SóProvas


ID
2315029
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
CRF - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A desapropriação é o procedimento de direito público pelo qual o Poder Público transfere para si a propriedade de terceiro, por razões de utilidade pública ou de interesse social. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C!

     

     

    DESAPROPRIAÇÃO POR ZONA OCORRE QUANDO O PODER PÚBLICO EXPROPRIA UMA EXTENSÃO DE ÁREA MAIOR DO QUE A ESTRITAMENTE NECESSÁRIA PARA A REALIZAÇÃO DE UMA OBRA OU SEVRIÇO, COM A INCLUSÃO DE ÁREAS ADJACENTES QUE FICAM RESERVADAS PARA UMA DAS FINALIDADE SEGUINTES:

     

    A) ULTERIOR CONTINUAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA OBRA OU DO SERVIÇO

     

    B) PARA SEREM ALIENADAS DEPOIS QUE, EM DECORRÊNCIA DA OBRA OU DO SERVIÇO, OCORRER SUA VALORIZAÇÃO. EVITA QUE O OS PARTICULARES QUE ERAM PROPRIETÁRIOS DAQUELES IMÓVEIS TENHAM GANHOS EXTRAORDINÁRIOS COM A VALORIZAÇÃO CAUSADAS PELAS OBRAS OU SERVIÇOS PÚBLICOS.

     

     

    Direito Adm Descomplicado

  • LETRA D - Os bens públicos pertencentes às entidades políticas não podem ser objeto de desapropriação, uma vez que os bens públicos são imprescritíveis. Errada!

    Art. 2, § 2o, Dec 3365:  Os bens do domínio dos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios poderão ser desapropriados pela União, e os dos Municípios pelos Estados, mas, em qualquer caso, ao ato deverá preceder autorização legislativa.

     

  • Desapropriação judicial é modo originário de aquisição da propriedade, sendo prescindível o princípio da continuidade para registro do título.

  • Letra C - artigo 3º do decreto lei 3.365/41

  • A desapropriação é forma originária de aquisição de propriedade, ou seja, o bem chega ‘’novinho, livre e desembaraçado’’ nas mãos do Estado. Tem base constitucional, art. 5, XXIV, CF, desde que seja por utilidade ou necessidade pública e interesse social, mediante o pagamento de prévia e justa indenização em dinheiro. Cumprindo os dois requisitos, o Estado pode desapropriar os bens das mãos do particular, ressalvados os casos previstos em Constituição.

     

    Art. 4o  A desapropriação poderá abranger a área contígua necessária ao desenvolvimento da obra a que se destina, e as zonas que se valorizarem extraordinariamente, em consequência da realização do serviço. Em qualquer caso, a declaração de utilidade pública deverá compreendê-las, mencionando-se quais as indispensaveis à continuação da obra e as que se destinam à revenda.

  • Lembrete:

     

    Se a obra pública gerar valorização extraordinária (diferente para cada imóvel) dos imóveis contíguos = DESAPROPRIAÇÃO POR ZONA

    Se a obra pública gerar valorização ordinária (ex. todos os imóveis foram valorizados em 8%) = CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA

  • QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA, TEM DUAS RESPOSTAS CORRETAS, A LETRA "D"

    d)Os bens públicos pertencentes às entidades políticas não podem ser objeto de desapropriação, uma vez que os bens públicos são imprescritíveis.

    O  Prof. Hely Lopes , conceitua desapropriação ou expropriação como " a transferência compulsória de propriedade particular (OU PÚBLICA DE ENTIDADE GRAU INFERIOR PARA A SUPERIOR) para o poder público ou seus delegados.."

    (DIR. ADM DESCOMP)

    E como já citado pela colega acima : Art. 2, § 2o, Dec 3365:  Os bens do domínio dos Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios poderão ser desapropriados pela União, e os dos Municípios pelos Estados, mas, em qualquer caso, ao ato deverá preceder autorização legislativa.

  • A questão indicada está relacionada com a desapropriação. 

    • Desapropriação:
    A desapropriação pode ser entendida como o procedimento administrativo, pelo qual o Estado transforma de forma compulsória bem de terceiro em propriedade pública, com o pagamento de indenização prévia, justa e em dinheiro. 

    • Constituição Federal: artigo 5º, Inciso XXIV - desapropriação por necessidade, utilidade pública ou interesse social, por meio de justa e prévia indenização em dinheiro, salvo os casos dispostos na Constituição. 
    1. ERRADO. Trata-se da modalidade mais gravosa de intervenção do Estado na propriedade.. Na desapropriação, o Estado transforma de forma compulsória bem de terceiro em propriedade pública, pagando indenização prévia, justa e em dinheiro. Destaca-se que na desapropriação existe a efetiva transferência de domínio do particular ao Poder Público.
    1. ERRADO. A desapropriação é a forma originária de aquisição de propriedade. 
    1. CERTO. Com base no art. 4º, do Decreto nº 3.365/1941, a desapropriação pode englobar a área contígua necessária ao desenvolvimento da obra a que se destina, e as zonas que se valorizam de forma extraordinária, em virtude da realização do serviço. 
    1. ERRADO. Os bens públicos não podem ser objeto de usucapião, nos termos do art. 102, do Código Civil de 2002. 
    Gabarito do Professor: C