SóProvas


ID
2320378
Banca
SPDM
Órgão
SPDM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO

CORRELAÇÕES ESPÚRIAS

José Paulo Kupfer, O Globo, 11/07/2014

Não bastasse a eliminação da seleção brasileira por um resultado humilhante, resta ter de conviver com as tentativas de uso político do desastre e de vinculá-lo à complicada situação da economia. Essas articulações, de um reducionismo lógico constrangedor, são comuns no país do futebol, sobretudo nos momentos como os de Copas do Mundo, em que a pátria calça chuteiras. Mas nem por isso fazem sentido e muito menos contribuem para que os verdadeiros problemas extracampo sejam devidamente diagnosticados e superados.

Fazer uso político de um evento que mobiliza intensamente os brasileiros, com perdão do trocadilho, é do jogo, ainda mais sendo este um jogo que, por coincidência de calendários, sempre se joga em período de eleições gerais. Mas sugerese não embarcar na canoa furada das correlações entre futebol e política e muito menos tentar pegar carona no evento, mesmo no Brasil, onde o futebol foi redesenhado como arte e, assim, criativo, causou a impregnação da alma nacional.

“Não bastasse a eliminação da seleção brasileira por um resultado humilhante, resta ter de conviver com as tentativas de uso político do desastre e de vinculá- lo à complicada situação da economia”. O comentário INADEQUADO sobre os componentes desse segmento do texto é:

Alternativas
Comentários
  • a) basta flexionar o substantivo e veremos que o adjetivo acompanha: Seleções brasileiras;

    b) o verbo ter expressa obrigação, nesse caso não é auxiliar de tempo composto;

    c)olhando rápido parece ser objeto indireto do verbo usar, mas repare que se trata do substantivo uso e não de verbo, e do desastre é termo paciente ( usado politicamente e não usa politicamente) 

    d) pronome LO refere-se ao desastre e não ao uso político

    e) adjetivo claramente expressa uma opinião pois o que é complicado para mim não necessariamente o será para outra pessoa. Não podemos  mensurar o quão complicado é.

  • Achei que político era um substantivo concreto, mas trata-se, portanto, de um substantivo/nome abstrato. E é um termo paciente em relação a desastre. "O desastre usa a política" errei, mas vamos continuar!


    GAB D

  • Letra D.

    Deus é Soberano!

  • Agora "político" é Substantivo Abstrato ?
    Táquepariu hein. Foda isso.

  • O '' LO '' RETOMA DESASTRE NO TEXTO