-
No meu entendimento, "União de A com B é o conjunto formado por elementos que pertencem a A e B"
por isso que eu errei feio.
Alguem aí consegue explicar pq ta correta a b?
-
Concordo com você Rafael!
Também quero entender.
-
A e B vão formar um grande conjunto chamado C, por exemplo. Alguns elementos de A pertencem a C, mas não necessariamente pertencerão a B. Deu pra entender? Por isso que é A ou B. Os elementos não precisam pertencer aos dois conjuntos ao mesmo tempo.
-
União dos conjuntos A e B, denotada por A ∪ B, é o conjunto de todos os objetos que são membros de A, ou B, ou ambos. A união de {1, 2, 3} e {2, 3, 4} é o conjunto {1, 2, 3, 4}.
Interseção dos conjuntos A e B, denotada por A ∩ B, é o conjunto de todos os objetos que são membros de ambos A e B. A interseção de {1, 2, 3} e {2, 3, 4} é o conjunto {2, 3}.
Diferença de conjuntos de U e A, denotada por U \ A é o conjunto de todos os membros de U que não são membros de A. A diferença de conjuntos {1,2,3} \ {2,3,4} é {1}, enquanto a diferença de conjuntos {2,3,4} \ {1,2,3} é {4}. Quando A é um subconjunto de U, a diferença de conjuntos U \ A é também chamada decomplemento de A em U. Neste caso, se a escolha de U é clara a partir do contexto, a notação Ac é algumas vezes usada no lugar de U \ A, particularmente se U é um conjunto universo como no estudo de diagramas de Venn.
Diferença simétrica dos conjuntos A e B é o conjunto de todos os objetos que são membros de exatamente um de A e B (elementos que estão em um dos conjuntos, mas não em ambos). Por exemplo, para os conjuntos {1,2,3} e {2,3,4}, o conjunto diferença simétrica é {1,4}. É o conjunto diferença da união e da interseção,, (A ∪ B) \ (A ∩ B).
Produto cartesiano de A e B, denotada por A × B, é o conjunto cujos membros são todos os possíveis pares ordenados (a,b) onde a é um membro de A e b é um membro de B.
Conjunto das partes de um conjunto A é o conjunto cujos membros são todos os possíveis subconjuntos de A. Por exemplo, o conjunto das partes de {1, 2} é { {}, {1}, {2}, {1,2} }.
-
GAB C
B Subconjunto de A é B estar contido em A.
B - A significa dizer que isola somente os conjuntos de B. mas como este esta contido em A, nao ha considerar a separacao pois os elementos de B tambem pertencem aos elementos de A. Logo, B - A = vazio.
e Complementar de A em B é o proprio A.
espero ter ajudado.
-
Rafael Pascoin
Pq a "B" estaria errada? a banca escreveu "ou" no lugar de "e", mas não deixa de ser verdade.
-
Esse gabarito deve estar errado. A letra B está correta no meu entendimento. Mais alguém acha isso?
-
Eu acho que a letra B está errada. Não são elementos de A ou B, tem que ser os elementos dos dois conjuntos! Do conjunto A e do conjunto B.
Aparentemente nas definições oficiais, não aparece o "e" nem o "ou". E sim:
"Em teoria dos conjuntos, a união de dois ou mais conjuntos é o conjunto dos elementos que pertencem a pelo menos um destes conjuntos." wiki
-
A Banca IESES adota algumas formas de avaliação bastante subjetivas. Acredito que para na hora da prova o candidato perder tempo em uma questão.
Vejam que na questão acima existe uma assertiva duvidosa (b) que ao pé da letra não está errada e uma assertiva completamente errada (c).
Várias e várias questões dessa banca são assim!
Cabe recurso? Talvez sim, mas... em caso de recurso a banca é soberana nas decisões, pode acatar ou não. Melhor então é acertar na prova.
-
Percebi que houve dúvidas acerca da resolução dessa questão,então tentarei esclarecer tais dúvidas...
Analisando as assertivas:
a) A e B são disjuntos quando não possuírem intersecção --- CERTO
Quando não há intersecção entre dois ou mais conjuntos, dizemos que estes conjuntos são disjuntos.
b) União de A com B é o conjunto formado por elementos que pertencem a A ou B --- CERTO
É exatamente isso. O "ou" indica que todos os elementos que aparecerem em PELO MENOS UM dos conjuntos farão parte da união.
c) Se B é um subconjunto de A, a complementar de A em B é igual a B – A. --- ERRADA
A assertiva está confusa. De fato, o complementar de A em B é justamente B – A (elementos que pertencem somente ao conjunto B), porém isso ocorre quando A está contido em B. Nessa questão, ocorre o inverso, uma vez que B é subconjunto de A,ou seja, B está contido em A.
Como B está contido em A, então todos os elementos de B pertencem ao conjunto A. Sendo assim, não existem elementos que pertençam somente ao conjunto B. Portanto, a assertiva está incorreta.
d) Intersecção de A com B é o conjunto dos elementos em comum a A e B. --- CERTO
É exatamente isso. O "e" indica que todos os elementos que aparecerem em AMBOS os conjuntos farão parte da intersecção.
Conheçam e INSCREVAM-SE no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.
Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1
Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino
-
Resolvi a B assim:
Ex: A = {1,2,3} B = {2}
b) B c A + A - B = B - A
2 + 1,3 = 2
{1,2,3} diferente de {2}