Vamos à analise minuciosa dos itens:
I) CORRETO.
As enzimas do citocromo constituem como as principais enzimas da biotransformação.
II) INCORRETO.
As reações de fase1 são catabólicas (p. ex., oxidação, redução ou hidrólise) e seus produtos geralmente são quimicamente mais reativos; por isso, paradoxalmente,as vezes se apresentam mais tóxicos ou carcinogênicos da que o fármaco original.
III) INCORRETO.
As reações de fase 1 normalmente introduzem namolécula um grupo reativo, como o grupo hidroxila,um processo conhecido como "funcionalização". Esse grupo serve de ponto de ataque para que o sistema de conjugação ligue um substituinte, como o glicuronideo. Portanto, a inserção do radical decorre na fase 2.
IV) INCORRETO.
Se a fase da conjugação torna a molécula mais lipossolúvel, ela não será mais facilmente eliminada. É o contrario se ele tornar hidrossolúvel, sua eliminação pela urina será mais facilitada.
V) Diversos fármacos são eliminados pela bile em quantidades consideráveis.O vecurõnio (um relaxantemuscular não des-polarizante;Cap- 13) é umexemplo de fármaco que é eliminado inalterado na bile.A rifampicina (Cap. 50) e absorvida no intestino e desacetilada lentamente, retendo sua atividade biológica. As duas formas são secretadas na bile, mas a forma desaoetiladanão é reabsorvida e, assim, com o passar do tempo, a maior parte do fármaco abandona o organismo nessa forma através das fezes.
FONTE: RANG DALE, 2012.
METABOLISMO DE FASE I:
- causam introdução ou exposição de um grupamento funcional
- a medida que é exposto ou introduzido, há uma modificação do medicamento
- as vezes ativa pró-fármacos ou forma metabólitos ativos
- são caracterizadas como catabólicas/reações de degradação
- ocorrem principalmente através de reações de oxidação, redução ou hidrólise.
- o grupo funcional exposto pode aumentar a hidrossolubilidade do medicamento levando-o a reação de fase II
METABOLISMO DE FASE II:
- anabólicas
- reações de síntese - ocorre no derivado formado
- envolvem conjugação - sempre é adicionado uma substancia
- com o objetivo de formar metabólitos mais polares e de maior peso molecular, favorecendo a eliminação desses medicamentos