SóProvas


ID
2321161
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Considere as seguintes afirmações acerca da prisão preventiva.

I. Caberá a decretação da prisão preventiva apenas na fase de investigação policial, a requerimento do Ministério Público, do querelante ou do assistente, ou por representação da autoridade policial.

II. Será admitida a decretação da prisão preventiva, nos termos do art. 313 do Código de Processo Penal, nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 5 (cinco) anos.

III. A prisão preventiva também pode ser decretada em caso de descumprimento de qualquer das obrigações impostas por força de outras medidas cautelares.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C.

     

    I. Caberá a decretação da prisão preventiva apenas na fase de investigação policial, a requerimento do Ministério Público, do querelante ou do assistente, ou por representação da autoridade policial. ERRADO.

    É cabível prisão preventiva tanto na fase de investigação policial (fase do inquérito policial) quanto na fase judicial. É o que dispõe o art. 311 do CPP.

    Art. 311.  Em qualquer fase da investigação policial ou do processo penal, caberá a prisão preventiva decretada pelo juiz, de ofício, se no curso da ação penal, ou a requerimento do Ministério Público, do querelante ou do assistente, ou por representação da autoridade policial.

     

    II. Será admitida a decretação da prisão preventiva, nos termos do art. 313 do Código de Processo Penal, nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 5 (cinco) anos. ERRADO.

    Vide art. 313, inciso I, do CPP.

    Art. 313.  Nos termos do art. 312 deste Código, será admitida a decretação da prisão preventiva:

    I - nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 4 (quatro) anos;  

     

    III. A prisão preventiva também pode ser decretada em caso de descumprimento de qualquer das obrigações impostas por força de outras medidas cautelares. CERTO.

    Vide arts. 282, §4º e 312, parágrafo único, do CPP:

    Art. 282.  As medidas cautelares previstas neste Título deverão ser aplicadas observando-se a:

    § 4o  No caso de descumprimento de qualquer das obrigações impostas, o juiz, de ofício ou mediante requerimento do Ministério Público, de seu assistente ou do querelante, poderá substituir a medida, impor outra em cumulação, ou, em último caso, decretar a prisão preventiva (art. 312, parágrafo único).

    Art. 312.  A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria.

    Parágrafo único.  A prisão preventiva também poderá ser decretada em caso de descumprimento de qualquer das obrigações impostas por força de outras medidas cautelares (art. 282, § 4o).

  • Letra (c)

     

    I - Art. 311.  Em qualquer fase da investigação policial ou do processo penal, caberá a prisão preventiva decretada pelo juiz, de ofício, se no curso da ação penal, ou a requerimento do Ministério Público, do querelante ou do assistente, ou por representação da autoridade policial.

     

    II - Art. 313.  Nos termos do art. 312 deste Código, será admitida a decretação da prisão preventiva:

    I - nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 4 (quatro) anos;

  • Cada cabeça uma sentença mesmo.

    Têm concursos que considerariam a B errada porque não disse que "somente será admitida a decretação nos crimes punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 5 (cinco) anos....."

    Afinal, nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 5 (cinco) anos cabe, já que é acima de 4 anos.

    É estudo e sorte (de adivinhar como o examinador daquela banca pensa)!

  • Kelly, creio que o detalhe estava no

    "II. Será admitida a decretação da prisão preventiva, nos termos do art. 313 do Código de Processo Penal, nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 5 (cinco) anos."

    A banca pediu a literalidade do artigo...porém concordo...cada banca faz de um jeito, sacanagem com quem se mata estudando!!! 

  • Esse gabarito está totalmente equivocado. O correto seria a alternativa "C".

     

    Perceba que o item II da questão pede a literalidade do artigo 313, senão vejamos: 

    "Será admitida a decretação da prisão preventiva, nos termos do art. 313 do Código de Processo Penal, nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 5 (cinco) anos."

