SóProvas


ID
2316973
Banca
Instituto Excelência
Órgão
SAAE de Barra Bonita - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                       Está com calor? Setembro de 2016 foi o mês  

                               mais quente da história do planeta


São grandes as chances de você estar suando em bicas enquanto lê essa matéria e pensando “ué, mais um recorde de calor?”. É isso mesmo: 2016 continua fazendo história como o ano mais quente de que se tem registro. Dessa vez, foi o mês de setembro que fez sua marca.

A temperatura mundial em setembro de 2016 (levando em conta o verão no hemisfério norte e o final do inverno aqui no hemisfério sul) foi 0,91ºC acima da média para o mês, de acordo com a Nasa, cuja base de dados começa lá em 1880. A agência usa 3.600 estações meteorológicas ao redor do globo para montar seus rankings.

A última vez que tivemos um mês de setembro com tanto calor foi em 2014, mas esse ano a temperatura média foi 0,004ºC maior, uma microultrapassagem que garantiu a posição do mês passado como o setembro mais quente da história.

Dos últimos 12 meses, 11 foram os mais quentes para sua época do ano. Julho de 2016 foi além. Não apenas foi o julho com maior calor de que se tem registro, ele bateu o recorde para todos os meses dos últimos 136 anos. Com esse acúmulo de “conquistas”, os cientistas da Nasa têm quase certeza de que chegaremos ao fim de 2016 com uma média de temperatura 1,25ºC mais alta do que a do século 19.

Para os pesquisadores, o aquecimento global é a principal explicação para a tendência de aumento da temperatura (ainda que certos políticos discordem dessa afirmação). Um pouquinho da culpa, porém, seria também do El Niño, que teria favorecido a alta nos termômetros.

A Nasa alerta, porém, que não são esses pequenos recordes que vão fazer diferença lá na frente e sim os números a longo prazo, o que infelizmente não é a melhor das notícias se lembrarmos como a tendência dos últimos 150 anos tem se apresentado. Enquanto secamos a testa e o verão começa a apontar na esquina, é bom lembrar que o Brasil ratificou recentemente o Acordo de Paris, um documento no qual 175 países se comprometeram a não deixar que a temperatura mundial suba mais do que 2ºC até o fim do século. Ninguém garante que vai ser o suficiente para evitar que os termômetros continuem a bater recordes, mas uma coisa é certa: a humanidade tem muito trabalho pela frente.


LEONARDI, Ana Carolina. Está com calor? Setembro de 2016 foi o mais quente da história do planeta. Revista Super Interessante. São Paulo: 

Abril, 2016. Disponível em: < http://super.abril.com.br/sociedade/ esta-com-calor-setembro-de-2016-foi-o-mais-quente-da-historia-do-planeta/>.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETA a análise sintática do termo sublinhado:

Alternativas
Comentários
  • Nao entendi tem como alguem tirar essa duvida p mim obg.
  • Errei pensando que era a letra b fosse uma conjunção. Então agora entendo da seguinte forma:

    a) o aquecimento global é sujeito.

    b) Enquanto - adjunto adverbial de Tempo

    c) A temperatura mundial ---> mundial é um adjetivo de temperatura, ele completa o nome temperatura, é um complemento nominal

  • Porque mundial não é predicativo do sujeito em A temperatura mundial?

  • Não acredito que MUNDIAL é adjetivo de TEMPERATURA!!!!!

  • A análise sintática é feita apenas em orações, a alternativa "c" não é uma oração, pois não tem verbo.

  • "Do ponto de vista semântico, a conjunção é uma palavra que traz embutida um sentido (ou mais de um). Só a conjunção integrante não carrega consigo um sentido.
    Do ponto de vista morfológico, a conjunção é uma palavra que não muda de forma, portanto é invariável.
    Do ponto de vista sintático, a conjunção não exerce função sintática alguma, mas participa de construções coordenadas e subordinadas, ligando normalmente termos de mesma função sintática, orações, períodos e parágrafos, numa relação lógica." (A Gramática para Concursos Públicos, de Fernando Pestana).

