SóProvas


ID
2320030
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere M o volume dos meios de pagamento na economia. Tendo-se a moeda em poder do público C dada por C = cM, o total de depósitos à vista D será fornecido pela expressão D = dM, em que c + d = 1. Além disso, os bancos retêm uma fração r dos seus depósitos à vista na forma de reservas, tanto voluntárias quanto na forma de encaixes compulsórios junto ao Banco Central. Sabendo-se então que a Base Monetária B compreende a moeda em poder do público mais as reservas bancárias, o multiplicador monetário m que determina o total dos meios de pagamento M em relação à B, isto é, M = mB, será igual a:

Alternativas
Comentários
  • Considerando “c" é a fração dos meios de pagamentos mantidos pelo público na forma de papel-moeda; “d" é a fração dos meios de pagamento que tomam a forma de depósitos à vista nos bancos comerciais; e “r" o encaixe total dos bancos comerciais como proporção dos depósitos à vista, ou seja, c = papel-moeda em poder do público/M; d = depósitos à vista nos bancos comerciais/M; r = o encaixe total dos bancos comerciais/depósitos à vista nos bancos comerciais.

    Pelas definições de meios de pagamento e da base monetária:

    Sabe-se que M, o volume dos meios de pagamento na economia, compreende o papel moeda em poder do público C, dada por C = cM, mais o total de depósitos à vista D, D = d*M, assim M = c*M + d*M, em que c + d = 1.

    Sabe-se, também, que a Base Monetária B compreende a moeda em poder do público, C = c*M, mais as reservas bancárias, R = r*d*M; assim B = c*M + r*d*M.

    B = c*M + r*d*M, colocando em evidência M na expressão:

    B = M(c + r*d), isolando M:

    M = B/(c + r*d), como c + d = 1, podemos isolar c = 1-d:

    M = B/(1-d + r*d)

    M = B/[1-d (1+ r)]

    M =1/[1-d (1+ r)]*B

    Gabarito: Letra “A".