-
1900 - 1950 - Departamentos de Pessoal e de Relações Industriais: Homem considerado como máquina.
1950 - 1990 - Administração de Recursos Humanos: Desenvolvimento de subsistemas de RH; pessoas vistas como recursos vivos.
1990 - 20xx - Era da Informação: Pessoas vistas como fornecedoras de conhecimento; cultura de inovação etc.
(Ribas e Salim, 2014)
GAB: ERRADO
-
As pessoas são a principal fonte nas organizações. Ganharam destaque e valor, em meados do século XX para o XXI.
Gab. E
-
A administração surgiu com a revolução industrial e que evoluiu em 3 diferentes eras.
A era da Industrialização Clássica: 1900 - 1950. A estrutura organizacional era composta por muitos níveis hierárquicos e ela era bastante centralizada. O desenho organizacional mecanicista era o típico para esta época. É uma época marcada pela estabilidade do ambiente.
A era da industrialização neoclássica: 1950 - 1990. As organizações buscaram novos modelos estruturais para fazer face ao aumento da complexidade no ambiente, sendo a estrutura matricial a típica estrutura organizacional dessa era. As antigas teorias administrativas são questionadas e novas teorias tomam o seu lugar, dando prioridade ao enfoque sistêmico e à relativização das coisas na organização.
A era da Informação: 1990 até hoje. A tecnologia da informação e comunicação evoluiu rapidamente e trouxe diversos desdobramentos para o mundo organizacional. As mudanças se tornaram ainda mais rápidas, imprevistas, turbulentas e radicais. A complexidade do ambiente se tornou muito maior, demandando maior agilidade da organização na resposta aos imperativos ambientais. O desenho orgânico e horizontal da estrutura é tido como símbolo dessa era, pois este possibilita maior flexibilidade estrutural, melhores comunicação e interação interna e externa, e maior capacidade de adaptação, entre outros. A gestão de pessoas dessa época é mais integrada.
Prof. Carlos Xavier - Estratégia Concursos
ERRADO.
-
As pessoas são tidas como parceiros, dentro da moderna gestão de pessoas.
-
Gab. ERRADO
No século XXI as pessoas são colaboradores das organizações, nessa era tornam-se mais importantes do que qualquer outra coisa!
Lembre-se: Definições robuscadas e antiquadas é coisa passada.
#DeusnoControle
-
Resposta: Questão errada!
" Em muitas organizações, falava-se até pouco tempo em relações industriais - uma visão burocratizada que vem desde o final da Revolução Industrial e que encontrou seu auge na década de 1950. Em outras organizações, fala-se em administração de recursos humanos, em uma visão mais dinâmica que predominou até 1990. Em algumas outras organizações mais sofisticadas, fala-se agora em administração de pessoas, com uma abordagem que tende a personalizar e a visualizar as pessoas como seres humanos, dotados de habilidades e capacidades intelectuais.
No entanto, a tendência que hoje se verifica está voltada para mais além: fala-se hoje em administração com as pessoas. Administrar com as pessoas significa tocar a organização juntamente com os colaboradores e parceiros internos que mais entendem dela, dos seus negócios e do seu futuro. Uma nova visão das pessoas não mais como um recurso organizacional, um objeto servil ao mero sujeito passivo do processo, mas fundamentalmente como um sujeito ativo e provocador das decisões, empreendedor das ações, criador da inovação e agregador de valor dentro das organizações. Mais do que isso, um agente proativo dotado de visão própria e, sobretudo, de inteligência, a maior e a mais avançada e sofisticada habilidade humana."
Fonte: Livro Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações - IDALBERTO CHIAVENATO - Editora Elsevier, 3ª edição, Prefácio.
-
A gestão de pessoas moderna enfatiza uma preocupação em tratar as pessoas como parceiras, como fator estratégico de sucesso da organização.
Prof. Rodrigo Rennó
-
ERA INDUSTRIALCLÁSSICA - 1900 A 1950
PESSOAS COMO INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO E FORNECEDORES DE MÃO DE OBRA.