     

    Ora, se a assertiva exige o entendimento "nos termos" do art. 313 do CPP, está equivocada, tendo em vista que o referido artigo preconiza a admição da decretação da prisão preventiva nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 4 (quatro) anos.

     

    Inegável que, numa interpretação ampla, o item II estaria correto. No entanto, errou a banca na maneira de cobrar o seu entendimento, levando o candidato ao erro. Cada vez mais complicado concursar no Brasil. Deus nos ajude...

  • esse gabarito está errado.. oxii

  • VERGONHA considerar a afirmativa II como correta, já que a própria questão especifica "nos termos do art 313 ..." e nos termos do art 313, a pena é a maxima superior a 4 (QUATRO) anos.

  • Absurdo item II, a questão pede nos termos do art. 313, totalmente errado.

  • Ora, se é admitida a prisão preventiva para os crimes dolosos com pena máxima superior a 4 anos, por que não pode para aqueles que a pena é superior a 5?

  • Questão de má-fé da porra

  • É nesse tipo de questão que vemos a maldade do examinador

  • O tipo de questão que você erra sabendo a resposta. :(

  • GABARITO: D confirmado pela banca!

     

    A questão não foi anulada, tampouco alteraram o gabarito apesar de o examinador ser mestre em Direito Processual Penal.

     

    Concordo com o comentário do MP RS/SC, e o que me intriga é a expressão "nos termos do art. 313" e lá consta superior a 4 anos.

  • NADA ME ESPANTA NESSE CONCURSO DPCGO/2017.

    TEVE CANDIDATA QUE SE COMPROMETEU EM PAGAR R$ 390  MIL PARA PASSAR NA PRIMIRA E SEGUNDA FASE,  UM GABARITO ERRADO NÃO É NADA.

    http://g1.globo.com/goias/noticia/2017/03/mp-go-pede-justica-anulacao-de-concurso-publico-para-delegado.html

  • Literalidade da lei ou concurso de adivinhação??? Joguem com a sorte! É uma questão dessa que eu acredito que EM TODOS OS CONCURSOS há fraude.

  • Se a questão pede "nos termos" do art. 313, CPP, é porque se quer que a resposta seja dada conforme o texto legal do referido artigo, até porque, o oposto a isso não é "nos termos"...

    Do contrário, era só falar "o Código de Processo Penal autoriza prisão preventiva aos crimes dolosos com PPL máxima superior a 5 anos". Simples.

     

  • GABARITO CORRETO. O Crime no item II, é um crime com Pena Maxima Privativa de Liberdade de 05 anos, logo pelo Art. 313, I, QUALQUER CRIME com Pena Maxima Privativa de Liberdade ACIMA de 04 anos, poderá ser admitita a decretação da Prisão Preventiva !

  • Leandro Concurseiro, o art. 313, CPP, informa "liberdade máxima superior a 4 anos", não ACIMA de quatro anos. Ou seja, quando a questão fala que é "máxima superior a 5 anos", ela comete engano.

  • Deveria ter sido anulada a questão. Na hora da prova, saber a resposta certa e não encontrar nas opções é um absurdo.

  • Acredito que esteja certo.

    A questão não disse conforme o CPP, pois caso assim tivesse dito deveria seguir a literalidade do q diz o artigo.

    Crime doloso, com pena privativa de liberdade máxima superior a 5 anos tbm é caso de preventiva.

    O dispositivo do CPP dia que crimes dolosos com pena privativa máxima a 4 anos, cabe a preventiva. Ou seja, este "4 anos" é o quantum mínimo. Qualquer coisa acima disso cabe preventiva.
    Acho q foi uma pegadinha isso aí. Tbm errei

  • Engraçado os primeiros que comentam, tentam passar a imagem de quem acertou a questão, justificando com textões todos os itens..
     

    Aí vem a Banca e altera o Gabarito pra alternativa "D", hahah

  • Questão absolutamente vergonhosa. "Nos termos do art. 313 do Código de Processo Penal".

