A prevenção é quando a obra será realizada e será feitas medidas para tal atitude não causar dano ao ambiente, a precaução é a obra não ser realizada para não ter risco de causar dano ao ambiente, ou seja, a precaução é a Incerteza científica sobre o dano ambiental, já a prevenção é certeza científica, quando a opção "e"falou mesmo na ausência da certeza... ou seja incerteza.. estamos falando da precaução, espero ter ajudado
Mas vamos ao que vocês querem, nas respostas vou colocar a letra de acordo com os incisos, para facilitar o estudo, decorar, fazer colinha etc.
a) é dever do poder público garantir o acesso universal e igualitário dos trabalhadores e das trabalhadoras às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação da sua saúde.
Errado: o Texto acima fala sobre um princípio fundamental da DIGNIDADE HUMANA,
b) as ações de atenção à saúde do trabalhador devem ser previstas e desenvolvidas pelos municípios, de acordo com as necessidades e características de suas populaçõesA
Errado: Não sei se justifica a alternativa, caso não, desconsiderar: devem ser pemanente desenvolvidas pela União, Estados, Municipios e DF, além de outras fontes.(NÃO É CERTEZA)
c) a construção da atenção integral à saúde do trabalhador passa pela integração de todos os níveis de atuação do SUS, em função de sua complexidade e densidade tecnológica.
Errado: isso não é o princípio da precaução, A frase acima está falando sobre a diretriz da HIERARQUIZAÇÃO.
d) a participação dos trabalhadores é essencial nos processos de identificação das situações de risco presentes nos ambientes de trabalho e das repercussões sobre a sua saúde.
Errado: O texto acima esta falando sobre o princpio da comunidade, que é um princípio fundante do SUS
e) medidas devem ser implantadas visando prevenir danos à saúde dos trabalhadores, mesmo na ausência da certeza científica formal da existência de risco grave ou irreversível à saúde.
Correto: Só completando: A incorporação do princípio da precaução nas ações de saúde do trabalhador considera que, por precaução, medidas devem ser implantadas visando prevenir danos à saúde dos trabalhadores, mesmo na ausência da certeza científica formal da existência de risco grave ou irreversível à saúde. Busca, assim, prevenir possíveis agravos à saúde dos trabalhadores causados pela utilização de processos produtivos, tecnologias, substâncias químicas, equipamentos e máquinas, entre outros. Requer, na tomada de decisão em relação ao uso de determinadas tecnologias, que o ônus da prova científica passe a ser atribuído aos proponentes das atividades suspeitas de danos à saúde e ao ambiente.
Tentei colocar todos as alternativas detahadas, mas não tinha caracteres suficentes.
Tudo isso você encontra no informativo da política Nacional da Sáude, quem for ESTUDAR PNSST, VALE MUITOOOOOOOOOOOOOO A PENA LER ESSE INFORMATIVO,
"só peço que não desista, o seu senho esta para ser realizado" Ricardo Pádua