SóProvas


ID
2307352
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quanto aos recursos de coesão e coerência sobre o uso correto da língua, assinale a alternativa incorreta, após a leitura do texto:
“... Muitas pessoas devem ter pensado a mesma coisa. Mas ninguém fala, ninguém diz nada. Por quê, não o sei”.

Alternativas
Comentários
  • INCORRETA: D

    Quem "substitui termos, evitando repetições, ajudando na retomada do que foi dito" é o pronome.

  • Conjunções ligam orações.

  • Sábio,o pronome relativo ''que''é que retoma ou substitui no texto, se trocar a palavra ''que'' por o qual ou a qual e não alterar o significado no texto é pronome relativo e se substituir pela palavra''isso''será conjunção integrante.

  • Preposições ligam termos (palavras) e conjunções ligam orações. Assim, ambas são elementos concetivos.

  • “... Muitas pessoas devem ter pensado a mesma coisa. Mas ninguém fala, ninguém diz nada. Por quê, não o sei”.

     

     a) O uso da conjunção “mas” indica a introdução de ideia de adversidade. Sim, conjunção coordenativa adversativa.

     

     b) Podemos reescrever a frase usando outra conjunção, sem alterar o sentido original do trecho: “Muitas pessoas devem ter pensado a mesma coisa. Porém/contudo/todavia/entretanto/no entanto/não obstante, ninguém fala, ninguém diz nada”. Sim, conjunções coordenativas adversativas.

     

     c) O pronome pessoal oblíquo “o” está substituindo a palavra “por quê,”, ou seja, o motivo de ninguém falar isso. Sim, o pronome oblíquo "o" retoma termo anteriormente citado (anáfora).

     

     d) A diferença entre uma conjunção (mas, porém, porque, quando) e um pronome oblíquo (o, a, lhe) é que a conjunção substitui termos, evitando repetições, ajudando na retomada do que foi dito. Errado, são os pronomes oblíquos que exercem essa função, as conjunções ligam orações.

  • Há um problema na alternativa (C). De fato há o mecanismo da substituição pelo pronome "o". Ocorre que, nesta frase, ele não é um pronome oblíquo, mas DEMONSTRATIVO. Essa questão poderia ter sido anulada.

  • conjuçao e preposicao ligam, nao substituem nada