  • houve mudança no cpp e eu não tou sabendo ?

    o meu está assim ainda

    II - Art. 313.  Nos termos do art. 312 deste Código, será admitida a decretação da prisão preventiva:

    I - nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 4 (quatro) anos;

    pq a banca considerou 5 anos certa ?

    só rindo viu

     

  • foi uma pegadinha? poxa!!!

     

    Da leitura da questão, denota-se que a questão quer o texto de lei!!!

     

     

  • Banca quis forçar a ''pegadinha'', além de ter afirmado ''nos termos do art 313 do CPP'', a pena poderia muito bem ser de 4 anos e 5 meses, 4 anos e 3 meses.. enfim o certo é superior a 4 e nao superior a 5

  • O pior é ver a professora coadunar com o erro grosseiro da banca e não admitir que houve erro. Por isso gosto do Pablo, ele muitas vezes bate de frente com a banca quando acha que não está certo. 

  • Na própria alternativa fala, nos termos do art 313 cpp.. 

  • Questões desse tipo abrem margem para suspeição!

     

  • SUPERIOR A 4 ANOS = 4 ANOS, 10, 11 MESES, POR EXEMPLO

  • A banca colocou uma referência pontual citando "máxima superior a 5 (cinco) anos"... OU SEJA, dando interpretação que abaixo desta pena não será cabível prisão preventiva.

    No meu ponto de vista foi uma pegadinha mal elaborada, ALEGAR que os 5 anos abrange indiretamente os 4 anos citados no CPP...

  • Cara...detesto esse tipo de pegadinha. 
     

  • Pessoal, esse tipo de questão, bem como a Banca MPE/RS não merece consideração para fins de discussão, muito menos o nosso respeito. Avante!

  • Questão muito bandida...

  • A banca fala de acordo com o artigo e arma uma pegadinha desgraçada dessa! É pra ter nojo mesmo!

  • Esta questão foi só para negativar minha estatística. :( 

    Sacanagem!

  • Questão ridícula!

  • Essa questão só acerta quem errou kkkkk

  • Palhaçada, mesmo!!! O que a banca pretende com esse tipo de questão?????

  • BIZARRA mesmo! MPRS quase sempre produzindo questões assim..e não anulam depois!

  • Se você não errou esta questão, PARABÉNS, você é muito bom em interpretação de texto !

  • Comentário da professora muito útil. Vale a pena assistir.

  • Isso é uma questão de direito processual penal ou de português?  

    Ridícula a questão!!!

  • A lei diz máxima superior a 4 anos, certo que até 04 anos ainda não poderá ser decretada a preventiva, mas mesmo assim, a redação da questão está incorreta, quem estuda pela lei seca e a considera para a resposta, acaba sendo prejudicado!!

     

  • "Klaus Costa 07 de Abril de 2017, às 16h41  Se a questão pede "nos termos" do art. 313, CPP, é porque se quer que a resposta seja dada conforme o texto legal do referido artigo, até porque, o oposto a isso não é "nos termos"...

    Do contrário, era só falar "o Código de Processo Penal autoriza prisão preventiva aos crimes dolosos com PPL máxima superior a 5 anos". Simples."

     

    Dificil é a profesora do QC justificar a banca. Alias, os cometarios dos professores QC nunca vão de encontro com posicionamento da banca.

     

  • Essa questão está nível CESPE. Sabemos que a prisão preventiva é para crimes com pena máxima superior a 4 anos ou qualquer crime doloso reincidente com qualquer pena máxima desde que ocorra o trânsito em julgado. Observe a assertiva: 

     

    "Será admitida a decretação da prisão preventiva, nos termos do art. 313 do Código de Processo Penal, nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 5 (cinco) anos".  Sim, será, pois 5 é maior do que 4 - número este que figura como o mínimo. 

