SóProvas


ID
2309986
Banca
FUNRIO
Órgão
PM-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

No que diz respeito à aplicação da lei penal, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra d).
    CP. 

     Lugar do crime (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 1984)

            Art. 6º - Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.(Redação dada pela Lei nº 7.209, de 1984).

  • Comentando a questão:

    A) INCORRETA. Utiliza-se a teoria da atividade em relação ao tempo do crime, dessa forma considera-se o crime praticado no momento da ação ou da omissão, ainda que diverso seja o momento do resultado. Esse entendimento pode ser corroborado pelo art. 4º do CP.

    B) INCORRETA. A lei temporária tem a qualidade de possuir ultratividade, ou seja, seus efeitos se aplicam a fatos posteriores ainda que a lei tenha sido revogada. Esse entendimento está veiculado no art. 3º do CP.

    C) INCORRETA. O Código Penal faz referência também ao princípio da extraterritorialidade (art. 7º do CP). Por esse princípio a lei penal brasileira pode ser aplicada em território estrangeiro. A extraterritorialidade divide-se em: incondicionada (art. 7º, I do CP) e condicionada (art. 7º, II e §3º do CP).

    D) CORRETA. Em relação ao lugar do crime adota-se no Código Penal a teoria da ubiquidade, ou seja, o lugar do crime pode se dar tanto onde ocorreu a ação ou omissão quanto no lugar que produziu ou deveria ter produzido o resultado. O entendimento é corroborado pelo art. 6º do CP.

    E) INCORRETA. A abolitio criminis é uma lei descriminalizante, ou seja, um fato que antes era típico, deixa-o de ser. Tal lei extingue a punibilidade, a execução da pena e todos os efeitos penais da condenação. Por derradeiro, vale destacar que a lei penal mais benéfica (caso do abolitio criminis e da lex mitior/ lex in mellius) ao réu tem retroatividade, ou seja, embora a lei ainda não estivesse vigendo, ela se aplica a fatos passados. 

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D









  • LETRA A: FALSA - O crime é considerado no momento da ação ou omissão mesmo que outro seja o momento do seu resultado. 
    LETRA B: FALSA - Lei Excepcional ou Temporária tem período de vigência, porém é ultra-ativa, ou seja, determina seus efeitos mesmo depois de sua vigência. (ULTRA-ATIVIDADE)
    LETRA C: FALSA - A lei brasileira pode ser aplicada no estrangeiro de acordo com os princípios da extraterritorialidade, art. 7º, CP. 
    LETRA D: CORRETA - É a letra do texto da lei (Código Penal) 
    "Art. 6º - Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado". Expressando assim, o princípio da ubiquidade. 
    LETRA E: FALSA: Pelo abolitio criminis extingue-se todos os delitos e seus reflexos penais, permanecendo apenas os efeitos civis.

  •  a) se considera praticado o crime no momento em que se produziu o seu resultado.

    ERRADA. Código Penal acolheu a teoria da atividade.  Art. 4º - Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.

     

     b) a lei temporária, por sua própria natureza, só tem eficácia durante sua vigência, após o que passa a ser aplicável a lei que vigia anteriormente.

    ERRADA.  O instituto da lei temporária ou excepcional possui ultratividade, ou seja, aplica-se ao fato cometido sob o seu império, mesmo depois de revogadas pelo decurso do tempo ou pela superação do estado excepcional. Art. 3º - A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigencia.

     

     c) a lei penal brasileira apenas é aplicável em solo nacional.

    ERRADA. Extraterritorialiedade é a aplicação da legislação penal brasileira aos crimes cometidos no exterior.

     

    Extraterritorialidade 

    Art. 7º - Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro:

    (...)

     

    e) a chamada abolitio criminis extingue a punibilidade e a execução da pena, persistindo, no entanto, os efeitos penais da condenação. 

    ERRADA. CP, Art. 2º - Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória.

  • BIZU 

    LUTA

    Lugar do crime

    Ubiguidade

    Tempo do crime

    Atividade

    art 6 CP

  • BIZU 

    LUTA

    Lugar do crime

    Ubiguidade

    Tempo do crime

    Atividade

    art 6 CP

  • L U T A

    Gabarito: Letra D

    Alôôô Vocêêê

  • Tempo do crime: teoria da atividade, considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão.

