requisitos funcionais é uma função da análise de cargos.

  • Essa questão trata da identificação dos requisitos funcionais (descrição de cargos), mas também trata da análise nas “características comportamentais”. Pensando simplesmente dessa forma, o gabarito seria Errado, mas existem outras vertentes que aceitam que a descrição está dentro de análise de cargos.

    Então meu povo, PARA O CESPE, essa útlima premissa não acontece.

    Portanto, SEPAREM: análise é uma coisa e descrição é outra.


    E gente, RESPONSABILIDADE, para o Cespe, está dentro de análise de cargos. Vejam essa questão:

    A verificação de requisitos fÍsicos e mentais, das responsabilidades envolvidas no desempenho do trabalho e das condições de trabalho é realizada na fase de análise de cargos.(CESPE/TCE-PA/Auditor – Adinistrativa – Administr./2016)

    Gab: C

  • Cada um diz uma coisa, o CESPE ( corrupto ) diz o que quer e no fim só Deus na causa.

  • As análises de cargos e de tarefas consistem na identificação dos principais requisitos funcionais e características comportamentais que sustentam a realização das atividades previstas nos postos de trabalho. (Errada)

     

    Os requisitos funcionais estão relacionado ao conteúdo e as responsabilidades do cargo, ou seja, relaciona-se o que o ocupante faz, como faz, sob quais condições e por que faz. Conceito da "Descrição de Cargos".

     

    Já a "Análise de Cargos" não está relacionada ao cargo, mas sim aos requisítos físicos e mentais que o ocupante do cargo deve possuir (O que é preciso para realizar o trabalho?). Alguns exemplos: requisitos mentais (aptidões, iniciativa, etc), requisitos físicos (esforço, concentração visual ou mental, destrezas ou habilidades, etc), responsabilidades, condições de trabalho, etc. 

     

    Acrescentando, existe também a "Análise das Pessoas", a qual é realizada através do levantamento de necessidades de aprendizado com a finalidade de identificar alguma deficiência para planejar um treinamento/ desenvolvimento de pessoas/ grupos/ equipes. 

     

    Esses são entendimentos que formulei com materiais do estratégia concursos junto com comentários aqui do QC.

     

     

     

  • O item está ERRADO.

     

    A questão trata, basicamente, da diferença entre descrição de cargos e análise de cargos.

     

    Descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como faz, sob quais condições faz e por que faz. A descrição de cargo é um retrato sim­plificado do conteúdo e das principais responsabili­dades do cargo. Ela define o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz. Feita a descrição, vem a análise de cargos.

     

    Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimen­tos, habilidades e capacidades para que possa de­sempenhá-lo adequadamente. A análise é feita a partir da descrição do cargo.

     

    Em suma:

     

    Descrição de cargos: processo de enumeração das tarefas que compõem um cargo, ou seja do conteúdo do cargo - aspectos intrínsecos do cargo.

     

    Análise de cargos: processo de identificação dos requisitos/exigências que o cargo solicita ao seu ocupante - aspectos extrínsecos do cargo.

     

    Assim, desmembrando o item, temos:

     

    As DESCRIÇÕES de cargos e de tarefas consistem na identificação dos principais requisitos funcionais que sustentam a realização das atividades previstas nos postos de trabalho

     

    As ANÁLISES de cargos e de tarefas consistem na identificação de características comportamentais que sustentam a realização das atividades previstas nos postos de trabalho.

     

    Prof. Adriel Sá.

  • Rapaz, que surra nessa prova, pqp

  • Tenho um histórico de erros e acertos nessas questão : / 

    Mas dentre os comentários, e especificamente para compreender essa questão, gostei dessa do prof. Adriel Sá: 

    As DESCRIÇÕES de cargos e de tarefas consistem na identificação dos principais requisitos funcionais que sustentam a realização das atividades previstas nos postos de trabalho

    As ANÁLISES de cargos e de tarefas consistem na identificação de características comportamentais que sustentam a realização das atividades previstas nos postos de trabalho.

     

     

  • OBS.: Pessoal quanto aos comentários da prof. Karen, eu já fiz reclamação no QC no canal de atendimento e também já me manifestei na pag. do facebook do QC. O QC não olha os comentários aqui. É preciso que todos os insatisfeitos se manifestem nos canais apropriados, principlamente facebook. Na minha opinião estamos totalmente desassistidos na área de ADM, GP e inclusive AFO, com o prof. Claúdio Alves. Com todo respeito, devem ser profissionais bons, mas não para a área de concursos. Vamos fazer essa pressão aí gente, mesmo os que não são assinantes, porque compartilhamos informações, uns ajudando aos outros. 

