- 
                                Gabarito Errado. O Cespe foi bem literal quanto ao conceito cobrado.   Os fundamentos de excelência, segundo o Caderno FNQ (2011), são os seguintes:
 • Pensamento sistêmico. Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
 • Aprendizado organizacional. Busca o alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio de percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.
 • Cultura de inovação. Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.
 • Liderança e constância de propósitos. Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção dos interesses das partes interessadas.
 • Orientação por processos e informações. Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações deve ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados.
 • Visão de futuro. Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazos, visando à sua perenização.
 • Geração de valor. Alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidade da organização pelo aumento de valores tangível e intangível, de forma sustentada para todas as partes interessadas.
 • Valorização das pessoas. Estabelecimento de relações com as pessoas, criando condições para que elas se realizem profissional e humanamente, maximizando seu desempenho por meio de comprometimento, desenvolvimento de competências e espaço para empreender.
 • Conhecimento sobre o cliente e o mercado. Conhecimento e entendimento do cliente e do mercado, visando à criação de valor de forma sustentada para o cliente e, consequentemente, gerando mais competitividade nos mercados.
 
- 
                                Isso aí está mais para contigencial. 
- 
                                Se alguém puder explicar mellhor.. ainda nao entendi...  
- 
                                Charlisom Marques,   É procurar o erro.  acredito que é o fato de que "flexibilidade e à capacidade de mudança das organizações" não tem a ver com pensamento sistêmico. Tá mais para resiliência ou contigência, com menciona Fabiana. 
- 
                                hmmm... eu to achando estranho porque ter um pensamento sistêmico é ter um pensamento ligado para o todo, assim como a contigência. Mas claro que a contigência faz mais sentido, já que algo ser contigencial significa que tudo é relativo e nada é absoluto... =/ continuo com dúvidas.  
- 
                                Pessoal, marquem "sugerir comentario". Pelos comentários dos colegas é uma questão polêmica. 
- 
                                Gabarito errado. Resumidamente, temos: 
 Pensameto Sistêmico: o valor produtivo do todo é maior que a soma individual das partes (sinergia); através de deferentes caminhos, conseguem-se alcaçar os mesmos objetivos; integração de todos os elementos envolvidos,
   Pensamento Situacional/Contigencial: flexibilidade e à capacidade de mudança das organizações, em tempo hábil, para novas demandas das partes interessadas e alterações no ambiente; Fonte: facebbok.com/admfederal 
- 
                                PENSAMENTO SISTÊMICO  Reconhecimento das relações de interdependência e consequências entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.    ADAPTABILIDADE  Flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.    FNQ - MEG 2016 PG8 
- 
                                Pensamento sistemico é a utilização de todos os componentes envolvidos dentro e fora da organização para que haja um sistema que impulsionara a melhoria. Entendo que aqui o foco será a sinergia de todos os envolidos para alcançar um objetivo de melhoria. No entanto o que a questão propos foi que o ambiente interno  da instituição se flexibilizasse para se adaptar ao ambiente externo, creio que essa seria a definição da teoria do contigenciamento. 
- 
                                Gabarito: Errado A questão informou as caracterisca da teoria contingencial e não da sistêmica. As palavras chaves para identificar a teoria sistêmica são as seguintes:   * Sistema é um conjunto ou combinação de partes, formando um todo complexo ou unitário. * Sistemas existem dentro de sistemas; * Sistemas abertos; * Tem um objetivo ou propósito; * As partes são interdependentes; *  Organização é vista como um sistema vivo: orgânico; * Comportamentos não determinísticos e probabilistico; *  Holismo: o sistema só pode ser explicado em sua globalidade; * Sinergia: o todo é maior que a soma das partes.     Teoria Contigencial  Ênfase no ambiente e  na tecnologia, incerteza e complexidade - tudo depende. Não existe a melhor maneira de se organizar: depende da situação interna, do ambiente, da tecnologia, tarefa, tipos de pessoas e tamanho organizacional.      
- 
                                