    Lugar do crime: teoria da ubiquidade, considera-se praticado o crime tanto no momento da ação ou omissão bem como o momento do resultado.

  • a lei temporária, por sua própria natureza, só tem eficácia durante sua vigência.. errado

  • A) INCORRETA. Utiliza-se a teoria da atividade em relação ao tempo do crime, dessa forma considera-se o crime praticado no momento da ação ou da omissão, ainda que diverso seja o momento do resultado. Esse entendimento pode ser corroborado pelo art. 4º do CP.

    B) INCORRETA. A lei temporária tem a qualidade de possuir ultratividade, ou seja, seus efeitos se aplicam a fatos posteriores ainda que a lei tenha sido revogada. Esse entendimento está veiculado no art. 3º do CP.

    C) INCORRETA. O Código Penal faz referência também ao princípio da extraterritorialidade (art. 7º do CP). Por esse princípio a lei penal brasileira pode ser aplicada em território estrangeiro. A extraterritorialidade divide-se em: incondicionada (art. 7º, I do CP) e condicionada (art. 7º, II e §3º do CP).

    D) CORRETA. Em relação ao lugar do crime adota-se no Código Penal a teoria da ubiquidade, ou seja, o lugar do crime pode se dar tanto onde ocorreu a ação ou omissão quanto no lugar que produziu ou deveria ter produzido o resultado. O entendimento é corroborado pelo art. 6º do CP.

    E) INCORRETA. A abolitio criminis é uma lei descriminalizante, ou seja, um fato que antes era típico, deixa-o de ser. Tal lei extingue a punibilidade, a execução da pena e todos os efeitos penais da condenação. Por derradeiro, vale destacar que a lei penal mais benéfica (caso do abolitio criminis e da lex mitior/ lex in mellius) ao réu tem retroatividade, ou seja, embora a lei ainda não estivesse vigendo, ela se aplica a fatos passados. 

  • LETRA A

    "se considera praticado o crime no momento em que se produziu o seu resultado."

    Tempo do crime: Considera-se praticado o crime NO MOMENTO DA AÇÃO OU OMISSÃOainda que outro seja o momento do resultado. (ATIVIDADE)

    LETRA B

    "a lei temporária, por sua própria natureza, só tem eficácia durante sua vigência, após o que passa a ser aplicável a lei que vigia anteriormente."

    Nos casos de lei temporária e excepcional: A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência.(Ultratividade- é o fenômeno de que os fatos cometidos dentro de sua vigência, mesmo após a extinção, continuam a ter efeitos.)

    LETRA C

    "a lei penal brasileira apenas é aplicável em solo nacional."

    Para crimes cometidos no exterior, é aplicado o princípio da EXTRATERRITORIALIDADE.

    LETRA D

    "se considera praticado o crime tanto no lugar em que ocorreu a conduta quanto no qual se produziu ou deveria se produzir o resultado."

    Lugar do Crime: Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, 

    bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. (UBIQUIDADE)

    LETRA E

    "a chamada abolitio criminis extingue a punibilidade e a execução da pena, persistindo, no entanto, os efeitos penais da condenação."

    Abolitio Criminis cessa os efeitos penais do acusado.

  • Sobre a letra d)

    A chamada abolitio criminis extingue a punibilidade e a execução da pena, persistindo, no entanto, os efeitos penais da condenação. ( ERRADO )

    Os efeitos civis permanecem, contudo  faz cessar todos os efeitos penais da sentença condenatória.

    Bons estudos!

  • FOCO E LUTA;

  • AMAR AD EUS SOBRE TODAS AS COISAS!!!!

    PMMG

  • A chamada abolitio criminis extingue a punibilidade e a execução da pena, persistindo, no entanto, os efeitos civis da condenação.

  • #PMMINAS

  • Olá, colegas concurseiros!

    Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 13 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.

    Copie e cole o Link no seu navegador:  https://go.hotmart.com/C56088960V

     

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!