-
GAB D
QUEM NEGA, NEGA ALGO A ALGUÉM.
-
Objetos constituídos por pronome oblíquo:
O, A, OS, AS --> OD
LHE, LHES --> OI
ME, TE, SE, NOS, VOS --> OD ou OI (Para analisa-los basta verificar se tais pronomes completam VTD ou VTI )
-
Nega a eles. (aos pobres)
-
“Aos pobres, nega-lhes tudo.”
O "lhes" é objeto indireto, assim como "aos pobre", por isso pleonasmo (está dizendo de novo a quem se nega, não precisava ter colocado o "lhes" na oração), tendo em vista que o verbo "negar" é bitransitivo, pois quem nega, nega alguma coisa a alguém.
-
GABARITO: "D"
-
Afinal que joça é essa?
O pleonasmo é uma figura de linguagem que consiste na repetição com a finalidade de enfatizar o discurso. Assim, quando o objeto indireto é repetido a fim de reforçar a mensagem, é chamado de objeto indireto pleonástico.
Exemplos:
Aos meus pais, dedico-lhes este livro.
Para os meus amigos, comprei-lhes estes presentes.
Fonte:https://www.todamateria.com.br/objeto-indireto/
Letra:D.
-
d) lhes.
Quando queremos dar destaque ou ênfase à ideia contida no objeto direto, colocamo-lo no início da frase e depois o repetimos ou reforçamos por meio de pronome oblíquo. A esse objeto repetido sob forma pronominal chama-se pleonástico, enfático ou redundante.
Exemplos:
Aos pobres, nega-lhes tudo.
O dinheiro, Jaime o trazia escondido nas mangas da camisa.
-
Lhes troca por a ele, ela (s)
-
Era fácil acertar a questão, mas ela está errada, pois quando ocorre um pleonasmo, ambos são objetos pleonásticos, tanto aos pobres, como lhes.
-
Objeto pleonástico ocorre quando há a repetição do objeto direto ou indireto por meio de um pronome, reforçando a idéia que aparece no objeto indireto ou direto.