-
A teoria caminho-objetivo de House propõe quatro estilos de comportamento (HOUSE; MITCHELL, 1974):
diretivo: o líder dá a direção de como as tarefas devem ser realizadas, buscando estruturar as tarefas para os subordinados e comunicar o que se espera deles, esclarecendo políticas, regras e procedimentos. É um estilo similar ao da estrutura de iniciação do Ohio State Leadership Studies;
de apoio: esse estilo envolve demonstrar interesse pela satisfação das necessidades e preferências dos subordinados. O líder deve mostrar-se preocupado com os subordinados e deve também trabalhar em prol do desenvolvimento de um ambiente amigável de trabalho. É similar ao estilo de consideração do Ohio State Leadership Studies;
participativo: é um estilo que envolve consultar os subordinados e encorajá-los na participação das tomadas de decisões da organização;
de realização: envolve encorajar a excelência na performance, incluindo a fixação de metas desafiadoras e a busca por padrões de alto desempenho.
-
Achei que a letra B estava mais completa do que a letra E
:/
-
Todas as alternativas estão de algum modo vendo o liderado em sí, porém sabemos que a liderança diretiva não se importa com o funcionário desta ou daquela maneira e sim com as tarefas e meios que a tornem mais eficiente assim ficamos com a letra e.
-
A teoria da meta e do caminho, também conhecida como teoria caminho-meta, foi desenvolvida por Robert House e Martins Evans em 1971[1], e recebeu esse nome devido ao fato de acreditar que o líder influencia as percepções dos subordinados, tanto nas metas de trabalho como nas metas pessoais, e é ele que ajuda a encontrar os caminhos para realizá-las.
O líder deve esclarecer quais são os caminhos preferenciais, reduzir o número de obstáculos e armadilhas, além de aumentar as oportunidades de satisfação durante o percurso do atingimento de uma meta. A teoria enfatiza o relacionamento entre o estilo do líder, as características dos subordinados e o conjunto do trabalho. De acordo com a teoria do caminho-meta, o líder precisa escolher entre quatro diferentes estilos de liderança para lidar com as demandas contingenciais de uma dada situação
-
Teoria Caminho-Objectivo - letra e.
A teoria “caminho-objectivo”, desenvolvida por Robert House, é uma teoria de liderança que defende que o desempenho dos trabalhadores pode ser melhorado pelo líder desde que este lhes assegure e ajude a conseguir recompensas por eles desejadas como consequência da realização dos objectivos da organização. Nesse sentido, o líder deverá apostar na clarificação do comportamento que os trabalhadores deverão ter para alcançar as ditas recompensas. Segundo House, o desempenho dos subordinados resulta mais eficaz se o líder definir claramente a tarefa, facultar formação aos trabalhadores, ajudar a trabalhar eficazmente e estabelecer recompensas adequadas e directamente relacionadas com o nível de desempenho.
Segundo a teoria “caminho-objectivo” de House existem quatro estilos de comportamento de liderança que permitem aos líderes manipularem as variáveis motivacionais, nomeadamente: estilo directivo, apoiante, participativo e orientador. Para que o líder tenha sucesso, é necessário que consiga adoptar cada um dos comportamentos de acordo com a situação no momento.
A natureza da situação que o líder enfrenta depende essencialmente de dois conjuntos de factores contingenciais:
Características do ambiente: inclui o tipo de tarefa/trabalho, o tipo de estrutura organizacional e o grupo de trabalho;
Características dos subordinados: inclui o grau de controlo necessário, as suas experiências a valências.
Enquanto as características do ambiente/tarefa influenciam o comportamento dos trabalhadores em termos de motivação, as características dos subordinados afectam a sua satisfação no trabalho e a aceitação do líder. Adaptando o estilo de liderança aos dois grupos de factores contingenciais, o líder pode aumentar a motivação e satisfação dos trabalhadores no trabalho que executam.
fonte:http://knoow.net/cienceconempr/gestao/teoria-caminho-objectivo/
-
Letra e).
A expressão caminho-meta (ou meios-objetivos) implica que o líder deve ajudar os liderados a alcançar suas metas, oferecendo a orientação necessária (caminho) e recompensas para assegurar que tais metas sejam compatíveis com os objetivos orgazinacionais.
Fonte: A Casa do Concurseiro.