                            
- 
                                Pensamento sistêmico: É uma disciplina de aprendizagem. Por meio dela, as pessoas aprendem melhor compreendendo a interdependência e a mudança para lidar eficazmente com as forças que produzem efeitos em suas ações. Pensamento sistêmico é baseado na retroação e na complexidade. Trata-se de mudar sistemas na sua totalidade e não mudar apenas os detalhes. 
 (Chiavenato)
 
- 
                                A questão trata dos 8 Fundamentos de Exelência proposto pelo FNQ, como a colega Dayse e Vanessa já explicou. Não tem nada haver com contigência, não ''pirem''.  
- 
                                NÃO SE TRATA DA ABORDAGEM SISTÊMICA, E SIM DA ABORDAGEM CONTIGENCIAL.   ABORDAGEM SISTÊMICA: FOCO NO SISTEMA COMO UM TODO. EXPANCIONISMO, SINTÉTICO, TELEOLÓGICO, SISTEMA COMPLEXO, RELAÇÃO DE INTERDEPENDÊNCIA, SISTEMA ORGÂNICO.   ABORDAGEM CONTIGENCIAL: FOCO NO AMBIENTE (variável, externo e independente) FOCO NA TECNOLOGIA (variável, interno e independente). ALTA ADAPTABILIDADE ÀS MUDANÇAS.   ISSO RESULTA NOS 8 FUNDAMENTOS DE EXCELÊNCIA, PORQUE A ABORDAGEM CONTIGENCIAL POSSUI UM CARÁTER INTEGRADOR, OU SEJA, ABSORVE TODAS AS TEORIAS.       1 PENSAMENTO SISTÊMICO
 Compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.
 
 2 APRENDIZADO ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO
 Busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.
 
 3 LIDERANÇA TRANSFORMADORA
 Atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e suas partes interessadas, no curto e longo prazos - mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização; explorando as potencialidades das culturas presentes; preparando líderes e pessoas; e interagindo com as partes interessadas.
 
 4 COMPROMISSO COM AS PARTES INTERESSADAS
 Estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos.
 
 5 ADAPTABILIDADE
 Flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil, frente a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.
 
 6 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
 Compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente.
 
 7 ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS
 Reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, de forma a agregar valor para a organização e as partes interessadas.
 
 8 GERAÇÃO DE VALOR
 Alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas as partes interessadas.
         GABARITO ERRADO 
- 
                                ERRADO   Corrigindo.....   A ADAPTABILIDADE, um fundamento da excelência da qualidade, se refere à flexibilidade e à capacidade de mudança das organizações, em tempo hábil, para novas demandas das partes interessadas e alterações no ambiente.     "Pensamento Sistêmico : Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo." - Rodrigo Rennó (2013)     FONTE: PDF - Modelo de excêlencia em gestão 
- 
                                Sistêmico. Sistemático. Tudo certinho. Zero flexibilidade. 
- 
                                O pensamento sistêmico refere-se a interdependência entre componentes da organização, sendo a sociedade seu foco. 
- 
                                É ADAPTABILIDADE e não PENSAMENTO SISTÊMICO. 
- 
                                Pensamento Sistêmico é pensar na organização como um todo, desde aquela menor atividade desenvolvida dentro da organização até aquela de maior importância para a organização. 
- 
                                Banca misturou dois conceitos distintos: 
Pensamento Sistêmico (ver o todo que a organização é e está inserida)  
e
Adaptabilidade (capacidade da organização se adequar às mudanças que a atingem).
                            
- 
                                Adaptabilidade E 
- 
                                Comentando para guardar a questão, desculpem-me os demais colegas. 
Foco, Força e Fé na Luz pois ela nos iluminará o caminho e nos guiará à vitória.
                            