     

    O termo sublinhado é uma conjunção adverbial que indica tempo, mas como podemos observar na citação acima, conjunções não exercem função sintátia. Se toda a frase estivesse sublinhada, acredito que o gabarito seria "mais condizente", pois teríamos uma oração subordinada adverbial de tempo. 

  • Mundial é adjunto adnominal,pois para ser complemento nominal obrigatoriamente tem que ter uma preposição.

  • Ué, enquanto é conjução subordinada e não adjunto adverbial...

     

  • Essas bancas fuleiras heim!! Adjunto adverbial de tempo seria a oração inteira. Conjunções são conectivos, jamais adjuntos adverbiais.

  • a)  “Para os pesquisadores, o aquecimento global é a principal explicação para a tendência de aumento da temperatura”. (Objeto direto) 

    o aquecimento global → sujeito

     

    b)  “Enquanto secamos a testa e o verão começa a apontar na esquina”. (Adjunto adverbial) [GABARITO]

    Enquanto conjunção subordinativa temporal

    Porém, como a questão pede “análise sintática”, obviamente, não poderia ser conjunção, já que conjunção faz parte da análise morfológica. Sendo assim, ficamos com a opção mais próxima dentro da análise sintática: Adjunto Adverbial de Tempo.

    Adjunto Adverbial → termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio.

     

    c) “A temperatura mundial em setembro de 2016”. (predicativo do sujeito)  

    Item errado: a frase acima NÃO É UMA ORAÇÃO, pois não tem verbo.

    São termos acessórios DA ORAÇÃO: o adjunto adverbial, o adjunto adnominal e o aposto.

    Mas e se fosse uma oração, a palavra "mundial" seria o que afinal?

    ► Primeiramente é importante saber que estamos falando de análise sintática. Desta forma, não podemos dizer que “mundial” é adjetivo, pois só usamos esta classificação quando é análise morfológica.

    ► Estamos falando então de Adjunto Adnominal → termo que determinaespecifica ou explica um substantivo. O adjunto adnominal possui função adjetiva na oração, a qual pode ser desempenhada por adjetivos, locuções adjetivas, artigos, pronomes adjetivos e numerais adjetivos. 

    Na frase acima, o substantivo temperatura é núcleo e ao seu redor agrupam-se os adjuntos adnominais: o artigo"A" e o adjetivo “mundial” referem-se a “temperatura”

    Observe como os adjuntos adnominais se prendem diretamente ao substantivo a que se referem, sem qualquer participação do verbo. Isso é facilmente notável quando substituímos um substantivo por um pronome: todos os adjuntos adnominais que estão ao redor do substantivo têm de acompanhá-lo nessa substituição.

    Por Exemplo:

    O notável poeta português deixou uma obra originalíssima.

    Ao substituirmos poeta pelo pronome ele, obteremos:

    Ele deixou uma obra originalíssima.

    As palavras onotável e português tiveram de acompanhar o substantivo poeta, por se tratar de adjuntos adnominais. 

    .

  • kkkkkkkkkkkkkkkkk' dá vontade de rir dessa questão.

  • Hiperbato puro, é só inverter e achar o sujeito !
  • a)   Sujeito

    b)   Resposta

    c)   adjunto adnominal

  • Uma coisa eu já entendi: preciso desaprender português para fazer questões de bancas pequenas. Parece que nem os elaboradores das questões entendem o que estão fazendo.

     

    Vou discordar pra sempre desse gabarito. Desde quando conjunção exerce função sintática de adjunto adverbial? Aliás, desde quando conjunção exerce qualquer função sintática. "Enquanto" é apenas uma conjunção subordinativa adverbial temporal que está introduzindo (agora sim) uma oração que exerce função de adjunto adverbial em relação à sua principal. São coisas muito diferentes