-
PLANEJAMENTO
Planejar é definir os objetivos, decidir como alcançar os planos, programar as atividades, alcançar as metas, algumas empresas ainda adotam o método arcaico de administração as escuras e não planejam, desta forma, não se preparam para possíveis reveses e acabam por terem insucesso em seus objetivos, O planejamento pode ser divido em:
Planejamento Estratégico: é bastante amplo e engloba toda a organização, algo a longo prazo, devem ser avaliados os ambientes internos e externos, as tendências de mercado, se vale a pena investir, pergunta que se deve fazer… O que vai ser dessa empresa no futuro?
O planejamento estratégico se baseia no ESTABELECIMENTO de METAS, OBJETIVOS, POLÍTICAS e MISSÃO da ORGANIZAÇÃO.
META = Objetivo de curto prazo.
OBJETIVO = alvo a ser alcançado
POLÍTICAS = são as diretrizes amplas e gerais para se chegar aos objetivos
MISSÃO = é a razão de existência da empresa
-
A ETAPA do planejamento é MUITO ABSTRATA E ABRANGENTE (OLHA A ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO). Como é possível aumentar a visibilidade? É como um olhar panorâmico no topo de uma colina. O erro tá em dizer que há visibilidade.
-
Gostaria de entender porque não gera essa criatividade e essa flexibilidade à organização.
-
Essas alternativas são de avaliação subjetiva. Garanto que, mesmos os especialistas não chegariam a um acordo, considerando as alternativas dadas, quais fariam parte ou não do planejamento.
-
Qual o gabarito?
-
O gabarito é D, Cíntia Darli.
-
Esta banca é bem esquisita... Já prestei uma prova dela... E me lembro que, ao estudar, achava as suas questões muito subjetivas...
-
Cara, essa questão é uma brincadeira... Planejamento reduz o impacto no ambiente? Foi anulada?
-
Indiquei para comentário do professor.
Segundo o livro Adm Geral e Pública, série provas e concursos, Idalberto Chiavenato:
Benefícios do planejamento: melhora a flexibilidade; coordenação; administração do tempo e melhora no controle.
-
A banca parece ter utilizado essa excelente fonte bibliográfica: https://assuntoscontabeis.files.wordpress.com/2012/08/fundamentos-do-planejamento-parte-1.pdf
Bibliografia Introdução à administração, Filipe Sobral e Alketa Peci, Pearson Education
-
GALERA, A BANCA DIZ PLANEJAMENTO DE FORMA GENÊRICA. NÃO PODEMOS TER CERTEZA SE O TERMO FOI APLICADO DE MODO GERAL OU EM SENTIDO STRICTO, REFERINDO-SE A UM DETERMINADO NÍVEL DE PLANEJAMENTO. LOGO,
I. CORRETO - focalizar esforços. TRATA-SE DOS MEIOS DE ALCANCE.
II. ERRADO - aumentar a visibilidade da organização. O GRAU DE VISIBILIDADE DEPENDERÁ DO TIPO DE PLANEJAMENTO. ESTRATÉGICO: GLOBAL, OU SEJA, INCERTEZA E IMPREVISIBILIDADE. OPERACIONAL: DETALHADO, OU SEJA, CERTEZA, PREVISÍBILIDADE. EM OUTRAS PALAVRAS, O PLANEJAMENTO OPERACIONAL AUMENTA A VISIBILIDADE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. CHIAVENATO DIZ: ''UM É DESDOBRAMENTO DO OUTRO, TORNANDO A FORMA SINTÉTICA MAIS ANALÍTICA''. OU SEJA, A VISÃO GERAL SE DESDOBRA EM UMA VISÃO DETALHADA, PREVISIVA, VISÍVEL, MAIS PRÓXIMO DA REALIDADE...
