-
Gab - A
Caso Facultativo:
4) Sujeito explícito com núcleo substantivo, numeral ou oracional antes do verbo sem
palavra atrativa.
- Camila te ama ou Camila ama-te . / Os três se amam ou Os três amam-se.
- Namorar a Maria me deixa feliz demais. / Namorar a Maria deixa- me feliz
demais.
Fonte: A gramática para concursos públicos - Fernando Pestana.
-
gabarito A
1. Sujeito expresso pode ser Enclise ou Proclise, ádmite-se os dois;
O gato se lambia ou O gato lambia-se
2. Mas se o sujeito expresso for os pronomes retos: EU,TU,ELE, NÓS, VÓS, ELES com verbo no Futuro do indicativo, é caso exclusivo de próclise por ser palavra atrativa:
Eles me farão um favor . Para não confundir com a mesóclise.
-
PRÓCLISE vs ENCLISE = PRÓCLISE PREVALECE. No caso acima ambas estariam corretas.
-
Correta letra A)
Porque uma oração Sem palavra atrativa + Sujeito Explicito o pronome oblíquo atono pode ficar em DUAS posições ou fica próclitico ( antes do verbo ) ou ênclitico ( após o verbo )
“O estudo se baseia em 4.524 mensagens escritas por 19 jovens de 12 anos que não possuíam telefone celular antes do início da pesquisa.” ( próclitico antes do verbo )
'' “O estudo baseia-se em 4.524 mensagens escritas por 19 jovens de 12 anos que não possuíam telefone celular antes do início da pesquisa.” ( ênclitico depois do verbo )
Espero ter ajudado.
-
Caso de Eufonia na colocação Pronominal
-
É facultativo o uso da próclise ou da ênclise, caso o verbo não se encontre no início da frase, nem haja situações que justifiquem o uso específico de uma forma de colocação pronominal.
Ex.: Minha mãe ajudou-me nos trabalhos.
Minha mãe me ajudou nos trabalhos.
Fonte: www.normaculta.com.br
-
Eufonia,derruba muita gente
-
Mesmo caso da questão Q772826 ( só que nesta questão Q772826 o gabarito está incorreto)
Quando o sujeito é expresso por substantivo anteposto ao verbo o uso da próclise é facultativa, podendo também ter usado a ênclise.
-
Como não tem palavra atrativa (advérbio, pronome, conj. subordinada) e não se trata de oração exclamativa ou optativa, pode ser próclise ou ênclise.
-
Sujeito expresso podem ser utilizados a proclise e enclise.
-
Há plóclise por eufonia.
GABARITO "A".
-
Se não for caso obrigatório de próclise ou ênclise, e não for caso de mesóclise, que só é utilizada no futuro, fica facultativo uso da próclise ou ênclise.
-
O estudo se baseia em 4.524 mensagens escritas por 19 jovens de 12 anos que não possuíam telefone celular antes do início da pesquisa. Próclise.
O estudo baseia-se em 4.524 mensagens escritas por 19 jovens de 12 anos que não possuíam telefone celular antes do início da pesquisa. Ênclise.