SóProvas


ID
2317492
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma das fases básicas da elaboração do planejamento em empresas, correspondendo à definição da razão de ser da empresa.

Alternativas
Comentários
  • http://unipvirtual.com.br/material/RECUPERACAO/EAD/PLANEJAMENTO_ESTRATEGICO/PDF/geral_pdf.pdf

     

    Gabarito D:

  • A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa.

    A visão é algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória. 

    Os valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização.

  • Missão: É a razão de existir da organização na sociedade. Inclui elementos relacionados ao seu negócio e o seu impacto na sociedade. "O que representamos para a sociedade?"

    Visão: É uma visão de futuro sobre como a organização se enxerga daqui a algum tempo. Visualiza a própria organização no futuro. "Como estaremos no longo prazo?"

    Diagnóstico: Nesta fase busca-se responder à pergunta: "onde estou?"

    Valores: Onde são delineados os princípios, crenças, questões éticas fundamentais. Estão ligados à cultura organizacional.

    Pontos fortes e pontos fracos: Estão relacionados com uma análise interna da organização. São controláveis. A análise do ambiente externo e interno, em conjunto, costuma ser feita pela análise SWOT (FOFA), que analisa pontos fortes e fracos (internos), e ameaças e oportunidades (externos) não controláveis.

     

    Prof Carlos Xavier - Estratégia Concursos

  • Gabarito; Alternativa D

     

    Sobre Missão e Visão

     

    Para Sobral e Peci, é nesta fase da administração estratégica que se é identificada a missão e a visão da organização, além de seus objetivos e estratégias[i]. A missão de uma organização justifica a razão dela existir, demonstra por qual motivo ela foi criada, o que a empresa pretende fazer; normalmente responde à pergunta “Por que existimos?”, somamos ou resolvemos o quê? Por exemplo, a missão de um mercado poderia ser Vender mais barato, para as pessoas ficarem mais felizes. Neste exemplo, a missão explica a razão da empresa existir e a forma que ela contribui para sociedade.

    A visão é dita como aonde a empresa quer chegar, como ela quer ser vista quando seus objetivos forem alcançados. Vamos imaginar uma empresa de vendas de eletrônicos. Uma visão para esta empresa poderia ser “Conquistar mais um milhão de clientes no mundo e manter-se eticamente correta nos próximos anos”. Nesta visão fictícia, fica claro aonde ela quer chegar e como ela quer ser vista.

     

    Sobre Diagnóstico

     

    Antes de se formular estratégias, devem ser analisados tanto o ambiente externo (relacionado ao mercado), quanto o ambiente interno (relacionado à empresa) com o intuito de identificar fatores que possam influenciar no desempenho da organização. Com essa análise, a organização consegue avaliar as tendências externas, como atualização das legislações, atividades dos concorrentes, desejos dos clientes... e avaliar as necessidades internas, como a quantidade e qualidade de recursos que a organização possui.

     

                 Esta análise organizacional é comumente chamada de Diagnóstico Estratégico. Uma das ferramentas mais conhecidas e cobradas em prova utilizada para elaborar esse diagnóstico é a Análise SWOT, também chamada de FOFA. SWOT vem do inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, significando respectivamente, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

     

    [i] SOBRAL, Felipe; PECI, Alketa. Administração: Teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008, p. 143.

     

    Sobre Pontos Fortes e Fracos

     

    Força e fraqueza, por se tratar de variáveis do plano interno, são variáveis controláveis. Quando a empresa está com o seu maquinário velho e/ou quebrado, estamos falando de um ponto fraco. É uma fraqueza porque está na própria organização (plano interno) e é uma variável controlável, haja vista que as máquinas podem ser consertadas ou trocadas.

     

    Sobre Valores

     

    São princípios que definem a forma de atuação da organização. Tamayo e Mendes os definem como "princípios que guiam a vida da organização". Exemplo: Respeitar todos os seres humanos independente de qualquer religião; Ter responsabilidade social; Ter uma comunicação clara e precisa

     

    Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.

     

  • MISSÃO: Razão de existência da empresa, através da missão é possível identificar a área de atuação da empresa, é atemporal (Não tem prazo de “validade” estabelecido.

    VISÃO: É o nível máximo que a empresa deseja alcançar, é a “utopia”/sonho da empresa, contudo, é realizável e alcançável.

    Missão (o que eu sou) / Visão (o que quero ser, onde quero chegar)

    VALORES: Padrões de comportamento. Apenas valores positivos são considerados valores! (Ex.: Desonestidade NÃO é um valor, mas a ausência do valor honestidade). 

     

  • GABARITO:D

     

     

    Missão

       

    A missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes: Por que a empresa existe? O que a empresa faz? Para quem? A organização deverá seguir uma linha da qual não abre mão, como por exemplo: honestidade, respeito, qualidade, integridade, etc. Você é um empresário de visão, ou trabalha em uma empresa visionária? Como você imagina que será sua empresa nos próximos dez ou vinte anos? Estas perguntas podem ser respondidas se analisarmos o termo visão.

     

    Visão

       

    A visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado pelos esforçoes individuais, da equipe e pela alocação de recursos. A visão deve conter tanto a aspiração, como a inspiração. A aspiração de tornar-se "algo", e a inspiração porque esse "algo" deve merecer e valer a pena ser concretizado. Deve ser uma frase prática, realista e visível, pois não passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou propor resultados inatingíveis. Uma simples frase pode sintetizar essa idéia sendo, ao mesmo tempo, ambiciosa e inspiradora. Deve facilitar as respostas para as seguintes perguntas: No que a empresa quer se tornar? Onde nós estaremos? O que a empresa será? Em que direção deve-se apontar os esforços dos dirigentes e colaboradores?

