-
Efetuar o teste de aceitabilidade de um gênero alimentício, antes de introduzi-lo no cardápio escolar.
Alguém esclarece porque esta questão está correta o certo não seria: depois de introduzir o cardápio?
-
A resolução n 26 do FNDE de 17 de junho diz no seu art. 17 "Art. 17 A EEx aplicará teste de aceitabilidade aos alunos sempre que introduzir no cardápio alimento novo ou quaisquer outras alterações inovadoras, no que diz respeito ao preparo, ou para avaliar a aceitação dos cardápios praticados frequentemente."
Pra ser sincera, eu também estou com dúvidas, entendi que o teste de aceitabilidade só era feito após a introdução de um novo alimento.
Gostaria de saber se alguém tem uma referência na legislação que diga claramente que ele deve ser aplicado antes.
-
A resposta está na Resolução nº 26 de 2013 do FNDE. Eu entendi que é inserido no cardápio e feito o teste de aceitabilidade. Se tiver a aceitação prevista permanece, mas caso não tenha é retirado do cardápio.
Fora que no Manual de aplicação do teste de aceitabilidade diz que os testes podem ser feitos até 3 vezes, tendo um intervalo mínimo de 1 bimestre.
Art. 17 A EEx. aplicará teste de aceitabilidade aos alunos sempre que introduzir no cardápio alimento novo ou quaisquer outras alterações inovadoras, no que diz respeito ao preparo, ou para avaliar a aceitação dos cardápios praticados frequentemente.
§1º A EEx. será responsável pela aplicação do teste de aceitabilidade, o qual deverá ser planejado e coordenado pelo RT do PNAE.
§2º O teste de aceitabilidade não será aplicado na educação infantil na faixa etária de 0 a 3 anos (creche).
§3º Poderão ser dispensadas do teste de aceitabilidade frutas e hortaliças ou preparações que sejam constituídas, em sua maioria, por frutas e/ou hortaliças.
§4º O nutricionista será responsável pela elaboração de relatório, no qual constará todas as etapas da aplicação do teste de aceitabilidade, desde o planejamento até o resultado alcançado e deverá arquivar essas informações por, no mínimo, cinco anos.
§5º Para aplicação do teste de aceitabilidade deverão ser utilizadas as metodologias Resto Ingestão ou Escala Hedônica, observando os parâmetros técnicos, científicos e sensoriais reconhecidos.
§6º O índice de aceitabilidade deve ser de, no mínimo, 90% para Resto Ingestão e de 85% para Escala Hedônica.
-
questão vale recurso teste de tem que ser feito após, pois é o que diz a lei e ponto final.
-
até mesmo como a pessoa vai fazer a avaliação de restos antes de introduzir? não existe lógica, então a questão está errada eu respondo letra C e não mudo de questão até que provem o contrário.
-
Quanto ao esclarecimento referente a questão, o teste de aceitabilidade é realmente realizado após a inserção do alimento ou preparação no cardápio, pois para a avaliação do método resto ingestão é necessário que os alunos já estejam tendo acesso ao alimento para poder avaliar se aceitaram bem(comendo tudo) ou não(deixando muitos restos). O outro método de avaliação seria a escala hedônica, onde os alunos recebem uma folha para marcar o que acharam do alimento, para isso é preciso eles terem o acesso antes também. Neste caso não tem como dizer se gostam de um alimento ou não sem experimentar.
Espero ter ajudado.
-
Creio que o que a questão quis dizer com "introduzi-lo" no cardápio escolar, seria deixa-lo como algo permanente, adota-lo como algo praticável. O teste de aceitabilidade realmente (de acordo com o que eu compreendo da resolução) é realizado após a preparação nova ser feita pela primeira vez. Porém, creio que se a aceitabilidade for baixa (menor que 90% para resto ingestão ou menor que 85% para escala hedônica), ela não será mantida no cardápio (para a questão: não será introduzida no cardápio).
-
Quem realiza o teste de aceitabilidade no PNAE é Unidade Executora.
Art. 17 A EEx. aplicará teste de aceitabilidade aos alunos sempre que introduzir no cardápio alimento novo ou quaisquer outras alterações inovadoras, no que diz respeito ao preparo, ou para avaliar a aceitação dos cardápios praticados frequentemente.
A questão está errada, provavelmente foi anulada na prova.