III. CORRETO - proporcionar senso de direção. A INTENÇÃO DO PLANEJAMENTO É NORTEAR A ORGANIZAÇÃO, DAR UM RUMO.
IV. CORRETO - definir parâmetros de controle. O PLANEJAMENTO DE CADA NÍVEL DEFINIRÁ COMO SERÁ O SEU CONTROLE DE DESEMPENHO.
V. CORRETO - reduzir o impacto do ambiente. RESULTA EM IMPLICAÇÕES FUTURAS, NO AMBIENTE NA QUAL ESTÁ INSERIDA.
VI. ERRADO - gerar criatividade e flexibilidade na organização. DEPENDERÁ DO TIPO DE ATIVIDADE QUE A ORGANIZAÇÃO ADOTARÁ. (ESTÁVEIS OU INSTÁVEIS?). O PROBLEMA DESSE ITEM ETÁ NA FLEXIBILIDADE. QUANTO À CRIATIVIDADE, ESTÁ CORRETO.
GABARITO ''D''
Sem nenhuma contestação, de minha parte.
-
-
André Lima a questão diz que reduz o impacto DO ambiente, e não NO ambiente. Dessa forma sim: quando planejamos levamos em consideração as ameaças e oportunidades do ambiente, de modo a reduzir o impacto da instabilidade no meio no bom funcionamento do negócio.
O planejamento não necessariamente aumenta a visibilidade da organização, esse pode ser um dos objetivos, mas não existe esse vínculo obtrigatório.
O mesmo acontece com a flexibilidade e criatividade: o planejamento definirá se a organização, ou determinado setor, será mais o menos flexível, portanto ela define o grau de flexibilidade e não que a empresa será flexivél.
-
GAB:D
Questão aberta... certeza só temos que a I e a III está correta, as outras são bem subjetiva e depende de interpretação.... Sabendo que a I e a III esta´correta, você praticamente não consegue fazer nada. Classifico como questão complicadíssima.
-
SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.
O processo de planejamento faz com que os administradores se afastem da rotina operacional e se concentrem no futuro da organização. Concretamente, podem ser destacados as seguintes vantagens e benefícios do planejamento:
Proporciona senso de direção. O planejamento especifica um rumo para a organização, o que permite direcionar os esforços de seus membros para um objetivo comum.
Focaliza esforços. O planejamento promove a integração e a coordenação das atividades dos membros organizacionais. Sem planejamento, a organização não passa de um grupo de indivíduos, cada um agindo à sua maneira. Cabe ao planejamento promover uma ação coletiva, que é a essência da organização.
Maximiza a eficiência. O planejamento permite otimizar esforços e recursos organizacionais. Ajuda a estabelecer prioridades, evitando os desperdícios e as redundâncias.
Reduz o impacto do ambiente. O planejamento obriga os administradores a enfrentar as mudanças ambientais. Por meio dele, os gerentes interpretam as mudanças ambientais e tomam as medidas necessárias para enfrentá-las.
Define parâmetros de controle. O planejamento proporciona critérios de avaliação do desempenho organizacional. Ao estabelecer objetivos, o planejamento define padrões de desempenho que permitem o controle das atividades e ações organizacionais. Sem planejamento, é impossível conceber um sistema de controle eficaz.
Atua como fonte de motivação e comprometimento. O planejamento facilita a identificação das pessoas com a organização. Os objetivos e planos reduzem a incerteza e esclarecem o papel que cada pessoa desempenha na organização,motivando e comprometendo seus membros.
Potencializa o autoconhecimento organizacional. O planejamento cria um clima propício ao autoconhecimento. Durante o processo de planejamento, a organização busca conhecer o ambiente externo, suas ameaças e oportunidades, ao mesmo tempo em que analisa seu ambiente interno.