- 
                                Fundamentos da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ): Mnemônico que aprendi aqui mesmo com as respectivas palavras-chave: Excelente mesmo é fazer parte do Clã do Pagod: Compromisso com as partes interessadas --> Stakeholders/interrelações Liderança Transformadora --> Ética Adaptabilidade --> Flexibilidade 
 
 Pensamento sistêmico --> Interdependência Aprendizado organizacional e inovação --> Novos patamares Geração de valor --> Resultados econômicos, sociais e ambientais Orientação por processos --> ponta-a-ponta Desenvolvimento sustentável --> Compromisso em responder pelos impactos de suas decisões e atividades 
- 
                                Gab: Errado   corrigindo a questão:   A adaptabilidade, um fundamento da excelência da qualidade, se refere à flexibilidade e à capacidade de mudança das organizações, em tempo hábil, para novas demandas das partes interessadas e alterações no ambiente. 
- 
                                So precisa entender o basico para acertar.   Nao poderia estar certo se se refere a partes interessadas. Pois, o pensamento sistêmico envolve o TODO q é maior q somas individuais.  
- 
                                Gabarito - Errado.   Adaptabilidade: flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil, frente a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto. Pensamento sistêmico: compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem. 
- 
                                  Fundamentos Gestão Pública:   1 Pensamento sistêmico - Gerenciar levando em conta as múltiplas relações de interdependência entre as unidades internas de uma organização e entre a organização e outras organizações de seu ambiente externo 2 Aprendizado organizacional - Gerenciar buscando continuamente novos patamares de conhecimento e transformando tais conhecimentos em bens individuais e, principalmente, organizacionais. 3 Cultura da inovação - Gerenciar promovendo um ambiente favorável à criatividade; isto requer atitudes provocativas no sentido de estimular as pessoas a buscarem espontaneamente novas formas de enfrentar problemas e fazer diferente 4 Liderança e constância de propósitos - Gerenciar motivando e inspirando as pessoas, procurando obter delas o máximo de cooperação e o mínimo de oposição 5 Orientação por processos e informações - Gerenciar por processos – conjunto de centros práticos de ação cuja finalidade é cumprir a finalidade do órgão/entidade – e estabelecer o processo decisório e de controle alicerçado em informações 6 Visão de futuro - Gerenciar com direcionalidade estratégica; o processo decisório do órgão/entidade deve ter por fator de referência o estado futuro desejado pela organização e expresso em sua estratégia 7 Geração de valor - Gerenciar de forma a alcançar resultados consistentes, assegurando o aumento de valor tangível e intangível, com sustentabilidade, para todas as partes interessadas. 8 Comprometimento com as pessoas - Gerenciar de forma a estabelecer relações com as pessoas, criando condições de melhoria da qualidade nas relações de trabalho, com o objetivo de que se realizem humana e profissionalmente 9 Foco no cidadão e na sociedade - Gerenciar com vistas ao atendimento regular e contínuo das necessidades dos cidadãos e da sociedade, na condição de sujeitos de direitos, beneficiários dos serviços públicos e destinatários da ação decorrente do poder de Estado exercido pelos órgãos e entidades públicos. 10 Desenvolvimento de parcerias - Gerenciar valendo-se da realização de atividades conjuntas com outras organizações com objetivos comuns, buscando o pleno uso das suas competências complementares para desenvolver sinergias. 11 Responsabilidade social -Gerenciar de forma a assegurar a condição de cidadania com garantia de acesso aos bens e serviços essenciais, tendo ao mesmo tempo a atenção voltada para a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas naturais. 12 Controle social -Gerenciar com a participação das partes interessadas; tal participação deve acontecer no planejamento, no acompanhamento e avaliação das atividades dos órgãos ou entidades públicas. 13 Gestão participativa -É o estilo da gestão de excelência que determina uma atitude que busque a cooperação das pessoas, e que reconhece o potencial diferenciado de cada um e ao mesmo tempo harmoniza os interesses individuais e coletivos, a fim de conseguir a sinergia das equipes de trabalho.     @adenilsonrutsatz