     

    Valores

      

    Quando falamos em valores, estamos falando sobre princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a missão, na direção da visão.   

       

    Os valores também podem ser vistos como um conjunto de crenças, ou princípios, que definem e facilitam a participação das pessoas no desenvolvimento da missão, visão e dos próprios valores. Os valores ainda facilitam no comprometimento entre os colaboradores e dos colaboradores com os clientes, comunidade e com a sociedade.

     

    Resumidamente, os valores definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes dos colaboradores. São regras para que, executando a missão, se alcance a visão. Os valores dão o suporte, é o foco da moral e ética da empresa. Para exemplos de visão, missão e valores, entre em contato conosco.

  •  

    Missão - PRESENTE - RAZÃO DE SER DO NEGÓCIO

    O que a organização faz? Como ela faz? Para quem ela faz?

    Visão - FUTURO - O QUE DESEJA SER

    O objetivo da instituição, inspiração, prazo, o que quer ser ?

    Valores - CRENÇAS BÁSICAS

    Elemento base para organização

  • MISSÃO:  é a razão de existência da organização. Em outras palavras, a organização existe para fazer o quê? É o objetivo maior da organização, que
    é conseguido por meio do entendimento e da prática dos princípios da organização.

    VISÃO: é a projeção do queremos ser, com bases reais no diagnóstico realizado na análise dos ambientes.

    PRINCÍPIOS: é traçar quais são os valores, as crenças e as condutas esperadas de todos, na busca incessante de concretizar a missão institucional. Porém, não basta identificar e escrever esses princípios. É necessário estabelecer que comportamentos observáveis e mensurados serão alvo de cada princípio.

    GABARITO -> [D]
     

  • De acordo com quem?

  • LETRA D CORRETA

    NEGÓCIO: Principal atividade desenvolvida pela organização. É o que ela faz. 

    MISSÃO: é a razão de existir da organização na sociedade, incluindo elementos relacionados ao seu negócio e seu impacto na sociedade. Este impacto é uma verdadeira medida de eficiência das ações organizacionais.

    VISÃO: é uma visão do futuro sobre como a organização se vê no futuro. Visualiza um ponto a ser atingido servindo de guia para orientar as decisões estratégicas ao longo tempo. 

    VALORES: são as pressuposições básicas que guiam o comportamento organizacionais. 

    OBJETIVOS: são declarações amplas sobre o que a organização deseja alcanças ou conquistar ao longo do tempo, podendo ser afirmações atemporais. 

    METAS: são os desdobramentos dos objetivos em partes a serem cumpridas ao longo do tempo por áreas e pessoas específicas da organização.

  • GABARITO: LETRA D

    A missão de uma empresa pode ser definida como a razão pela qual ela existe, o motivo pelo qual ela foi concebida e projetada. ... A partir daí, todos os envolvidos em seus processos também devem guiar-se por esta missão, buscando alcançar os resultados almejados pela empresa em curto, médio e longo prazo.

  • Missão: o que eu sou

    Visão: o que quero ser

  • A missão de uma instituição é a razão de ser, o objetivo principal a ser conquistado. Quando se trata de missão, tem-se um objetivo de longo prazo que é conquistado diariamente.

    Quando se trata da visão, tem-se algo a médio prazo e que poderá ser revisto quando alcançado. A visão é onde se deseja chegar. A visão deve estar alinhada com a missão, pois sem visão não teremos um norte para garantir o cumprimento da missão. A visão de uma instituição normalmente tem prazo – diferente da missão, que não tem – e, com isso, já se prevê uma atualização.

    Os valores são os princípios que norteiam a empresa na conquista de sua missão e visão.

    (outra questão)O planejamento é um dos fatores fundamentais de uma organização para que os resultados sejam alcançados e as metas atingidas. O SEBRAE (2018) apresenta as sete etapas do Planejamento Estratégico, entre elas a declaração de Visão e Missão da organização. Em relação a Missão da organização, assinale a alternativa correta.

    a. São forças macroambientais e microambientais que afetam a habilidade de obter lucro dentro da organização. b. É o futuro da organização, o que ela pretende alcançar e como ela deve ser reconhecida.

    c. É uma declaração sobre o que a organização é, definindo seu propósito, finalidade de sua existência, motivo pela qual foi criada, além da sua identidade.

    d. São os pontos fortes e fracos, juntamente com as oportunidades e ameaças do setor onde a organização atua. e. São os princípios e crenças que servem de guia para os comportamentos, atitudes e decisões de todas as pessoas envolvidas na busca dos objetivos da organização.

    COMENTÁRIO: A missão de uma organização é a sua razão de ser, diferentemente da visão, que é onde a organização deseja chegar. Nesse sentido, os valores são os princípios que norteiam essa organização. Já os fatores críticos do sucesso são os diferenciais dessa organização em relação aos seus concorrentes.

    Fonte: Gran Cursos Online, de acordo com a aula preparada e ministrada pelo professor Bruno Eduardo

  • Visão: O que deseja ser, onde quer chegar (futuro)

    Missão: Razão de existir.

    Valores: Costumes, crenças