Fornece consistência à ação gerencial. O planejamento fornece um fundamento lógico para a tomada de decisão. Ele permite criar uma estrutura cognitiva coletiva que garante consistência entre as decisões e os resultados desejados. Dessa forma, todas as decisões estarão em conformidade com o planejado
-
I. CORRETO: focalizar esforços. (Uma vez que eu realizo o meu planejamento estou direcionando os meus esforços para ter um bom resultado)
II. ERRADO: aumentar a visibilidade da organização. (Neste caso esta opção está falando sobre componentes EXTERNOS: de visibilidade, o que não entra ao realizar um simples planejamento organizacional)
III. CORRETO: proporcionar senso de direção. (Como expliquei na primeira alternativa: crio direcionamento para um bom desempenho)
IV. CORRETO: definir parâmetros de controle. (Note que está falando de "PARÂMETROS", então é necessário saber como eu irei controlar/ medir/ quantificar, os meus resultados)
V. CORRETO: reduzir o impacto do ambiente. (O ambiente que está mencionando aqui é sobre ambiente INTERNO e EXTERNO, ou seja, possibilidade de novos entrantes de desvaneios... elaborar em si, posicionamentos estratégicos em meu ambiente organizaciona)
VI. ERRADO: gerar criatividade e flexibilidade na organização. (Planejamento não gera criatividade e nem flexibilidade)
Portanto, LETRA D
-
O que é o Brainstorming? é uma etapa do planejamento que gera ideias, estimulando a criatividade.
Até discordo de que a flexibilidade não é gerada pelo planejamento.
Mas a letra B) Um planejamento favorece sim o aumento da visibilidade da empresa.
-
Alguém tem ideia de onde essa banca tira suas questões? Quais livros ela usa mais frequentemente como fonte?
-
Que loucura o certo seria a letra B
Como pode a II está errada?
-
Essa banca deveria ser processada
Desrespeita o esforço do aluno e não tem um padrão lógico nas questões. Pega 7 edições de livros do Chiavenato (com mais de 500 páginas cada um) e tira uma quetão de cada livro. Isso quando não resolve utilizar outro autor.
Não cumpre com o edital.
Infelizmente estamos longe de derrubar uma banca de concurso, então o melhor a se fazer é estudar o máximo que puder e rezar na hora da prova desse AOCP.
-
Eu acho que o certo seria aumentar a visibilidade na organização e não aumentar a visibilidade da organização.
-
Questao TOSCA. Segue o baile.
-
Obrigada, Jenifer!
-
Caiu na UFBA como eu imaginava. Quem vai fazer outra prova dessa banca tem que se ligar nesses conceitos.
-
Filipe Sobral e Alketa Peci,E CHIAVENNATO são os autores da AOCP
-
Não creio que o item II esteja errado. Associada ao planejamento estratégico, existem mecanimos, como análise swot que fariam esse item estar correto.
-
O planejamento é "documento" interno da empresa, jamais pretende aumentar a visibilidade dessa.
Segundo Chiavenato, 2009, são benefícios do planejamento:
1) Foco e Flexibilidade
Foco como convergência de esforços;
A organização conhece melhor o que faz, sabendo melhor o que os clientes precisam e oferecendo aquilo que mais necessitam
Flexibilidade como maleabilidade e facilidade de sofrer adaptações e ajustamentos à medida que o andamento das coisas requeira.
2) Melhoria na coordenação
Planejamento envolve uma hierarquia de objetivos de forma interligada, de modo que os objetivos maiores são apoiados nos de mais baixo nível. Isso traz maior coordenação para toda a organização.
3) Melhoria no controle
Torna isso possível, porque define objetivos e identifica as ações a serem realizadas. Com isso, se os resultados estiverem abaixo do esperado, são tomadas ações corretivas de forma a ajustar os planos e ações.
4) Administração do Tempo
Por predefinir o que será feito, o administrador não perde tempo precioso com atividades não essenciais.
