SóProvas


ID
2318479
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José do Cerrito - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Nesta prova, considera-se uso correto da Língua Portuguesa o que está de acordo com a norma padrão escrita.


Leia o texto a seguir para responder a questão sobre seu conteúdo. 


                    NOVO ACORDO, VELHAS QUESTÕES

Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/entenda-as-mudancas-do-novo-acordo-ortografico/ Acesso em 13 jan 2017.


      A intenção de unificar a língua portuguesa entre os países em que ela é o idioma oficial é antiga. Em 1931, foi realizado o primeiro acordo ortográfico luso-brasileiro, mas ele acabou não sendo efetivado na prática. Em 1945, a Convenção Ortográfica Luso-Brasileira foi adotada em Portugal, mas não no Brasil.

      Anos depois, em 1986, os sete países de língua portuguesa (Timor-Leste não pôde ser incluído na lista, pois se tornaria independente apenas em 2002) consolidaram as Bases Analíticas da Ortografia Simplificada da Língua Portuguesa de 1945, que não chegaram a ser implementadas.

      Em 1990, os países de língua portuguesa se comprometeram a unificar a grafia da língua, segundo a proposta apresentada pela Academia de Ciências de Lisboa e pela Academia Brasileira de Letras. Mesmo assim, o acordo ainda não podia entrar em vigor.

      Foram necessários mais 16 anos para que fossem alcançadas as três adesões necessárias para que o acordo fosse cumprido. Em 2006, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde se uniram ao Brasil e ratificaram o novo acordo. Entretanto, Portugal ainda apresentava uma grande relutância às mudanças. Apenas em maio de 2008 o Parlamento português ratificou o acordo para unificar a ortografia em todas as nações de língua portuguesa. 

Releia esse período do texto: “Anos depois, em 1986, os sete países de língua portuguesa (Timor-Leste não pôde ser incluído na lista, pois se tornaria independente apenas em 2002) consolidaram as Bases Analíticas da Ortografia Simplificada da Língua Portuguesa de 1945”.

Analise as proposições a seguir sobre a acentuação gráfica nesse período. Em seguida assinale a alternativa que contenha a análise correta sobre as mesmas.

I. A palavra “países” é acentuada pelo fato de duas vogais se encontrarem em sílabas diferentes, formando um hiato.

II. A palavra “pôde” está conjugada no pretérito perfeito e recebeu acento para diferenciá-la da forma “pode”, no tempo presente.

III. Assim como “analíticas”, a palavra “língua” é acentuada por ser proparoxítona.

IV. O termo “incluído” recebe acento por ser uma oxítona terminada em “o”.

Alternativas
Comentários
  • ANALÍTICAS: Proparoxítona

    LÍNGUA: Paroxítona terminada em ditongo crescente.

    Logo a letra C esta incorreta pelo fato da palavra LÍNGUA não ser proparoxítona.

  • Por eliminação não foi difícil chegar a alternativa que a banca entendeu a correta, no entanto, é importante frisar aqui o amadorismo na elaboração da questão.Ora, não é "pelo fato de duas vogais se encontrarem em sílabas diferentes, formando um hiato" como diz a banca que a palavra países recebe acento gráfico, posso citar aqui centenas palavras com hiatos que não recebem acento (juiz, cooperação, cruel, etc). Mas sim, pelo fato do hiato ser formado pelas semivogal "i" que junto com o "u" compartilham da regra que quando tônicos (ou seja, quando exercerem papel de vogal) e formarem hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", recebem acento, desde que não sejam seguidos por "-nh".

     

  • Engraçado que nesse caso língua não pode ser considerado proparoxitona eventual. Nossa língua é bizarra.
  • I – Correto: Pa-í-ses – Hiato com “i” tônico formado com vogal antecessora, em silaba única, sem a presença de “nh”.

     

    II – Correto: Pôde no passado e Pode no presente (acentuação diferencial).

     

    III – Errado: Lín-gua - É acentuada porque é paroxítona terminada em ditongo.

     

    IV – Errado: In-clu-í-do - É acentuado pela regra do hiato citada acima.

     

    Gabarito A

  • I - Pa - í - ses, Hiato com tônica precedida de S, acentuaçao correta.

    II - Pôde, acentuação diferencial para distinguir da palavra "pode", acentuação correta.

    GAB. A 

  • a) Países é acentuado pelo fato de ter a letra "i" tónica, estar sozinha na sílaba e não pôr ser um hiato! A letra a) é a resposta da questão, mas... A explicação dada pela banca sobre à acentuação do HIATO esta errado!

    OBS.: Acentuam-se Hiatos nas vogais "i" e "u" TÔNICAS, quando SOZINHAS na sílaba ou JUNTAS DA LETRA "s".

