SóProvas


ID
2309653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito dos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos, julgue o item seguinte.

Um documento arquivístico digital é aquele que tem a informação resultante das atividades de pessoas físicas ou jurídicas registrada em dígitos binários, acessível em sistemas computacionais gerenciados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo.

     

    Para mais informações: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/index.php/como-identificar-os-documentos-arquivisticos-digitais

  • Documento digital é a mesma coisa que documento eletrônico?

     

    Resposta: Na literatura arquivística internacional, ainda é corrente o uso do termo “documento eletrônico” como sinônimo de “documento digital”. Entretanto, do ponto de vista tecnológico, existe uma diferença entre os termos “eletrônico” e “digital”.

     

    Um documento eletrônico é acessível e interpretável por meio de um equipamento eletrônico (aparelho de videocassete, filmadora, computador), podendo ser registrado e codificado em forma analógica ou em dígitos binários. Já um documento digital é um documento eletrônico caracterizado pela codificação em dígitos binários e acessado por meio de sistema computacional. Assim, todo documento digital é eletrônico, mas nem todo documento eletrônico é digital.

     

    FONTE: http://www.conarq.gov.br/perguntas-mais-frequentes.html

     

    GAB: CERTO

  • QUESTÃO CORRETA

     

    NUNCA MAIS, NUNCA MAIS esquecerei desta questão *&*(&&¨¨&%%$$%$¨&*(_)_(*(¨$@$#!@@#!$##%&

    eu fixei códigos binários e não é !

    É DÍGITO BINÁRIO  "db" affffffffffffffffff

  • CERTO.

    Documento digital: documento codificado em dígitos binários, acessível e interpretável por meio de sistema computacional (CTDE, 2010).

    .

  • Questão de lascar! Mas não é dificil, visto que toda linguagem de computação é registrada em dígitos binários... Filho da mãe! rsrs

  • Apenas como complementação.

    Documentos Digitais, Digitalizados & Eletrônicos.

     

    documento digitalizado é um tipo de documento digital. Os documentos digitais têm duas origens distintas: os que já nascem digitais e os que são gerados a partir da digitalização. Ambos são codificados em dígitos binários, acessíveis e interpretáveis por meio de um sistema computacional. O documento digitalizado é a representação digital de um documento produzido em outro formato e que, por meio da digitalização, foi convertido para o formato digital. Geralmente, esse representante digital visa a facilitar a disseminação e o acesso, além de evitar o manuseio do original, contribuindo para a sua preservação. Todo documento digitalizado é um documento digital, mas nem todo documento digital é um documento digitalizado.

     

    Cabe aqui ainda falar sobre Documentos Eletrônicos. Um documento eletrônico é acessível e interpretável por meio de um equipamento eletrônico, podendo ser registrado e codificado em forma analógica ou em dígitos binários, neste ultimo sendo chamado de Documento Digial ou Informático.

  • A CTDE (CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS), considera que o documento arquivístico digital possui as características do documento arquivístico e deve ser reconhecido e tratado como tal. Portanto, o documento arquivístico digital apresenta informação registrada, codificada em DÍGITOS BINÁRIOS, acessível e interpretável por meio de sistema computacional, produzida ou recebida no decorrer das atividades de uma instituição ou pessoa, dotada de organicidade, que possui elementos constitutivos suficientes para servir de prova dessas atividades.

    Segundo Rondinelli,  afirma que para entender o conceito de documento arquivístico digital é necessário identificar as características de um documento arquivístico, que são: forma fixa, conteúdo estável, relação orgânica, contexto identificável e ação.

  • Documento arquivístico é aquele produzido ou recebido por instituições como consequências de suas atividades.

    Documento digital é o gênero de documento cuja informação foi registrada em seu corpo como um código binário, sendo acessível através de equipamentos ou softwares específicos.

    Ao combinar os dois conceitos, temos o de documento arquivístico digital.

    Para dar mais embasamento à nossa resposta, podemos considerar as definições constantes do E-Arq Brasil: informação registrada, codificada em dígitos binários e acessível por meio de sistema computacional.

