-
Chiavenato afirma ainda que na organização linha-staff coexistem órgãos de linha (execução) e de assessoria (consultoria) mantendo relações simultâneas entre si. Os órgãos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados.
-
-
A área de recursos humanos não é mais considerada apenas um departamento. O capital humano e intelectual concedeu lugar á atua gestão de pessoas, que coloca o Rh como função de apoio, dando suporte a todas as outras áreas da empresa. Sua responsabilidade é em linha, pois não tem autoridade para impor regras e exigir resultados. Isso significa que quem administra o pessoal é cada gestor dentro de sua área de atuação. Para que os gestores administrem seus profissionais de maneira satisfatória é necessário um órgão de assessoria e consultoria que forneça todas as orientações,é ai que entra o Rh como função de staff procurando alinhar de forma eficiente os objetivos organizacionais com o desenvolvimento de seus profissionais .
http://desenvolvimentopessoaleorganizacional.blogspot.com.br/2012/04/responsabilidade-de-linha-e-funcao.html
-
errei por pensar que nem toda organização é obrigada a adotar o padrão "staff"
-
A área de gestão de pessoas, em alguns momentos, acumula a função de staff e a responsabilidade de linha, pois, ao mesmo tempo em que precisa dar suporte a outras áreas, também necessita gerir os funcionários lotados em sua própria área. (Andréia Ribas)
-
A ARH é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. (frase clássica) Na medida em que a organização cresce, o trabalho dos executivos de linha se divide e se especializa, e eles requerem assistência por meio da consultoria do staff. A partir daí a ARH se torna uma função especializada de staff.
-------------------
Gabarito: Certo
-
Como a ARH é uma responsabilidade de linha e função de staff, o órgão de ARH deve municiar e abastecer os órgãos de linha das informações relevantes sobre o pessoal lotado em cada um dos órgãos para que os respectivos gerentes possam administrar seus subordinados.
Fonte: Ribas
-
Gente, mas e essa palavra "carecer"? Achei que ele quis dizer que o órgão de staff está ausente, por isso marquei errado. Por outro lado, o carecer pode ser interpretado como "necessitar de"... enfim, redação ambígua
-
Carecer ficou um pouco ambíguo.
Carecer:
1.transitivo indireto: não ter, não possuir; ser ou estar falto de.
"carece do talento necessário ao cargo"
2.transitivo indireto: ter necessidade de; precisar de.
"os funcionários carecem de melhor remuneração"
-
A linha decide e o staff assessora.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
Enunciado está perfeito. As atividades relacionadas à gestão de pessoas possuem uma responsabilidade compartilhada entre gerentes de linha (gerentes hierarquicamente superiores aos empregados) e gestores de pessoas (staff).
Os gestores de pessoas exercem vários papéis de assessoramento, mas as decisões finais relacionadas aos empregados são mantidas na responsabilidade dos gerentes de linha. De maneira mais prática, podemos pensar no processo de seleção de novos empregados. O departamento de pessoal realiza diversos testes (conhecimento, simulação, psicológicos etc) para indicar os melhores candidatos, porém a decisão final sobre a contratação é feita pelo gerente de linha responsável pelo setor.
Gabarito: Certo