     

  • Tenho uma dúvida: pelo novo acordo as paroxítonas terminadas em ditongo crescente seriam acentuadas agora pela regra das proparoxítonas, como proparoxítonas aparentes, não é isto???? Quando levar em consideração a nova regra? Não entendi bem

  • I. A palavra “países” é acentuada pelo fato de duas vogais se encontrarem em sílabas diferentes, formando um hiato. (C)

    obs: Se trata sim de um hiato, é quando duas vogais se separam ficando apenas uma numa só sílaba, apenas quando se tratar de "i" e "u" seguidos ou nao de S

    II. A palavra “pôde” está conjugada no pretérito perfeito e recebeu acento para diferenciá-la da forma “pode”, no tempo presente. (C)

    obs: A palavra pôde se encontra no passado e recebeu acento diferencial para diferenciar da palavra pode que se encontra no presente.

    III. Assim como “analíticas”, a palavra “língua” é acentuada por ser proparoxítona. (E)

    obs: Analíticas(proparoxítona)/ Língua(paroxitona terminada em ditongo)

    IV. O termo “incluído” recebe acento por ser uma oxítona terminada em “o”. (E)

    obs: A palavra "Incluído" recebe acento por se tratar de hiato

  • Não entendi a questão. A palavra língua pode ser proparoxítona de acordo com o novo acordo ortográfico, pois é terminada em ditongo crescente, assim como a palavra história.

    Ex.: his-tó-ri-a ou his-tó-ria. As duas formas estão corretas. Cabe recurso aí 

  • Valéria, língua seria considerada proparoxítona aparente. Então acho que vale a regra mais geral de ser paroxítona com ditongo oral crescente. 

  • GABARITO A

     

    CORRETA - Regra do hiato: se a segunda vogal do hiato for "i" ou "u", com ou sem "s", ela recebe acento. - I. A palavra “países” é acentuada pelo fato de duas vogais se encontrarem em sílabas diferentes, formando um hiato.

     

    CORRETA - II. A palavra “pôde” está conjugada no pretérito perfeito e recebeu acento para diferenciá-la da forma “pode”, no tempo presente.

     

    ERRADA - A- NA -LÍ-TI-CAS = proparoxítona (se a sílaba tônica é a antepenúltima) // LÍN-GUA = paroxítona ( a sílaba tônica é a penúltima) Acentuam-se as paroxítonas terminadas em: i, is, u, uns, um, r , l , n, x, ps, ã, ão, ãs, ãos. As proparoxítonas são sempre acentuadas.  - III. Assim como “analíticas”, a palavra “língua” é acentuada por ser proparoxítona.

     

    ERRADARegra do hiato: se a segunda vogal do hiato for "i" ou "u", com ou sem "s", ela recebe acento. IV. O termo “incluído” recebe acento por ser uma oxítona terminada em “o”.  

  • I. VERDADEIRA -> A palavra países tem um hiato e é acentuada segundo a regra "acentua-se a segunda vogal do hiato tônico representados por i(s) e u(s) desde que sozinhos e longe de nh".

    II. VERDADEIRA -> Pôde recebe acento diferencial para diferenciar-se de pode: pôde -> passado / pode -> presente

    III. FALSA -> A-na-lí-ti-cas é proporoxítona, mas lín-gua é paroxítona terminada em ditongo

    IV. FALSA-> Incluído não é oxítona, mas sim paroxítona e recebe acento por conter um hiato (ver regra citada em I)

     

  •  Incluído SE A SÍLABA MAIS FORTE ESTA NA PENÚLTIMA não tem como ser oxítona.

     

    GABARITO ''A''

  • I. A palavra “países” é acentuada pelo fato de duas vogais se encontrarem em sílabas diferentes, formando um hiato.   (CORRETO)

     

    II. A palavra “pôde” está conjugada no pretérito perfeito e recebeu acento para diferenciá-la da forma “pode”, no tempo presente. (CORRETO)

     

    III. Assim como “analíticas”, a palavra “língua” é acentuada por ser proparoxítona.  (ERRADO)  OBS.  Analítica é proparoxítona, conotuddo língua é paroxítona terminado em ditongo.

     

    IV. O termo “incluído” recebe acento por ser uma oxítona terminada em “o”.    (ERRADO)  OBS.  Incluído  recebe o acento por ser "I" hiato.