-
Segundo Giovanna Carranza, é falso acreditar que um planejamento é elaborado apenas por uma pessoa. A participação dos funcionários até de outros níveis hieráriquicos inferiores, dos clientes e dos fornecedores é necessária. Não obstante o processo de planejamneto, nas instituições públicas, pode também incentivar a liberdade e criatividade, dentro do que lhe é permitido (princípio da legalidade) p,60. 3ºED. Sendo assim, o erro apresentado no intem VI é a promoção de flexibilidade nas organizações.
-
Não sei nem como acertei, sinceramente. Pq ôh banca do meu abuso é essa AOCP.
Considerei a II e VI as achei mais voltada função de Direção.Gestão de Marketing e Recursos humanos.
-
Questão bem estranha, sempre li que o planejamento deve ser flexível.
-
Galera quem sabe qdo ela propôs Visibilidade ela não se referiu a organização enxergar mais longe (futuro) e sim ela (organização) ser vista pelos outros (público externo), por isso que está errada... E o erro da VI não seria pq criatividade e flexibilidade não depende, necessariamente, do planejamento e sim do tipo de estrutura administrativa?
-
I. focalizar esforços. Correto. Segue questão relacionada: QUESTÃO CERTA: Iniciativas estratégicas são esforços empreendidos em vista do alcance dos objetivos delineados e se traduzem por ações relevantes, que assegurem a mudança da situação atual para a situação almejada.
II. aumentar a visibilidade da organização. Negativo. A palavra correta seria previsibilidade. Visibilidade é ela estar mais exposta.
III. proporcionar senso de direção. Correto. Segue questão relacionada: QUESTÃO CERTA: O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando um maior grau de interação com o ambiente: Para elaboração do planejamento estratégico de uma organização, o primeiro passo é a definição de sua missão que é a razão de ser da empresa, sua identidade.
IV. definir parâmetros de controle. Exato. Vide questão relacionada: QUESTÃO CERTA: Paulo, novo diretor de uma organização pública, pretende desenvolver um sistema de controle capaz de apontar erros cometidos durante a execução dos serviços. Para a consecução de seu objetivo, definiu novas formas de controle com base em informações que coletou pessoalmente, ao interagir com colaboradores de todos os setores da instituição, sem se restringir aos métodos tradicionais de obtenção de dados. Considerando essa situação hipotética, julgue os seguintes itens, que dizem respeito ao processo organizacional. A definição de novas formas de controle resulta do processo de planejamento.
V. reduzir o impacto do ambiente. Correto. Aqui temos o aspecto da previsibilidade que citei acima. Segue uma relacionada: QUESTÃO CERTA: Em relação ao planejamento estratégico, pode-se afirmar corretamente que: está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente.
VI. gerar criatividade e flexibilidade na organização. Isso nada tem a ver com planejamento.
Resposta: Letra D.
-
O planejamento traz as seguintes vantagens:
- Senso de Direção;
- Focaliza esforços;
- Maximiza Eficiência
- Reduz o impacto do Ambiente;
- Define parâmetro de controle;
- Fonte de motivação e comprometimento;
- Potencializa o autoconhecimento;
- Fornece consistência.
-
Para quem, assim como eu, está com dúvidas com relação ao item VI, acerca da "flexibilidade", veja o meu entendimento:
"Gerar criatividade e flexibilidade na organização"
A redação do item em questão dá a entender que o planejamento, SEMPRE, sem exceção e com 100% de certeza, garantirá flexibilidade à organização, o que, na verdade, é que ele PODE gerar flexibilidade, a depender do tipo planejamento. Cito como exemplo o planejamento conservador, cujo foco nao é garantir a flexibilidade, mas sim a estabilidade, bem como manter as práticas atualmente vigentes.
Demorei muito tempo para assimilar este item, vi a explicação da professora Karen e continuei com dúvida porque sempre li em livros sobre Planejamento essa tal de "flexibilidade", mas nunca me ative a este detalhe, por isso a importância de se fazer exercícios.