     

    "Será admitida a decretação da prisão preventiva, nos termos do art. 313 do Código de Processo Penal, nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 4 (quatro) anos". Sim, correto! O mínimo é de 4. 

     

    "Será admitida a decretação da prisão preventiva, nos termos do art. 313 do Código de Processo Penal, nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 3 (cinco) anos". Não, incorreto! O mínimo é de 4. 

     

    "Será admitida a decretação da prisão preventiva, nos termos do art. 313 do Código de Processo Penal, nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 6 (cinco) anos".  Sim, correto! O mínimo é de 4. 

  • Até concordo, Rato Concurseiro, mas a assertiva traz "nos termos do art. 313". Logo, o canditado- ou ao menos eu- fica sem saber se a banca quer saber se este sabe a literalidade da Lei ou se aceitará interpretação para responder a assertiva. Não raras vezes, anotamos tais assertivas e, posteriormente, nos vem o Gab definitivo, junto à resposta do recurso, alegando que a Banca queria a Literalidade da lei e, por isso, " colocou nos termos do 313 CPP "e etc.

     

  • Alem de estudar para "caralho" a gente tem que aprender advinhar o que a banca vai querer, pois ela pede nos termos do art. 313, eu entendo como uma interpretacao literal do dispositivo, masssssss SQN.

     

  • Examidor acordou com o coração peludo.

  • O examinador viajou...

    O primeiro erro da assertiva II é mencionar que o texto está de acordo com o art. 313, I do CPP, pois diverge dele, como sabemos. Segundo, se cabe prisão preventiva em crime cuja pena privativa de liberdade máxima seja superior a 4 anos, logicamente também cabe em qualquer outro crime que exceda a pena prevista no artigo. Entretanto, pela maneira que foi descrita, a assertiva distorce o texto de lei, fazendo entender que a pena máxima fixada é 5 anos e não 4. Fosse assim, não seria possível prisão preventiva em crimes punidos com pena privativa máxima inferior a 5 anos.

     

     

  • É cada uma viu...

     

  • hahahahaha !!!!

    Ai ai...Falo nada!

     

    Quem tiver acertado essa, estude mais!

  • Sinceramente, uma questão dessas e como falei em um comentário em outra questão, ta mais para conseguirem burlar o processo seletivo do que pra qualquer outra coisa. Não dúvido que seja questão direcionada a determinadas pessoas. Ainda mais questão feita pelo próprio orgão.

  • NOS TERMOS do artigo 313 fala-se em 4 anos e não 5. Concurso cara de fraude.....

  • Nunca Fiquei tão feliz em errar uma questão.

    Conforme alguns colegas mecionaram, é logico que penas superiores a 5 anos cabe prisão preventiva, afinal o artigo  313, I, é claro em dizer que os crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 4 (quatro) anos.

    O comando da questão é claro quando diz nos termos do artigo 313, logo não há que se falar em pena máxima superior a 5 anos.

    Na minha opnião o gabarito está Errado. 

     

     

  • Achei que tinha errado por falta de atenção, mas a questão ta zoada. Até concordo que é questão de interpretação, mas se nota que o texto de lei foi copiado e alterado para 5, mais que induzindo a um erro e forçando a acertiva C. Pra perguntar assim a formulação deveria ser mais específica.

  • Engraçado foi que eu sabia que na letra de lei tinha dizendo 4 anos...E pensei: imagina se em uma questão eles colocam como verdadeira ,por exemplo, de 5 anos em diante, que não deixa de ser mais de 4 anos... Mas como o resto da questão é referente à forma que está escrito na lei, ia ser muuuuuita sacanagem... Logo, descartei.

    E foi o que fizeram...

    Errei.

    Questão escrota. 

  • Pensei o mesmo, Flavio. Lamentável.

  • Errei acertando, quem liga para esse gab?

