SóProvas


ID
231241
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um dos mais importantes modelos contingenciais da liderança através da Teoria da Correspondência do Líder foi descrito por Fiedler (1967). Trabalhando com grupos cujos líderes poderiam ser facilmente identificados, acreditava que o desempenho destes podia ser medido utilizando-se da seguinte escala:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Fiedler propõe que o desempenho eficaz do grupo depende da combinação apropriada entre o estilo de interagir do líder com seus subordinados e o grau em que a situação dá controle e influência ao líder. Fiedler (1967) desenvolveu um instrumento a que chamou questionário do colega de trabalho menos preferido (CTMP), ou (LPC Least Prefered Coworker) para medir se uma pessoa é orientada para tarefas ou para relacionamentos.

    Texto: AULA 7 – ABORDAGEM CONTINGENCIAL*

  • Fiedler utiliza um questionário denominado Escala de Preferência do Colaborador (EPC ou LPC, em inglês) para medir o estilo de preferência de uma pessoa. Os respondentes são solicitados a descrever a pessoa com quem gostariam de trabalhar. Fiedler argumenta que líderes LPC - aqueles que são descritos positivamente no LPC - têm um estilo de liderança focado no relacionamento, enquanto os de baixo LPC têm um estilo de liderança focado na tarefa.