-
Complementando:
a) DE APOIO: Envolve proporcionar apoio psicológico aos subordinados. O líder tende a ser amigável e acessível, mostra preocupação com o status, as necessidades e o bem-estar dos funcionários.
b) VOLTADO PARA A CONQUISTA/REALIZAÇÃO: Envolve a ênfase em comportamentos que incentivam os funcionários a atingirem o seu pico de desempenho. O líder fixa metas desafiadoras e enfatiza a excelência, demonstrando também confiança na capacidade dos subordinados para obter bons resultados.
c) DE APOIO: Envolve atenção cuidadosa às necessidades das pessoas, buscando criar relacionamentos satisfatórios como fonte de eficácia.
d) PARTICIPATIVO: Envolve incentivar e facilitar o envolvimento dos subordinados, consultando-os, pedindo a eles sugestões e as considerando seriamente antes de tomar decisões.
e) DIRETIVO: Envolve esclarecer os objetivos de desempenho, os meios para alcançá-los e os padrões de comparação de desempenho. Inclui o uso sensato de recompensas e ações disciplinares.
-
O que me fez desistir da letra (e) e marcar a (d) foi a parte: e ações disciplinares.
-
GAB: E.
ESTILOS DE LIDERANÇA DO CAMINHO-OBJETIVO
a) Estilo Apoiador.
b) Estilo Orientado para Realizações.
c) Estilo Apoiador.
d) Estilo Participativo.
e) Estilo Diretivo. (GABARITO)
Comportamento Organizacional - 6.ed. Por Steven L. McShane, Mary Ann Von Glinow
Link:
https://books.google.com.br/books?id=jrpTBAAAQBAJ&pg=PA326&lpg=PA326&dq=Envolve+a+%C3%AAnfase+em+comportamentos+que+incentivam+os+funcion%C3%A1rios+a+atingirem+o+seu+pico+de+desempenho.&source=bl&ots=1LzkXoqVCH&sig=-Vs8Jqo6HfrucORhkAbNegsDmjc&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiq2e6z9arbAhUDj5AKHXHxC-IQ6AEILTAB#v=onepage&q=Envolve%20a%20%C3%AAnfase%20em%20comportamentos%20que%20incentivam%20os%20funcion%C3%A1rios%20a%20atingirem%20o%20seu%20pico%20de%20desempenho.&f=false
-
a) Liderança Encorajadora
b) Liderança Orientada para a Realização
c) ?????
d) Liderança Participativa
e) Liderança Diretiva (GABARITO)
"Administração Geral e Pública (Giovanna Carranza), Pág 207"
-
O líder diretivo, na teoria do caminho-meta de House, é aquele que é extremamente objetivo, focado no uso da comunicação para esclarecer objetivos, meios, planos e padrões, conforme está na alternativa E .Algumas pessoas podem ter se confundido com a alternativa B ( eu mesma), mas atenção: o foco do líder diretivo é a busca da realização da tarefa por meio de uma comunicação direta, e não na busca de comportamentos específicos do funcionário, nem muito menos demonstrando confiança.
GABARITO: E.
-
A) De apoio.
B) Voltado à realização.
C) De apoio.
D) Participativo.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
@adm.mapeada
Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.
Sigam e aproveitem!
-
A questão pede conhecimento sobre a teoria da meta e do caminho proposta por Robert House.
A teoria da meta e do caminho faz parte da abordagem contingencial de liderança, caracterizada pelo conceito de que o estilo de liderança deve se ajustar à situação para ser eficaz.
Segundo descreve Robbins (2005), a teoria da meta e do caminho argumenta que é função do líder ajudar os subordinados no alcance de suas metas, fornecendo a orientação e/ou apoio necessário para assegurar que tais metas sejam compatíveis com os objetivos da organização. Os termos meta e caminho derivam da convicção de que os líderes eficazes abrem os caminhos para ajudar seus liderados a atingirem seus objetivos, tornando a jornada mais fácil ao reduzir os seus obstáculos.
São quatro comportamentos de liderança identificados por House:
Líder diretivo: faz com que os liderados saibam o que se espera deles, organiza o trabalho a ser feito e fornece instruções precisas sobre como as tarefas devem ser realizadas.
Líder apoiador: é amigável e demonstra sensibilidade às necessidades de seus subordinados.
Líder participativo consulta os liderados e utiliza suas sugestões antes de tomar qualquer decisão.
Líder orientado para a conquista: estabelece metas desafiadoras e espera que os liderados ofereçam o melhor desempenho possível.
ALTERNATIVA A. Errado. Proporcionar apoio psicológico, bem como ser amigável e acessível são características do estilo de liderança apoiador.
ALTERNATIVA B. Errado. Fixar metas desafiadoras e enfatizar a excelência são características do estilo de liderança voltado para a conquista.
ALTERNATIVA C. Errado. Atenção cuidadosa às necessidades, buscar criar relacionamentos satisfatórios são características do estilo de liderança apoiador.
ALTERNATIVA D. Errado. Incentivar e facilitar o envolvimento dos subordinados, consultar, pedir sugestões são características do estilo de liderança participativo.
ALTERNATIVA E. Certo. Esclarecer os objetivos de desempenho e os meios para alcança-los são características do estilo de liderança diretivo. Alternativa correta.
Gabarito: E