gab C
Agonista de receptores alfa adrenergicos efeito cardiovascular:aumenta a pressão sistémica diastólica e o pulso, aumenta a resistência periférica total, diminui o gasto cardiaco e diminui a circulação nos rins, fígado e músculo esquelético.
Remédios que estimulam sua produção tem efeitos antidepressivos, hipnóticos e ansiolíticos. Ex: Tricíclicos, Tetracíclicos, Inibidores Seletivos da Recaptação da Noradrenalina (ISRN), Inibidores da MAO (monoamina oxidase).
Só para complementar:
A) Dopamina: Essencial para o controle motor voluntário, participa de processos que a motivação forma parte essencial do comportamento, também contribui para manter a atenção, avaliação correta da realidade e do controle dos pensamentos.
B) Serotonina: Participa na manutenção da tonalidade afetiva interna, tanto que alterações na NT serotoninérgica podem ser responsáveis por transtornos depressivos, algumas formas de ansiedade, quadros obsessivo-compulsivos e ideação suicida. Também participa da regulação do vomito, transmissão nocipetiva e controle da fome e saciedade.
C) Noradrenalina: Influencia o sistema de alerta e vigília, mantendo os processos de atenção, participa de respostas emocionais aversivas (raiva, agressão) e gratificantes (afeto) e no controle da fome e saciedade.
D) Acetilcolina: Manutenção do alerta e vigília facilita a excitabilidade do córtex cerebral e modula o processamento sensorial e participa dos mecanismos de memória e aprendizagem.