SóProvas


ID
2328736
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Idalberto Chiavenato aponta que a resistência à mudança organizacional pode ser consequência de aspectos

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

     

    Dentro dessa questão comportamental, de acordo com Chiavenato (2005) a resistência à mudança pode ser conseqüência de aspetos lógicos, psicológicos ou sociológicos

    .

    https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/30514808.pdf

  • Essa só dá pra acertar no chute se o cara tiver muita sorte, rsrs. Vou colcar aqui a parte da aula em que falamos sobre isso, olha só:

    “... também existem forças contrárias à mudança organizacional, exercendo resistência para que a empresa e seus processos produtivos continuem como estão. De acordo com Chiavenato2005, essa resistência à mudança pode ser fruto de aspectos psicológicos, lógicos ou sociológicos. Se a cultura organizacional for conservadora, isso pode ser um entrave ao sucesso organizacional em ambientes caóticos e altamente mutáveis como os atuais.”

    Logo, alternativa correta é a letra a).

    Gabarito: A

  • RESPOSTA: "A"

    Segundo Idalberto Chiavenato, a resistência à mudança pode ser consequência de aspectos:

    • LOGICOS: decorrentes do esforço e do tempo requeridos para a pessoa se ajustar à mudança.
    • SOCIOLOGICOS: referem-se aos interesses de grupos e valores sociais envolvidos; coalizões políticas ou valores de diferentes comunidades que podem afetar o comportamento das pessoas.
    • PSICOLOGICOS: consistem nas atitudes e sentimentos das pessoas a respeito da mudança; as pessoas podem sentir medo do desconhecido ou duvidar da liderança do gerente.