SóProvas


ID
2325706
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da psicologia da aprendizagem, julgue o item a seguir.

Piaget destaca o desenvolvimento articulado com o conhecimento como função de atividades múltiplas em seus aspectos de exercícios, de experiência e de ação e afirma que o fator de regulação desempenha um papel preponderante no processo de desenvolvimento, colocando-se como alicerce de sua teoria.

Alternativas
Comentários
  • www.cerebromente.org.br/n08/mente/construtivismo/construtivismo.htm

    Segundo Piaget (WADSWORTH, 1996), a teoria da equilibração, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e assim, é considerada como um mecanismo auto-regulador, necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente.

  • ERRADO: O conhecimento não é uma cópia da realidade, e sim o produto de uma inter-relação da pessoa com seu entorno; o conhecimento humano se constrói na interação homem-meio, sujeito-objeto. Conhecer consiste em operar sobre o real e transformá-lo a fim de compreendê-lo, é algo que se dá a partir da ação do sujeito sobre o objeto de conhecimento. As formas de conhecer são construídas nas trocas com os objetos, tendo uma melhor organização em momentos sucessivos de adaptação ao objeto. A adaptação ocorre através da organização, sendo que o organismo discrimina entre estímulos e sensações, selecionando aqueles que irá organizar em alguma forma de estrutura. A adaptação possui dois mecanismos opostos, mas complementares, que garantem o processo de desenvolvimento: a assimilação e a acomodação. Segundo Piaget, o conhecimento é a equilibração/reequilibração entre assimilação e acomodação, ou seja, entre os indivíduos e os objetos do mundo.

    Fonte: http://coral.ufsm.br/lec/02_00/Cintia-L&C4.htm

     

     

  • A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget sugere que as crianças passam por quatro estágios diferentes de desenvolvimento mental. Sua teoria se concentra não apenas na compreensão de como as crianças adquirem conhecimento, mas também na própria natureza da inteligência. (hipercultura.com.br)