-
Trata-se de um dos estilos de Administração de Conflitos: competiação, acomodação, afastamento, acordo e colaboração.
Competição - É uma atitude assertiva e não cooperativa, onde prevalece o uso do poder. Ao competir o indivíduo procura atingir os seus próprios interesses em detrimento dos interesses da outra pessoa. É um estilo agressivo e antagônico onde o indivíduo faz uso do poder para vencer. A competição pode significar “proteger seus direitos”, defender uma posição na qual acredita, ou simplesmente querer ganhar.
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/as-5-formas-de-administrar-conflitos/88771/
-
Não entendi .
(...) busca atingir suas metas às custas do outro ?
-
GAB: CERTO
Nesse estilo existe o comando autoritário na busca de forte assertividade para impor o próprio interesse, sendo utilizado quando uma ação decisiva deve ser rapidamente imposta em situações importantes ou que necessitam de dominação. Geralmente, cria um conflito do tipo ganhar-perder, sendo que uma das partes sai ganhando à custa da outra.
@adm.mapeada
Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.
Sigam e aproveitem!
-
-
Gabarito: CERTO.
Assim como muitos colegas aqui, eu também errei. Fui atrás de embasamento para a questão e ela está de fato correta. (Livro Gestão de Pessoas Para Concursos- Andréia Ribas, 4º edição, Pág 330/331)
O tópico abordado é "ESTILOS DE ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS"
Senão vejamos, dentre os estilos de admistração de conflitos temos 5 modalidades:
1 EVITAÇÃO/ABSTENÇÃO
2 ACOMODAÇÃO
3 COMPETITIVO/IMPOSITIVO (modalidade cobrada na questão)
4 COMPROMISSO/ACORDO
5 COLABORAÇÃO/SOLUÇÃO INTEGRATIVA.
Estilo Competitivo/impositivo: Existe o comando autoritário na busca de forte assertividade para impor o próprio interesse, sendo utilizado quando uma ação decisiva deve ser rapidamente imposta(...). Geralmente cria uma ação do tipo ganhar-perder, sendo que uma das partes sai ganhando às custas da outra.
-
No presente caso a pessoa estaria agindo de má fe, poderia estar querendo ganhar certo destaque numa competição por exemplo para ganha uma promoção, e nesse caso caso em vez de usar seus esforços proprios estaria se escorando nas outras pessoas para tentar atingir seus objetivos.(competição desleal).
todo mundo ja viu aquele funcionario mala que não faz nada mas finge que faz so para tentar ganhar uma promoção um aumento.
-
Sim, a depender da situação, a competição é o único modo de lidar com um conflito. É o famoso "ganha-perde", ou seja, alguém sairá perdendo.
Um exemplo é quando existe um conflito ou impasse entre sindicatos e não ocorre acordo. A categoria mais prejudicada resolve fazer greve para reivindicar suas pretensões. Em prol de seus benefícios, alguém sai perdendo, que, no caso, pode ser o patrão.
Em geral é utilizado em casos urgentes e que demandam soluções rápidas.
O grau de assertividade é alto (interesse próprio) e o grau de cooperação é baixo ("os outros que se danem")
-
Esta questão não está boa, pois conflitos podem ser positivos, deixando ela completamente dual. Sem contar que competição não necessáriamente necessita de alcançar objetivos à custa de alguém, isso seria oportunismo, mas sim uma mesma pretensão por parte de duas ou mais pessoas ou grupos, com vistas a igualar ou superar o outro, Muito mal formulada.
-
O comentário da professora do QC na questão não poderia ser pior.... Era melhor se nem tivesse comentado!!!
-
atingir suas metas às custas do outro.
Pra mim é errada por conta disso
-
CERTO
Para Chiavenato (1999), os estilos de administração de conflitos podem ser definidos da seguinte forma: (....)
Estilo competitivo/impositivo: Existe o comando autoritário na busca de forte assertividade para impor o próprio interesse, sendo
utilizado quando uma ação decisiva deve ser rapidamente imposta em situações importantes ou que necessitam de dominação. Geralmente, cria um conflito do tipo ganhar-perder, sendo que uma das partes sai ganhando à custa da outra.
-
Um indivíduo objetiva alcançar o seu próprio resultado em detrimento do alcance do resultado pelo outro.
-
A forma de resolução de conflito pode ser integrativa ou distributiva.