SóProvas


ID
2328949
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo, considerando as “Recomendações de práticas não medicalizantes para profissionais e serviços de educação e saúde” (CFP, 2015).

I. Entende-se por medicalização o processo por meio do qual as questões da vida social são reduzidas a um tipo de racionalidade que vincula artificialmente a dificuldade de adaptação às normas sociais a determinismos orgânicos que se expressariam no adoecimento do indivíduo.

II. O campo educacional tem se configurado como um dos principais espaços de enfrentamento ao fenômeno social da medicalização da vida, o que permite observar, recentemente, uma diminuição nas práticas de encaminhamento a especialistas com a demanda de diagnósticos quanto a problemas de aprendizagem de alunos; tais problemas têm sido entendidos, cada vez mais, como produto de um contexto complexo e multideterminado.

III. Pode-se dizer que os processos de medicalização promovem a seguinte inversão: ao invés de se fabricarem remédios para doenças, fabricam-se doenças para remédios, com vistas ao aquecimento de um mercado que se abre para a indústria farmacêutica com a criação de supostas doenças.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra D

    "Não são raras as ocasiões em que deparamos com crianças e adolescentes que apresentam as chamadas “dificuldades de aprendizagem”. E também não são poucas as vezes que procuramos compreendê-las como advindas de problemas orgânicos, concordam? A verdade é que os encaminhamentos dessas demandas para serviços de saúde só têm crescido nos últimos tempos, e isso é de conhecimento de todos, além de ser prática corrente entre muitos de nós."

    fonte: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2015/06/CFP_CartilhaMedicalizacao_web-16.06.15.pdf