SóProvas


ID
232939
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As doenças transmitidas por alimentos são uma importante causa de morbidade e mortalidade em todo o mundo. Assim, torna-se fundamental o conhecimento dos agentes causadores, a fim de prevenir a ocorrência dessas doenças. Alguns micro-organismos são capazes de formar esporos, quando as condições do meio estão desfavoráveis a sua sobrevivência, ficando assim mais resistentes aos métodos de processamento dos alimentos. Entre os micro-organismos formadores de esporos, é correto citar

Alternativas
Comentários
  • Bacillus cereus é uma bactéria do filo Firmicutes, responsável por doenças de origem alimentar. O Bacillus cereus tem a forma de bastonete espiralado e seu esporo é termo-resistente. B. cereus é uma bactéria Gram-positivo, anaeróbia facultativa, formadora de esporos, produtora de dois tipos de toxina - diarréica (termo-lábil) e emética (termo-estável). 

  •  

    "... Bacillus cereus, uma bactéria Gram-positiva, anaeróbia facultativa, em forma de bastonete, formadora  de esporos, que apresenta motilidade..." "Este microorganismo tem o solo como o seu reservatório natural. Entretanto, devido à resistência de seus esporos, a bactéria pode ser isolada de uma grande variedade de pontos, estando amplamente distribuída na natureza . Por esta razão, contamina facilmente alimentos como vegetais, cereais, condimentos, carne bovina, suína e de frango, laticínios, sorvetes, pudins, carne cozida, sopas, pratos à base de vegetais e arroz cozido. A contaminação de alimentos por  B. cereus constitui não somente uma importante causa de deterioração, mas também está associada com a ocorrência de dois tipos de síndrome, devidos à ingestão de alimentos contaminados com cepas patogênicas produtoras de toxinas, uma emética, outra diarréica . A toxina do tipo emético é pré-formada no alimento, enquanto a do tipo diarréico é, muito possivelmente, produzida no trato intestinal, sendo os fatores de virulência ainda não completamente caracterizados..."

     MENDES, Renata Aparecida et al. Contaminação ambiental por bacillus cereus em unidade de alimentação e nutrição. Rev. Nutr., Campinas, 17(2):255-261, abr./jun., 2004 

     

     

     

  •  A esporulação é um processo pelo qual alguns gêneros de bactérias formam esporos e ocorre em situações críticas para sua sobrevivência. Os esporos apresentam-se sob a forma de corpúsculos esféricos ou ovóides, livres ou no interior da bactéria. Formam-se pela invaginação de uma dupla camada de membrana celular, que se fecha para envolver um cromossoma e uma pequena quantidade de citoplasma, garantindo a sobrevivência da espécie. Esta camada é responsável pela resistência à coloração e ao ataque dos agentes fisicos e químicos da esterilização e desinfecção. Nessa fase esporulada, as bactérias não realizam atividade biossintética e reduzem sua atividade respiratória. Nesta fase também não ocorre a multiplicação e crescimento bacteriano. Desta forma, as bactérias podem permanecer viáveis na forma de esporos durante anos, se mantidos a temperaturas usuais e em estado seco. Exemplos de microorganismos: Clostridium perfringes, Bacillus cereus, Clostridium botullinum.
  • Para decorar, SÃO formadores de esporos - bacillus e clostridium

  • c) Bacillus cereus.