SóProvas


ID
2318539
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José do Cerrito - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O precursor da Administração por Objetivos (APO) foi:

Alternativas
Comentários
  • A APO  ou administração por resultados constitui um modelo administrativo identificado com o espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica. Seu aparecimento ocorreu em 1954, quando Peter F. Drucker publicou um livro sobre a Administração por Objetivos, sendo considerado o pai da APO.

     

    FONTE:  CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. pg31

     

    [Gab. B]

     

    bons estudos

  • Mintzberg é o mais recente dos citados, e tem mais a ver com a literatura no sentido de organizações e estratégia num sentido amplo. Fayol é Administração Clássica, Taylor científica, e Drucker APO, além de ser criador desses conceitos de eficiencia e eficácia que conhecemos hoje.

  • A. Henry Mintzberg - voltado para a administracao sistemica; é o mais moderno de todos. 

    B. CORRETA

    C. Taylor: Administracao cietífica (um dos clássicos da administracao - é conteporâneo do francês Fayol)

    D. Fayol: administraçao clássica. 

     

  • Desnecessário o comentário do professor nesta questão. Existem milhares de questões com níveis mais difíceis que deviam ser comentadas. 

  • A administração por objetivos, ou APO, se trata de um procedimento desenvolvido para aplicação prática do processo de planejar, organizar e controlar. Em sua origem, essa ideia foi desenvolvida por Alfred Sloan na década de 1920, baseando-se em práticas administrativas existentes na companhia DuPont. Com o passar do tempo, a prática foi sendo implementada por algumas empresas e entre elas a General Electric também aproveitou o momento. Foi na GE, em 1954, que Drucker a conheceu e a chamou de administração por objetivos, ele também acrescentou novos componentes enfatizando a definição dos objetivos e a avaliação isolada de cada área específica de desempenho.

     

    Peter Druker teria sido o precursor ? 

  • A Administração por objetivos - APO, é uma teoria da administração que surgiu na década de 1950 com Peter F. Druker, que é considerado o pai da administração moderna.

    A base da APO é o processo do qual participam o chefe e sua equipe. Esse processo substitui o processo hierárquico, onde o chefe define os objetivos e os transmite, para depois avaliar o desempenho da equipe. Fez muito sucesso nos anos 60 e 70, mas declinou nos anos seguintes. No final dos anos 90, quando os métodos participativos estão substituindo os hierárquicos, a essência da APO, tornou-se redundante.

     

    Tem ênfase no planejamento e no controle, onde o ponto de partida é a fixação dos objetivos da organização, a declaração escrita do que se pretende alcançar.

     

    Também se caracteriza pela reciclagem dos funcionários, o que os torna cada vez mais qualificados e na reciclagem dos projetos que conforme é atingido aumenta sua porcentagem, de modo que os funcionários sempre superem suas metas e expectativas.

     

    A APO avalia o desempenho da organização a partir dos números que esta apresenta, o que gera comunhão entre funcionários e superiores para que atinjam e/ou superem seus objetivos, além de auxiliar no processo de previsão organizacional.

     

    Os objetivos podem ser divididos em:

    Estratégicos: São os objetivos amplos que atingem toda a organização e de longo prazo

    Táticos: objetivos departamentais possui ligação com cada departamento e é de médio prazo.

    Operacionais: objetivos referentes de cada atividade ou tarefa, são detalhados e de curto prazo

     

    A APO tem como principais benefícios, dar clareza nos objetivos da empresa, melhorar o planejamento e controle, aumentar a motivação dos colaboradores, fornecer uma avaliação mais objetiva.

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/apo-administracao-por-objetivo/66826/