  • Sinceramente, tudo pode acontecer !!! kkkkkkk

  • Já eu digo o seguinte. Errei a questão tbm sabendo do certo e comecei a questionar o gabarito como outros aqui, talvez até por ter questões parecidas que já consideraram esse tipo de cobrança errada, mas faz a pergunta como se tivesse uma terceira pessoa. E veja qual seria sua proposta caso fosse vc a terceira pessoa. O problema todo aí é de interpretação mesmo, o uso da frase "nos termos do artigo 313", apesar de ter me conduzido ao erro, não invalida a questão, pois eles afirmam no final, é prevista a prisão preventiva para apenado acima de 5 anos? É... lógico que é, de 5,6...10 etc. Mas somos conduzidos a errar achando que eles estão cobrando a letra da lei, quando na verdade, estão dizendo que a lei permite isso. Na dúvida, veja o comentário da professora e somado ao meu raciocínio, pare e reflita, como eu mesmo fiz e mudei de opinião. Abraços!
  • Cara, depende da banca. É foda, mas segue o jogo. Pela literalidade está errada a assertiva II, mas ao mesmo tempo, no caso concreto, está certo... Vê a banca, fecha o olho e marca, depois é só rezar.

  • Para aqueles que estão defendendo esse gabarito. Tentem responder o item II como correto em uma questão da Vunesp ou da FCC pra ver o que acontece.

  • MPE-RS a definição perfeita de "banquinha safada" se eu passar aqui mil vezes marcarei letra C

     

    Nos termos do Art. 313....

     

    Art. 313.  Nos termos do art. 312 deste Código, será admitida a decretação 
    da prisão preventiva:
    I – nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima 
    superior a 4 (quatro) anos;

     

    Enquanto não houver uma lei que regulamente os concursos teremos que nos sujeitar a essa cachorrada.

     

    Bons estudos

  • as definições de maldade das bancas foram atualizadas...

  • Mas que sacanagem ¬¬

  • Art. 311. Em qualquer fase da investigação policial ou do processo penal, caberá a prisão preventiva decretada pelo juiz, de ofício, se no curso da ação penal, ou a requerimento do Ministério Público, do querelante ou do assistente, ou porrepresentação da autoridade policial.

     Art. 313. Nos termos do art. 312 deste
    Código, será admitida a decretação da prisão preventiva:
    I - nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 4 (quatro) anos 

     

    Parágrafo único. A prisão preventiva também poderá ser decretada em caso de descumprimento de qualquer das obrigações impostas por força de outras medidas cautelares (art. 282, § 4o).

  • BANCA NOJENTA!

  • Sacangem isso..

  • Pior que nao da nem pra recorrer a uma merda assim,parabens ao exterminador!

  • Art. 313.  Nos termos do art. 312 deste Código, será admitida a decretação 
    da prisão preventiva:
    I – nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima 
    superior a 4 (quatro) anos

  • Quando o examinador termina o namoro/casamento..... 

  • Se você marcou jurando que acertaria (e no final errou), está no caminho certo. Se acertou a questão, pode estudar mais... 

  • É rir pra não chorar!!!

  • Fiquei em dúvida porque percebi que a II realmente não estava errada, mas como saber o que a banca quer? Acaba não medindo conhecimento nenhum e forçando o candidato a tentar descobrir o que se passa na cabeça do examinador.

    É foda...

     

     

     

     

  • Essa questão é nula; contraria literalmente o CPP, tanto no item I quanto no II

    Se não foi anulada pela banca, já passou o prazo de 120 dias para o MS. Uma pena.

    A respeito do MPRS: "https://www.youtube.com/watch?v=meyqvgqpBvE"

    Abraços

  • Questão de RLM? kkkkkk

  • O item II não estaria errado se a questão não mencionasse "nos termos do artigo 313".

    Pois, nos termos do artigo 313, será admitida a decretação da prisão preventiva nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 4 (quatro) anos.

  • Nos termos do CPP, pena máxima superior a 4 anos.

    Se respondeu C acertou!

    Gabarito D! mas descordo totalmente.

