SóProvas


ID
2313541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca de aspectos gerais da economia brasileira e das políticas econômicas adotadas pelos últimos governos, julgue o item a seguir.

O controle do processo inflacionário, a redução dos desequilíbrios das contas internas e externas, as políticas sociais de diminuição da desigualdade e da pobreza e o aprofundamento das reformas previdenciária e tributária foram medidas adotadas nos governos do período de 1995 a 2006.

Alternativas
Comentários
  • Reformas previdenciária e tributária entre 95 e 06??

    Sinceramente, não as vi...

  • Segundo o livro Economia Brasileira Contemporânea (Fábio Giambiagi, pg 210): "Juntamente com as medidas de aperto monetário e fiscal, outro elemento importante para justificar a “guinada” do mercado após a onda de desconfiança que precedeu a eleição de Lula foi o compromisso do novo governo com as chamadas “reformas estruturais”. Assim como no caso da política econômica em geral, tal mensagem também foi vista como sinal de continuidade em relação às reformas, ainda incompletas, de 1995-2002. Concretamente, esse compromisso se traduziu em dois fatos: 1) O envio ao Congresso da proposta de reforma tributária. � 2) O encaminhamento, em paralelo com a reforma tributária, da proposta de reforma da Previdência Social."

    Segundo o livro Economia Brasileira Contemporânea (Fábio Giambiagi, pg 181). "Os anos FHC foram caracterizados por marcas positivas importantes...: ... i. Privatização.  ii. Fim dos monopólios estatais nos setores de petróleo e telecomunicações.  iii. Mudança no tratamento do capital estrangeiro.  iv. Saneamento do sistema financeiro.    v. Reforma (parcial) da Previdência Social.  vi. Renegociação das dívidas estaduais. vii. Aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). viii. Ajuste fiscal, a partir de 1999.  ix. Criação de uma série de agências reguladoras de serviços de utilidade pública.   x. Estabelecimento do sistema de metas de inflação como modelo de política monetária.

     

  • "Aprofundamento de reformas tributárias e previdenciárias" é bem problemático de se afirmar. A intenção de fazer reformas mais vigorosas nos dois temas de fato existiu, mas pouco aconteceu na prática. Tanto não houve "aprofundamento", mas mera sugestão de reformas nesse sentido, que só fizemos uma reforma mais profunda da previdência em 2019 e ainda estamos empacados na reforma tributária em pleno 2020.

  • questão que eu marcaria errado todas as x que visse ela, com a consciencia tranquila ainda. Ta dificil cespe..

  • Aprofundamento das reformas previdenciárias e tributárias não é tecnicamente o que aconteceu no 2º governo FHC e 1º governo Lula: elas são chamadas de "mini reformas". A intenção até foi essa, mas não foi isso que aconteceu.

  • Governo FHC (1995-2002): foco no controle da inflação, redução dos desequilíbrios das contas internas e externas, reforma previdenciária e tributária.

    Governo Lula (2003-2010): foco nas políticas sociais de diminuição da desigualdade e da pobreza.

    Gab C.