-
Defensores dos funcionários?
-
Defensores dos funcionários? NUNCA VI ISSO NA VIDA
-
o RH é o defensor dos funcionários. Ele gerencia de forma participativa a contribuição dos funcionários da organização, reconhecendo problemas, desejos e necessidades dos funcionários, ouvindo-os e proporcionando-lhes recursos para que se sintam motivados e engajados a desempenharem suas funções, entregando resultados e contribuindo para o sucesso da organização.
fonte: http://www.acaogerencial.com.br/o-papel-dos-profissionais-de-rh/
-
GABARITO CERTO
PAPEIS DE RECURSOS HUMANOS
ADMINITRAÇÃO DE ESTRATEGIAS DE RH-ESTRATÉGIA PARCEIRO ESTRATÉGICO
ADMINISTRAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DA EMPRESA- ESPECIALISTA ADMINISTRATIVO
ADMINISTRAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DOS FUNCIONARIOS-DEFENSOR DOS FUNCIONARIOS
ADMINISTRAÇÃO DA TRANSFORMAÇÃO E MUDANÇA- AGENTE DA MUDANÇA
-
Ulrich (1998) argumentava que para que os recursos humanos possam atuar de forma estratégica, a área de RH deve atuar em 4 papeis:
1) parceiro estratégico: deve conseguir o ajuste da estratégia de RH aos planos estratégicos da organização.
2) especialista administrativo : deve identificar claramente os processos que irão contribuir para a credibilidade e o bom funcionamento da função de RH.
3) Defensor dos funcionários: deve buscar melhorar constantemente a competência, o desempenho e o compromisso dos funcionários, ouvindo suas demandas e oferecendo respostas apropriadas, além de oferecer recursos para que os funcionários possam trabalhar adequadamente.
4) agente de mudanças: O RH deve buscar melhorar a capacidade organizacional de se engajar na promoção de mudanças que propiciem a manutenção da organização no ambiente competitivo.
fonte: professor Carlos Xavier - estratégia concursos.
-
Na prova:
Defensor de funcionário! ...na prova, pois na vida real...
-
Engraçado que em outra questão a CESPE deu como gabarito errado afirmar que a GP defende os funcionários. E só por isso eu marquei errado nessa questão.
-
A área de RH exerce grande importância no contexto atual e futuro da organização na medida em que atua para a eficácia do trabalho dos colaboradores. Esta área funciona como parceiros estratégicos (proporcionam e potencializam o alcance dos objetivos estratégicos da organização), agentes de mudança (facilitam e administram esse processo para um melhor aceite dos funcionários), defensores dos funcionários (na medida em que proporcionam qualidade de vida no trabalho e apoio psicológico, além de intermediarem a comunicação entre estes e a alta administração) e especialistas administrativos (já que tem seus próprios processos, princípios e práticas na gerencia de pessoal).
Gabarito: C
-
Defensores dos funcionários? Deu até medo responder, na prova talvez deixaria em branco...
-
Isso mesmo. Segundo Ulrich, nessa busca por conciliar necessidades por vezes contraditórias, a área de gestão de pessoas exerce quatro papéis distintos:
a) Parceiro estratégico: a área de gestão de pessoas busca o alinhamento da estratégia de pessoal à estratégia global da empresa. Sua contribuição é participar, executar e impulsionar a estratégia organizacional. Esse papel ocorre quando a área de GP foca o futuro e os processos da organização.
b) Especialista administrativo: a área de gestão de pessoas busca redesenhar processos de negócios, cortar custos e aumentar a eficiência. Sua contribuição no exercício desse papel é construir uma infraestrutura eficiente. Esse papel ocorre quando a área de GP foca o cotidiano (presente) e os processos da organização.
c) Agente de mudanças: a área de pessoas busca garantir que a empresa tenha capacidade para se transformar. Sua contribuição é criar uma organização renovada. Esse papel ocorre quando a área de GP foca o futuro e as pessoas.
d) Defensor de colaboradores: a área de pessoas busca entender e satisfazer os colaboradores. Proporciona recursos para funcionar e atender às necessidades da organização. Sua contribuição é aumentar o comprometimento e capacitação. Esse papel ocorre quando a área de GO foca o cotidiano e as pessoas.
Gabarito: CERTO