     

    Gabarito:A

  • Correta Letra A

    I) Duas vogais juntas, sendo que ambas são tônicas, separa-se por hiato! (Correto)

    II) Pôde é uma das pocas palavras que manteve o acento diferenciado (o velho chapéu) após a reforma ortográfica; (Correto)

    III) Analíticas é sim proparoxítonas, mas língua é oxítona terminada em ditôngo crescente. Se a banca quisesse ser mais exigente, poderia afirmar que ela é uma proparoxótona aparente ou eventual, mas como não fez menção, devemos entendê-la como paróxitona. (Errada)

    IV) Inclu-í-do recebe acento por ser hiato! (Errada) 

     

  • Correta Letra A

    I) Duas vogais juntas, sendo que ambas são tônicas, separa-se por hiato! (Correto - As vogais "I" e "U" quando em hiatos seguidos ou não de "s" são acentuadas, lembrando que hiato ocorre quando ha o encontro de duas vogais mas que estão em sílabas diferentes).

    II) Pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder) (Correto)

    III) Analíticas é uma proparoxítona, e toda proparoxítona é acentuada, mas língua é uma paroxítona terminada em ditôngo crescente, que são sempre acentuadas. (Errada)

    IV) As vogais "I" e "U" quando em hiatos seguidos ou não de "s" são acentuadas (Errada) 

  • I - pa-í-ses -> hiato
    II - pô-de -> pretérito perfeito.
    III - a-na-lí-ti-cas -> proparox./lín-gua -> parox. terminada em ditongo crescente.
    IV - in-clu-í-do -> hiato e parox.

    GABARITO -> [A]

     

  • A questão não tem resposta, deveria ser anulada. A justificativa da I é que existe um hiato no qual a segunda vogal é I ou U tônico. Só fato de ser hiato não justifca o acento.

  • O fato da palavra ser hiato não justifica o acento. Precisa ser um hiato tônico, cuja segunda vogal seja I ou U, não pode vir seguido de NH, ou de alguma consoante (exceto "S"), também não pode ser precedido por ditongo decrescente. Ah gente, tem tanta regra para justificar um acento, questão ruim!

  • I. A palavra “países” é acentuada pelo fato de duas vogais se encontrarem em sílabas diferentes, formando um hiato.

    Regra dos hiatos.

    II. A palavra “pôde” está conjugada no pretérito perfeito e recebeu acento para diferenciá-la da forma “pode”, no tempo presente.

    Acento diferencial.

    III.

    Analíticas: proparoxítona;

    Língua: paroxítona terminada em ditongo oral.

    IV. O termo “incluído” recebe acento pela regra dos hiatos.

  • A palavra "língua" não é considerada uma Proparoxítona Eventual?

    Neste caso, a afirmação: "III - Assim como “analíticas”, a palavra “língua” é acentuada por ser proparoxítona." Não estaria certa?

    Banca: CESPE - Q411788

    As palavras “língua”, “Júlio”, “início”, “série” e “convivência” são classificadas ora como paroxítonas terminadas em ditongo crescente, ora como proparoxítonas eventuais ou relativas.

  • Resumo Acentuação e Ortografia:

    Monossílabos:

    Terminados em A(s),E(s),O(s) : pá, três, pós;

    Terminadas em Ditongo Aberto: éu, éi, ói: céu, réis, dói;

    Oxítonas:

    Terminadas em A(s),E(s),O(s),Em(s). sofá, café,

    Terminadas em Ditongo Aberto: éu, éi, ói: chapéu, anéis, herói;

    Paroxítonas:

    • Todas, exceto terminadas em A(s),E(s),O(s),Em(s). Ex: fácil, hífen, álbum,

    cadáver, álbuns, tórax, júri, lápis, vírus, bíceps, órfão

    • Terminadas em ditongo (Regra cobradíssima) Ex: Indivíduos, precárias,

    série, história, imóveis, água, distância, primário, indústria, rádio

    • Se tiver Ditongo Aberto: não acentua mais!Ex: boia, jiboia, proteico, heroico

    Proparoxítonas:

    • Todas. Sempre. Ex: líquida, pública, episódica, anencéfalo, período.

    Regra do Hiato:

    Acentuam-se o “i” ou “u” tônico sozinho na sílaba (ou com s): baú,

    juízes, balaústre, país, reúnem, saúde, egoísmo. Caso contrário, não acentue: juiz,

    raiz, ruim, cair.

    Não se acentuam também hiatos com vogais repetidas: voo, enjoo, creem, leem, saara,

    xiita, semeemos.

    Exceção1: “i” seguido de NH: rainha, bainha, tainha,

    Exceção2: “i” ou “u” antecedido de ditongo, se a palavra não for oxítona: bocaiuva,

    feiura, sauipe, Piauí, tuiuiú. Decore: Guaíba e Guaíra são acentuados.

    FONTE: Professor Filipe Luccas - Estratégia concursos.