ERA NEOCLÁSSICA - 1950 A 1990
PESSOAS COMO RECURSOS QUE PRECISAM SER ADMINISTRADAS.
ERA DA INFORMAÇÃO - APÓS 1990
PESSOAS COMO PARCEIROS.
GABARITO ERRADO
-
Tudo o que a chamada nova gestão de pessoas não faz.
-
Gab/Errado
A Nova GP não tem o propósito centrado em administrar as pessoas como recursos organizacionais sujeitos a regras e regulamentos.
Se baseia em alguns aspectos fundamentais como:
Tratar as Pessoas como seres humanos;
Ver as Pessoas como ativadoras de recursos organizacionais;
Reconhecer as Pessoas como parceiras da organização e como Pessoas como talentos fornecedores de competências;
Por fim, uma das mais importantes ver as pessoas como capital humano.
Fonte: Fonte: Livro Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações - IDALBERTO CHIAVENATO - Editora Elsevier, 3ª edição,
-
É só pensar que hoje a gestão de pessoas é algo bem romântico ...
-
A gestão de pessoas no setor público tem passado por mudanças para atender aos novos requisitos impostos pelas transformações organizacionais e de ambiente próprias da era da informação. Nesse contexto, observa-se uma nova tendência, que considera as pessoas:
Seres humanos proativos com conhecimentos e capital intelectual próprios.
Fonte: Questão Cespe/2017.
-
.... regras e regulamentos. - lembra Teoria da Burocrácia!
O termo Gestão de Pessoas veio modificar a Administração de Recursos Humanos, uma vez que este caracterizava as pessoas apenas como recursos, comparando-as com os recursos materiais e financeiros da instituição. Todavia, o homem a partir de então, passa a ser visto como um todo; ele apresenta necessidades físicas, psicológicas, e sociais, as quais passaram a interessar a organização, já que se compreendeu que o elemento humano é o capital mais precioso dentro de uma organização empresarial. Satisfação no trabalho, interação entre as pessoas, relações pessoais, interpessoais e sociais, aspectos relacionados à motivação, entre outros, acabam traçando os rumos das pesquisas na área de relações humanas.
-
-
ERRADO
Segundo Chiavenato (2006) as pessoas eram consideradas recursos de produção na era do "Departamento de Pessoal" de 1900 a 1950.
Atualmente, a moderna gestão de pessoas considera os colaboradores como fonte de conhecimento, diferencial competitivo e etc. Assim, passa a assessorar cada vez mais outras áreas da empresa na atração e na retenção de pessoas.
-
As pessoas deixaram de ser vistas como um mero recurso ou custo da organização e passaram a ser vistas como:
1 - Seres humanos
2 - Ativadores de recursos organizacionais
3 - Parceiros da organização
4 - Talentos fornecedores de competências
5 - Capital humano
Ou seja, as pessoas são importantes para o sucesso da organização.
-
Meus amigos, o século XXI é o momento em que vivemos. Você acha mesmo que hoje as pessoas são tidas como meros recursos, com a preocupação principal sendo a sujeição a regras e regulamentos? Claro que não, né? Hoje temos a Gestão de Pessoas como parceira estratégica da organização, buscando alinhar objetivos da empresa com o objetivos pessoais e profissionais dos empregados, de forma a ambos atingirem a eficiência, eficácia, efetividade, desenvolvimento e aprendizado. Atualmente vê-se as pessoas como talentos, capazes de fornecer as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) essenciais ao alcance dos resultados. Portanto, item errado.
Gabarito: E
-
Administrar as pessoas como recursos organizacionais sujeitos a regras e regulamentos fez parte da época da industrialização clássica durante o século XX, portanto, questão errada.
Nos dias de hoje as pessoas são vistas como seres humanos proativos e inteligentes que devem ser treinados e desenvolvidos. A gestão de pessoas é centrada na liberdade e no comprometimento para motivar as pessoas.
Gabarito: ERRADO