  • É simples, se cabe prisão preventiva nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima a 4 anos, é óbvio que cabe com pena máxima superior a 5, 6 7 8, kkk.

  • É simples, se cabe prisão preventiva nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima a 4 anos, é óbvio que cabe com pena máxima superior a 5, 6 7 8, kkk.

  • O grande problema é que o enunciado faz menção expressa ao art. 313, que fala em pena máxima superior a 4 anos.

  • nossa..se eu tivesse feito essa prova eu não sei como lidaria com esse gabarito ABSURDO.

  • A professora justificando o erro é legal. No mínimo mal redigida a questão.

  • 4 anos e 6 meses é superior a 4 anos, mas não superior a 5, logo, questão anulada
  • Será admitida a decretação da prisão preventiva, nos termos do art. 313 do Código de Processo Penal, nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 5 (cinco) anos?

    Na lei é admitida para crimes dolosos com pena máxima superior a 4 anos. E superior a 5 anos?

    No meu humilde entendimento não há erro. Para não cair nessas pegadinhas eu leio a assertiva em forma de pergunta.

  • Lkkkkkkkk vsf, uma questão dessa deveria ser anulada, isso é errado, quem estuda de verdade erraria essa questão.

  • Essa eu errei bonito e continuarei aceitando o artigo 313, CPP como resposta e meu gabarito seria a "C".

    Art. 313. Nos termos do art. 312 deste Código, será admitida a decretação da prisão preventiva:

    I - nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 4 (quatro) anos;  

  • na letra de LEI fala máxima superior a 4 anos. !!!!

  • Na lei está escrito superior a quatro anos. Mas "superior a cinco anos", como está na questão, também é superior a quatro anos. Achei um saco essa questão

  • "Nos termos do 313", pediu a literalidade, o gabarito deveria ser C.
  • Pessoal, achei bem injusta a questão, mas a professora esclarece, no vídeo disponível sobre a questão, por que o gabarito está correto.

  • Bancas quando querem inventar!

    = /

  • Uma malícia grande nessa questão... Se o cara for afobado, erra...

    Gabarito letra D

  • Sem justificativa esse gabarito.

  • Errado - Questão sem gabarito, umas vez que a questão enfatiza "nos termos do art. 313 do Código de Processo Penal"

    II. Será admitida a decretação da prisão preventiva, nos termos do art. 313 do Código de Processo Penal, nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 5 (cinco) anos.

    Nos termos do art. 313 do Código de Processo Penal

    Art. 313. Nos termos do art. 312 deste Código, será admitida a decretação da prisão preventiva:

    I - nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 4 (quatro) anos

  •  nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 4 (quatro) anos.

  • Esse gabarito tá erradp. É pena máxima de 4 anos e não de 5. Complicado que é uma questão que entra nas nossas estatísticas como se estivesse errada.

  • Cara que absurdo! A banca poderia considerar certo ou errado essa alternativa "superior a cinco anos". Fica a critério dela jogar, nossos estudos e esperanças de uma vida melhor, na sorte!

    Absurdo total!!

    #leiparaconcursospúblicosjá

  • Querendo ou não, 5 anos é superior a 4 anos, kkkkkkk

  • Acerca da prisão preventiva, é correto afirmar que: A prisão preventiva também pode ser decretada em caso de descumprimento de qualquer das obrigações impostas por força de outras medidas cautelares.

  • O problema foi a banca colocar "nos termos do artigo....."

  • Não sei quando se cobra letra de lei ou quando estão só de brincadeirinha mesmo.

  • meu art. 313 do cpp deve ser diferente do da banca

  • "nos temos do artigo" é superior a 4 anos

  • psicologia pura ! sei nem como meu filho pensa de 9 anos . vou saber kbc de legislador ... tmnc pra lá
  • O item II Nao está certo e nem errado. Nao está errado e nem certo.