  • DESCRIÇÃO --> Requisitos funcionais do CARGO


    ANÁLISE --> Características comportamentais do OCUPANTE



    "As análises de cargos e de tarefas consistem na identificação dos principais requisitos funcionais e características comportamentais que sustentam a realização das atividades previstas nos postos de trabalho."

  • ACREDITO QUE EXISTEM 2 ERROS NA QUESTÃO:

     

    1- ANÁLISE DE CARGOS e ANÁLISE DE TAREFAS são processos distintos;

    2-ANÁLISE DE CARGOS não se trata da identificação dos requisitos da função, isso é feito na DESCRIÇÃO DO CARGO.

     

    As análises de cargos consistem na identificação das características comportamentais que sustentam a realização das atividades previstas nos postos de trabalho.

  • DESCRIÇÃO DE CARGO= ASPECTOS INTRÍNSECOS...( FOCALIZA O CONTEÚDO DO CARGO ) ( O QUE O OCUPANTE FAZ )

    ANÁLISE DE CAGOS= ASPECTOS EXTRÍNSECOS....( PROCURA DETERMINAR OS REQUISITOS FÍSICOS E MENTAIS QUE O OCUPANTE DEVE POSSUIR).....

  • • Descrição e análise do cargo: a descrição é o levantamento dos aspectos intrínsecos (tarefas,

    atribuições e responsabilidades do cargo) e a análise é o levantamento dos aspectos extrínsecos

    (conhecimentos, habilidades, aptidões exigidas para o ocupante do cargo).

    Andréia Ribas e Salim

  • O erro da questão está em afirmar que a análise do cargo consiste na identificação dos principais requisitos funcionais, quando na verdade o que interessa são os requisitos físicos e mentais do ocupante do cargo.

     

    Requisitos funcionais = Referente as funções do cargo (Descrição do Cargo)

    Requisitos físicos e mentais = Referente aos ocupantes do cargo (Análise do Cargo)

  • Requisitos pessoais.

  • Pessoal, se fosse retirado o "e de tarefas" e "requisitos funcionais" a questão ficaria correta? 

  • Um pouco bizarro. Se a análise de cargos inclui a análise dos CHAs, deveria incluir as atitudes, que é um conceito muito próximo a comportamento.

    E se a questão viesse assim:

    As análises de cargos e de tarefas consistem na identificação dos principais requisitos funcionais e atitudes que sustentam a realização das atividades previstas nos postos de trabalho. ?

  • Se a banca vier com ""análise de cargos" e não falar nada do ocupante (pessoas) estará ERRADA. Em regra....

  • "(...) na identificação dos principais requisitos funcionais...". [errado]

    O correto seria: "requisitos FÍSICOS e MENTAIS".

    Os requisitos funcionais, como cita a questão, são inerentes ao cargo, por isso fazem parte da descrição e não da análise de cargos.

  • Gab: ERRADO

    A meu ver, a questão se refere à descrição e não à análise de cargos.

    "tarefas, requisitos funcionais e atividades dos postos de trabalho" se referem ao cargo e não ao ocupante dele. Vejam o que diz Chiavenato.

    Analisar um cargo significa detalhar o que este exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita a partir da descrição do cargo.

    Embora sejam intimamente relacionadas, a diferença é que enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo (o que o ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz), a análise de cargos procura determinar quais são os requisitos físicos e mentais necessários ao ocupante, as responsabilidades que o cargo lhe impõem e as condições em que o trabalho deve ser feito.

    Chiavenato, pág. 190, Gestão de Pessoas, o novo papel - 4°Ed.

  • Lógico que a análise de cargos analisa os aspectos comportamentais. A análise de cargos dá base para o recrutamento indicando os requisitos que um determinado candidato deverá ter para exercer aquele cargo. Há, aos montes, em recrutamentos indicações como "iniciativa, capacidade de falar em público, dedicação, etc." Todas essas indicações são características comportamentais decorrentes da análise de cargos. Quem trabalha com vendas, por exemplo, é esperado que a pessoa seja mais extrovertida, que saiba falar em público. Já um contador que fica atrás do computador o tempo todo, isso não é necessário.

  • Gab Errado

    As análises de cargos e de tarefas consistem na identificação dos principais requisitos funcionais e características comportamentais que sustentam a realização das atividades previstas nos postos de trabalho.

    requisitos funcionais = descrição de cargo

    características comportamentais = análise de cargos.