GAB: B
Custos das Falhas Internas
Os custos das falhas internas são todos aqueles incorridos devido a algum erro do processo produtivo, seja ele falha humana ou falha mecânica. Quanto mais cedo erros são detectados, menores serão os custos envolvidos para corrigi-los.
Alguns exemplos de custos devidos a falhas internas são:
- Refugos, sucatas;
- Retrabalhar o produto;
- Reinspeção dos produtos retrabalhados;
- Paragens na linha;
- Esperas;
- Falhas do fornecedor;
- Utilização de material rejeitado para outras finalidades;
- Acções correctivas derivadas de materiais e processos;
- Compras de materiais defeituosos;
- Tempo para preencher as fichas de anomalias;
- Tempo para analisar as anomalias;
- Tempo para determinar as acções correctivas;
- Manutenção correctiva;
- Horas extras para recuperar atrasos
- Outros custos internos.
@adm.mapeada
Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.
Sigam e aproveitem!
GABARITO:B
Custo da qualidade é a soma dos custos envolvidos no processo para se atingir os padrões de qualidade pré estabelecidos no projeto do produto ou serviço. É um sistema utilizado para identificação destes custos a fim de quantificar os componentes envolvidos na produção de produtos de alta ou baixa qualidade, na tentativa de reduzir ao máximo o custo total da produção.
Por um longo tempo, a administração associava a melhoria da qualidade ao aumento de custos, porém alguns cientistas da administração defendiam que com o aumento da qualidade aumentava-se também a produtividade, os custos totais poderiam ser reduzidos pela melhoria dos processos. Hoje percebe-se que os custos reais advêm da má qualidade do produto ou serviço.
Custo de falhas
Estes custos correspondem aos produtos acabados que se encontram em não conformidade com o especificado no projeto. As reclamações de clientes e a força dispersa para atende-las entram neste tipo de custo. Aqui temos o custo de falha dividido em custo de falhas internas e custo de falhas externas, que são:
Custos de falhas internas
Custos gerados em virtude de falhas nos sistema de produção e que são identificados no período que compreende o pós produção, ou seja, a partir do produto acabado e vai até o momento que antecede a entrega do produto ao consumidor. Os exemplos deste tipo de custos incluem os refugos, os retrabalhos, perdas de rendimento, entre outros. [GABARITO]
Custos de falhas externas
São os custos incorridos fora da operação interna, após o cliente ter recebido o produto. São custos como devolução do produto, utilização da garantia, despesas legais provenientes de ações jurídicas e dos custos por compensações, assim como disposição de itens defeituosos.
Bibliografia
PETRÔNIO, Garcia Martins. LAUGENI, Fernando Piero. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 2002.
NIGEL, Slack... Ι et. al. Ι; Revisão técnica Henrique Corrêa, Irineu Gianesi. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 1996.
MARK, M. Davis, NICHOLAS, J. Aquilano, RICHARD, B. Chase. Fundamentos da Administração da Produção. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
O Instituto AOCP adora esse assunto, vejam outra questão: Q683947
A seguir, são apresentadas as categorias de custos da qualidade ou não qualidade, numerados de 1 a 4 e, em seguida, são listados alguns custos relacionados à qualidade e não qualidade. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
3. Custos internos dos defeitos.
(3) Custo de produtos que precisam ser retrabalhados.