  • Art. 311. Em qualquer fase da investigação policial ou do processo penal, caberá a prisão preventiva decretada pelo juiz, a requerimento do Ministério Público, do querelante ou do assistente, ou por representação da autoridade policia ( pacote anti crime)

  • II. Será admitida a decretação da prisão preventiva, nos termos do art. 313 do Código de Processo Penal, nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 5 (cinco) anos.

    Não seria máxima superior a 4 anos???

  • "NOS TERMOS DO ART. 313 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL"???

  • Quem errou acertou, entendedores entenderão. kkkkk

  • II. Será admitida a decretação da prisão preventiva, nos termos do art. 313 do Código de Processo Penal, nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 5 (cinco) anos.

    Nos termos do art. 313 do CPP = nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 4 (quatro) anos.

    QUE RAIVA DISSO !!!!

  • acho que essa questão está com o gabarito errado.

    pena máxima superior a 4 anos.

    ou estou equivocado?

  • aquele momento q está errado é estar certo

  • Se é superior a 4, também é superior a 5... por lógica. Mas pra quem esperava responder letra de lei, errou mesmo (meu caso).

  • a Dilma avisou. entendedores entenderão kkkk

  • Casca de banana

  • De acordo com o artigo 313, inciso I do CPP, quem errou está no caminho certo kkk

  • Quem errou acertou kkkk

  • bom, a banca quis da uma de fodona, mas se atrapalhou legal. se ela nao tivesse citado " nos termos do artigo tal" ate poderia levantar a hipotese de esta correeta a assertiva, no entanto ela cita o artigo, afirma que ta escrito, logo é ao pe da letra. acho q o examinador comeu feno ..

  • ???????

  • A verdade é que até a professora do Qc não sabe responder a questão kkk

  • Malgrado não concorde com a banca, consigo entender o raciocínio do examinador.

    Afinal, se é superior a cinco é superior a quatro.

    Mas é uma questão arbitrária, o examinador também poderia considerar errado por não está exatamente como no texto da lei.

  • entendi tudo, mas não compreendi nada
  • "O golpe tá ai , cai quem quer ."

  • ASSISTAM À EXPLICAÇÃO DA PROF. VOCES ENTENDERÃO.

    Como o dispositivo afirma que caberá na hipótese de ....máxima superior a 4 anos, no caso se for superior a 5 será possível sim, porque será contado a partir da máxima de 4 anos.

  • Mas tem coisa errada nessa questão ou eu to muito louco, vejamos:

    Na lei, fala:

    I - nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 4 (quatro) anos

    Se eu falar que se aplica pena privativa de liberdade máxima superior a 5 (cinco) anos eu entendo que se a pena for de 4 anos e 1 mês já não cabe. Precisaria ser superior a 5. Não consegui entender.

  • Apenas os ministros do STF poderão decretar qual parte está com a razão kkkk

  • Pesada!

    literalidade:

    Art. Art. 313. Nos termos do , será admitida a decretação da prisão preventiva:           

    I - nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 4 (quatro) anos;   

  • várzea de banca, pra acertar a questão preciso de uma bola de cristal pra saber o que passa na cabeça do examinador

  • Pegadinha desleal. Mas entendo que quando diz: "Nos termos do artigo 313 cpp", entendo que seria o que ele diz (termo literal) e não se é admitido em caso hipotético.

  • Esse tipo de questão é uma falta de respeito bizarra com quem estuda. Dá para justificar a II tanto como certa ou errada. O critério é lógico ou literal? Cansei de ver prova que a banca considera esse tipo de alternativa como errada.

  • Te peguei kkk

  • É CADA UMA

  • prisão preventiva: é cabível em toda persecução penal IP + POCESSO.

    Prisão temporária: apenas ao longo do IP.

  • sacanagem da banca, pois ela pediu literalidade da lei.

  • BANCA FUNDO DE QUINTAL!

    NOS TERMOSSSS DA LEI SÃO 4 ANOSSSS