-
O primeiro produto brasileiro no mercado de exportação foi o pau brasil, a produção de açucar veio depois .
-
@Raphael Barros, a questão trata no período 1830,
Pau Brasil foi no período PRÉ-COLONIAL, 1500 a 1530.
Em 1830 realmente era o açucar o primeiro produto mais exportado, o pau brasil ai ja estava "manjado" rsrsrs
-
GABARITO LETRA C.
c) Somente I e II estão corretas.
-
Uma questão presente da Esfcex
-
Surto industrial por causa de um alvara de 1808? viajou mesmo, o Brasil ate vargas nao vai saber o que é rev. industrial!!
-
a proibição do tráfico de escravos foi em 1850 e não interrompeu imediatamente a vinda de escravos africanos para o BR
-
O ouro não superou o açucar?
-
RAPHAEL BAROS certamente o primeiro produto mais exportado na historia do brasil foi o pau brasil, entretanto na pergunta se faz o primeiro em relação ao mais exportado daquele seculo e decada.
sendo assim seria o açucar mesmo.
lembrando que teve o ouro tempos anteriores e posterior o café.
-
Pelo que entendi, a questão está dizendo que o açúcar era o primeiro colocado entre os produtos exportados pelo Brasil, até mesmo na frente do ouro.
A alternativa está correta, sendo que somente o café ultrapassou o açúcar. Isso próximo à metade do séc XIX.
Antes disso, o açúcar esteve à frente de qualquer produto, mesmo com as crises que passou em virtude da concorrência com a produção internacional.
-
I. O açúcar até 1830 era o primeiro produto no mercado de exportação, sendo superado nas décadas seguintes pelo café.
( CORRETO )
II. A política tarifária, iniciada no Império com a Reforma Alves Branco de 1844, contribuiu para o equilíbrio entre a importação e exportação no comércio exterior, entre 1861 e 1900. ( CORRETO )
III. O Alvará de 1° de Abril de 1808, assinado por D. João VI, conseguiu dar ao Brasil um expressivo surto industrial na primeira década do século XIX. ( INCORRETO ), o Alvará de 1 ° de abril de 1808 revogou o de 1785, que proibia a instalação de manufaturas no Brasil, complementando desse modo a Carta Régia de 1808 que decretava a abertura dos portos; Além disso, a abertura dos portos não proporcionou um surto industrial, pois esse fato só ocorre a partir do primeiro governo de Getúlio vargas (1930-1945 ).
IV. O Governo regencial promulgou em 1831, a lei que proibiu o tráfico de escravos para o Brasil, resultando na imediata interrupção da entrada de negros escravizados no país. ( INCORRETO ) Pois, A Lei Eusébio de Queiróz foi uma modificação que ocorreu em 1850 na legislação escravista brasileira. A lei proibia o tráfico de escravos para o Brasil. É considerado um dos primeiros passos no caminho em direção à abolição da escravatura no Brasil. O nome da lei é uma referência ao seu autor, o senador e então ministro da Justiça do Brasil Eusébio de Queirós Coutinho Matoso da Câmara.
GAB: LETRA C
FONTE: http://www.culturabrasil.org/encaminhamentoemancipacao.htm / https://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/lei_eusebio_queiros.htm
-
Meu Deus do céu.. Eu juro que li 1530 no item I... Nossa! É nisso que dá querer papirar a noite toda e, no dia seguinte, querer continuar por falta de sono...
-
IV. A lei Feijó de 1831 foi uma lei que proibia o tráfico de escravos no Brasil, mas não teve real efetivação, ficando conhecida como Lei para inglês ver.
Foco no papiro!!!