-
Na minha opinião só a ultima está incorreta pq planejamento está voltado também para a visão de futuro da empresa, logo proporciona maior visibilidade;
-
Os comentários dos professores deveriam ser tanto por vídeo quanto por escrito. Eu, particularmente, não gosto dos comentários por vídeos, às vezes tem vídeos de 5 minutos, não dá para perdermos esse tempo todo, enquanto que, se fosse escrito, tenho certeza que economizaríamos bastante tempo!
-
I. focalizar esforços.
II. aumentar a visibilidade da organização. ERRADA
III. proporcionar senso de direção.
IV. definir parâmetros de controle.
V. reduzir o impacto do ambiente.
VI. gerar criatividade e flexibilidade na organização. ERRADA
-
Mano sinceramente, essas questões de ADM GERAL da AOCP são muito loucas, é praticamente impossível você marcar uma questão com a certeza de está correta. Tem que marcar a bolinha no dia a prova e rezar para acertar.
Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor; como, pois, entenderá o homem o seu caminho?
-
aumentar a visibilidade... Se não é o planejamento estratégico o que aumenta a visibilidade... não sei mais o que seria, pois a raiz da visibilidade da empresa está justamente no planejamento. A não ser que seja uma empresa secreta, que produz um produto ou serviço para si própria e queira se manter no anonimato, totalmente induzindo o candidato ao erro ou pegou uma literatura esdrúxula para elaborar o item. Venhamos e convenhamos dá pra desconfiar. P.S.: Previsibilidade é uma coisa. Visibilidade é outra coisa. Não pode estar no planejamento estratégico que a empresa terá uma visibilidade maior? Já que o planejamento estratégico é mais subjetivo e abrangente ? não pode estar na missão da empresa, por exemplo (ser conhecida mundialmente)? isso não seria aumentar a visibilidade ?
visibilidade
substantivo feminin caráter, condição, atributo do que é ou pode ser visível, ser percebido pelo sentido da vista."a v. das coisas concretas" percepção pelo sentido da vista; visão."o prédio alto tirou-nos a v. da praia"
-
E o planejamento de Marketing, fica onde?
-
Melhor comentário = Jenifer .
-
É preciso ser FRIO e CALCULISTA.
II está errada, pois não está escrito em lugar nenhum (nenhum dos autores mais cobrados).
Isso já elimina a alternativa B (que foi que gerou maior dúvida).
Eu fiquei agoniada, queria marcar B, mas em razão do exposto acima, tem que respirar fundo e marcar D.
-
"Então, é possível ,pelo planejamento estrategico, traçar objetivos com base na análise ambiental, como "aumentar, ainda mais, a visibilidade da empresa em 10 anos", por exemplo.
fonte: https://www.dicionariofinanceiro.com/planejamento-estrategico/
"Ressalte-se que a análise do ambiente a quando do planejar é fundamental para os resultados, ou seja, é uma forma de identificar riscos que a empresa poderá apresentar que influenciariam no alcance de suas metas, e oportunidades que cercam a organização que podem ser perdidas por falta de planejamento ou visibilidade".
fonte: Martha Helena Ponte; O Planejamento Estratégico e os Impactos de Suas Práticas: um Estudo na Empresa X .
E Agora AOCP?
-
São vantagens do planejamento, para as organizações:
-Focalizar esforços.
- Proporcionar senso de direção.
- Definir parâmetros de controle.
- Reduzir o impacto do ambiente.
.
Gab. D ;
-
Eu acertei, mas é uma questão com nível alto, no meu entendimento as opções ll e Vl, estão mais para DIREÇÃO. me corrijam se eu estiver errado.
-
Na minha concepção, o planejamento não gera flexibilidade e também somente os membros da organização tem conhecimento do planejamento da organização, por isso considerei as alternativas II e VI erradas.
-
Aí é baixar o santo e chutar kkkkkkkkkkkkkkkk
-
Essa banca maldita deveria especificar as obras e os autores no edital. Banca bem FDP.