    Gabarito do professor: Certo
  • Boa!!! Resposta do nosso colega Jefferson Antoniol

    nem todo documento digital é um documento digitalizado.

    Cabe aqui ainda falar sobre Documentos Eletrônicos. Um documento eletrônico é acessível e interpretável por meio de um equipamento eletrônico, podendo ser registrado e codificado em forma analógica ou em dígitos binários, neste ultimo sendo chamado de Documento Digial ou Informático.

    Olha essa Questão.

    De acordo com as resoluções do CONARQ, julgue o item a seguir, relativo a documentos eletrônicos e documentos digitais.

    Todo documento digital é codificado em dígitos binários.  (c)

  • Resolução: temos documento = informação + suporte.

    -“Ah, professora, mas essa questão não é o que você ensinou!”. Vamos dissecar a questão. Acompanhe, crionça, acompanhe!

    “Um documento arquivístico digital”: é igualzinho a um documento arquivístico em suporte convencional, como o papel, só que é digital.

    “...é aquele que tem a informação resultante das atividades de pessoas físicas ou jurídicas”: é a organicidade, lembra? São informações produzidas no decorrer das atividades de uma instituição.

    “...registrada em dígitos binários, acessível em sistemas computacionais gerenciados”: é o suporte documental, poderia ser um papel.

    Está vendo que não há motivos para desespero? Só mudou o suporte, mas os requisitos são os mesmos!

    Resposta: C

  • Eu bem entendi o que a banca fez. Misturou 3 conceitos do glossário do e-arq Brasil.

    Documento arquivístico: Documento produzido (elaborado ou recebido) no curso de uma atividade prática, como instrumento ou resultado dessa atividade e retido para ação ou referência.

    Documento arquivístico digital: Documento digital reconhecido e tratado como documento arquivístico.

    Documento digital: Informação registrada, codificada em dígitos binários, acessível e interpretável por meio de sistema computacional.

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (pág 128)

  • mais uma vez temos documento = informação + suporte.

    -“Ah, professora, mas essa questão não é o que você ensinou!”. Vamos dissecar a questão. Acompanhe, crionça, acompanhe!

    “Um documento arquivístico digital”: é igualzinho a um documento arquivístico em suporte convencional, como o papel, só que é digital.

    “...é aquele que tem a informação resultante das atividades de pessoas físicas ou jurídicas”: é a organicidade, lembra? São informações produzidas no decorrer das atividades de uma instituição.

    “...registrada em dígitos binários, acessível em sistemas computacionais gerenciados”: é o suporte documental, poderia ser um papel.

    Está vendo que não há motivos para desespero? Só mudou o suporte, mas os requisitos são os mesmos!

    Resposta: C

    Fonte: Serenna Alves | Direção Concursos

  • Todo documento digital é armazenado em formato de dígitos binários então

  • Documento digital x Documento eletrônico

    Documento digital

    --> Digito apenas Binário

    --> Interpretado por meio de sistema Computacional

    Documento eletrônico

    --> Digito binário e de forma analógica

    --> interpretado por meio de equipamento eletrônico

    CESPE - 2016 - DPU - Arquivista

    Todo documento digital é codificado em dígitos binários.

    (Certo)

  • QUESTÃO CERTA

     

    Documento digital é um documento eletrônico caracterizado pela codificação em dígitos binários e acessado por meio de sistema computacional.

     

     

     

    O que é um documento digital?

     

    É um documento digital reconhecido e tratado como um documento arquivístico. (CTDE/CONARQ, 2016)

     

    Em outras palavras: é um documento codificado em dígitos binários, acessível e interpretável por meio de sistema computacional, que foi produzido (elaborado ou recebido), no curso de uma atividade prática, como instrumento ou resultado de tal atividade, e retido para ação ou referência.

  • GABARITO CERTO.

    Se o documento é digital, ele precisa estar em dígitos binários (sequência de zeros e uns) e ser acessível por um sistema computacional, um software; e se é um documento arquivístico, necessariamente deve ser resultante das atividades de quem o produziu, seja pessoa física ou jurídica.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério.