A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e o assunto relativo ao Processo Administrativo.
Frisa-se que a lei estadual de Pernambuco nº 11.781 de 2000 regula o Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Estadual.
Analisando as alternativas
Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o artigo 5º, da citada lei, "o processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido do interessado."
Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 2º, do artigo 56, da citada lei, "salvo exigência legal, a interposição de recurso administrativo independe de caução."
Letra c) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Dispõe o caput, do artigo 50, da citada lei, o seguinte:
"Art. 50. Os atos administrativos deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos, quando:
I - neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses;
II - imponham ou agravem deveres, encargos ou sanções;
III - decidam processos administrativos de concurso, licitações ou seleção pública;
IV - dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatório;
V - decidam recursos administrativos;
VI - decorram de reexame de ofício;
VII - deixem de aplicar jurisprudência firmada sobre questão ou discrepem de pareceres, laudos, propostas e relatórios oficiais;
VIII - importem em anulação, revogação, suspensão ou convalidação de ato administrativo."
Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o caput, do artigo 29, da citada lei, "as atividades de instrução destinadas a averiguar e comprovar os dados necessários à tomada de decisão realizam-se de ofício ou mediante impulsão do órgão responsável pelo processo, sem prejuízo do direito dos interessados de propor atuações probatórias."
Letra e) Esta alternativa está incorreta, pois dispõem o caput e o § 1º, do artigo 22, da citada lei, o seguinte:
"Art. 22. Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.
§ 1º Os atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernáculo, com a data e o local de sua realização e a assinatura da autoridade responsável. Admitir-se, no caso de informatização, a assinatura através do procedimento compatível, inclusive com a utilização da senha do responsável."
Logo, salvo imposição legal, os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada. Assim, a expressão "somente podem ser praticados por meio de escritura pública" prevista nesta alternativa não se encontra em consonância com a lei estadual estadual de Pernambuco nº 11.781 de 2000.
Gabarito: letra "c".